Vinda do reino de Deus - Mt. 6.10

O REINO DE DEUS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views

O reino de Deus vem a existir onde quer que a autoridade real de Deus seja reconhecida. Embora Deus seja sempre soberano, as Escrituras olham um futuro "reino" ou "reinado" de salvação. Isto veio em Cristo e ainda virá em sua plenitude somente quando Jesus Cristo retornar.

Notes
Transcript

Introdução

O reino de Deus é o seu governo universal.

Deus criou a humanidade para ser governada por Ele - e ao ser governada por Deus, a humaindade representa o governo de Deus.
Apesar da rebelião do homem por causa do pecado, Deus continua exercendo seu governo de forma soberana.

Deus é soberano sobre Israel e sobre toda a terra

Salmos 47.7-8
Salmo 47.7–8 BEARA
Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico. Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono.
Veja também Êx 15.18 “O Senhor reinará por todo o sempre.”
1Sm 12.12 “Vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós outros, me dissestes: Não! Mas reinará sobre nós um rei;ao passo que o Senhor, vosso Deus, era o vosso rei.”
1Cr 16.31 Alegrem-se os céus, e a terra exulte; diga-se entre as nações: Reina o SENHOR.
1Cr 28.5 “E, de todos os meus filhos, porque muitos filhos me deu o Senhor, escolheu ele a Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor, sobre Israel.”
1Cr 29.11–12 “Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.”
Sl 9.7–8 “Mas o Senhor permanece no seu trono eternamente, trono que erigiu para julgar. Ele mesmo julga o mundo com justiça; administra os povos com retidão.”
Sl 45.6 “O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.”
Sl 93.1–2 “Reina o Senhor.Revestiu-se de majestade; de poder se revestiu o Senhor e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila. Desde a antiguidade, está firme o teu trono; tu és desde a eternidade.”
Sl 103.19 “Nos céus, estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo.”
Sl 145.11–13 “Falarão da glória do teu reino e confessarão o teu poder, para que aos filhos dos homens se façam notórios os teus poderosos feitos e a glória da majestade do teu reino. O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O Senhor é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras.”
Is 37.16 “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.”
Dn 4.34–35 “Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu,tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”

O reino vindouro de Deus

Sua expectativa

Isaías 51.4–5 BEARA
Atendei-me, povo meu, e escutai-me, nação minha; porque de mim sairá a lei, e estabelecerei o meu direito como luz dos povos. Perto está a minha justiça, aparece a minha salvação, e os meus braços dominarão os povos; as terras do mar me aguardam e no meu braço esperam.
Marcos 15.43 BEARA
vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.

Veja também Is 2.2–4; Is 32.1; Jr 3.17; Dn 2.44; Dn 7.18; Dn 7.21–22; Dn 7.27; Zc 8.22; Zc 14.9; Mc 11.10

Is 2.2–4 “Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém. Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.”
Is 32.1 “Eis aí está que reinará um rei com justiça, e em retidão governarão príncipes.”
Jr 3.17 “Naquele tempo, chamarão a Jerusalém de Trono do Senhor; nela se reunirão todas as nações em nome do Senhor e já não andarão segundo a dureza do seu coração maligno.”
Dn 2.44 “Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,”
Dn 7.18 “Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade.”
Dn 7.21–22 “Eu olhava e eis que este chifre fazia guerra contra os santos e prevalecia contra eles, até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino.”
Dn 7.27 “O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.”
Zc 8.22 “Virão muitos povos e poderosas nações buscar em Jerusalém ao Senhor dos Exércitos e suplicar o favor do Senhor.”
Zc 14.9 “O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome.”
Mc 11.10 “Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!”

Sua associação com a vinda do Messias

Isaías 9.6–7 BEARA
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

Veja também Is 11.1–9; Jr 23.5–6; Mq 5.2

Is 11.1–9 “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins. O lobo habitará com o cordeiro,e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarãojuntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem…”
Jr 23.5–6 “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovojusto; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa.”
Mq 5.2 “E tu, Belém-Efrata,pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos,desde os dias da eternidade.”

O reino de Deus era central na pregação de Jesus Cristo e dos apóstolos

Mateus 24.14 BEARA
E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
Lucas 8.1 BEARA
Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,
Atos dos Apóstolos 28.31 BEARA
pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.

Veja também Mt 4.17; Mt 4.23; Mt 9.35; Mc 1.13–14; Lc 4.43; Lc 9.2; Lc 9.11; Lc 10.9; At 1.3; At 1.6–8; At 8.12; At 19.8; At 20.25; At 28.23

Mt 4.17 “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”
Mt 4.23 “Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reinoe curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.”
Mt 9.35 “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reinoe curando toda sorte de doenças e enfermidades.”
Mc 1.13–14 “onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos o serviam. Depois de João ter sido preso,foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus,”
Lc 4.43 “Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.”
Lc 9.2 “Também os enviou a pregar o reino de Deus e a curar os enfermos.”
Lc 9.11 “Mas as multidões, ao saberem, seguiram-no. Acolhendo-as, falava-lhes a respeito do reino de Deus e socorria os que tinham necessidade de cura.”
Lc 10.9 “Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus.”
At 1.3 “A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.”
At 1.6–8 “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”
At 8.12 “Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.”
At 19.8 “Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.”
At 20.25 “Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto.”
At 28.23 “Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas.”

O reino de Deus chegou em Cristo: está presente

Mateus 3.1–2 BEARA
Naqueles dias, apareceu João Batistapregando no deserto da Judéiae dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
Mateus 4.17 BEARA
Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
Mateus 13.31–32 (BEARA)
Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda,que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.
Mateus 13.33 BEARA
Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.
Mateus 16.28 BEARA
Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino.
Lucas 11.20 BEARA
Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós.
Lucas 16.16 BEARA
A Lei e os Profetasvigoraram até João;desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.
Lucas 17.20–21 BEARA
Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.

Como Deus exerceu seu reinado ao se tornar o rei humano perfeito

Jesus Cristo veio como o novo Adão pra exercer o governo de Deus, por meio da Nova Aliança na salvação do seu povo, e assim, estabeleceu seus membros como cidadãos do reino na igreja, que é uma instituição estabelecida por Deus, para representar o seu reino como um modelo diante das nações.

O reino de Deus virá em sua plenitude somente quando Jesus Cristo retornar: é futuro

Lucas 22.18 BEARA
pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.

Veja também Mt 6.10; Mt 25.31; Mt 25.34; Lc 22.16; 1Co 15.24; 2Tm 4.18; Ap 11.15; Ap 12.10

Mateus 6.10 BEARA
venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
Mt 25.31 “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele,então, se assentará no trono da sua glória;”
Mt 25.34 “então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”
Lc 22.16 “Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.”
1Co 15.24 “E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.”
2Tm 4.18 “O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!”
Ap 11.15 “O sétimo anjo tocou a trombeta,e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.”

Conclusão

Apocalipse 12.10 BEARA
Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.
O enredo da Bíblia, após a rebelião humana em Gênesis 3, mostra Deus tornandoo seu governo visível novamente através das alianças.
Cada alianaça representa uma revelação parcial desse governo.
Com a vinda de Jesus, Deus dá uma eemonstração ao mundo com que se parece o o rei humano perfeito.
Jesus, como o novo Adão, manifestou o governo de Deus através da nova aliança, prometidas pelos prefetas, ao salvar o povo de Deus - a igreja.
Dessa forma, o tema do nosso retiro, é uma chamamento para clamarmos para que o reino de Deus, que já uma realidade presente entre nós os que cremos em Jesus, que se expanda ainda mais em nós e através de nós - até que o reino chegue em sua plenitude - ocasião que se dará com volta de Jesus para consumar o reino que Ele já inaugurou.
Related Media
See more
Related Sermons
See more