Sem título Sermão (7)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 11 viewsNotes
Transcript
PEQUENO GRUPO
PEQUENO GRUPO
“Graça e Misericórdia”
Objetivo do Encontro:“Mostrar que em nosso relacionamento com Deus, graça e misericórdia são fatores essenciais e devemos aplicar isso em nossos relacionamentos horizontais”.
Para Pensar: Você consegue pensar em alguém que não mereça a graça de Deus e sua misericórdia? Muitas vezes quando vemos a barbárie humana consideramos que certas pessoas não merecem salvação. Será que figuras como Hitler, Stalin e Mao-Tsé-Tung podem ter alcançado graça e misericórdia de Deus? Nossa justiça é deturpada e geralmente consideramos que, apesar de nossos pecados, somos merecedores do favor divino. Contudo, a Bíblia nos apresenta uma realidade diferente.
Exaltação
Perdão e Graça– Vineyard https://www.youtube.com/watch?v=ZHB7lUH338E
Ore a Deus grato pela dádiva da vida. Agradeça pela sua misericórdia. Agradeça pela sua Graça.
Agradeça a Deus pela sua igreja, família espiritual que Deus te dá. Agradeça pela proteção e sustento de todos os dias. Fabio (esposo da Lucilene)
Vem para as Águas – Vida Abundante https://www.youtube.com/watch?v=TPVx4OUrAbE
Edificação
INTRODUÇÃO: Uma das maiores provas do orgulho humano e a maneira como tratamos aqueles que estão a nossa volta. Quando pensamos no pecado alheio, nosso senso de justiça própria geralmente está pronto para julgar, condenar e aplicar a pena. Apesar de toda graça e misericórdia que recebemos de Deus, por vezes consideramos nossos pecados como sendo inferiores aos pecados dos outros. É de fato um pensamento maligno, o velho eu dando as caras.
Jesus sempre combateu essa hipocrisia quando conversava com os fariseus. Eles, por “cumprirem” a lei da religião de forma cabal, se consideravam mais perto de Deus do que aqueles que não tinham tanto “zelo” pelas coisas de Deus. Sabemos, contudo, que tudo isso era fachada. Eles falhavam em enxergar a realidade da “Graça e Misericórdia”.
I – Graça e Misericórdia.
Os conceitos de graça e misericórdia são bem fáceis de entender. Graça é um favor imerecido. É Deus dando um presente que nós, seres humanos, ganhamos sem ter nenhum mérito. Misericórdia por sua vez, consiste em Deus deixar de dar aquilo que merecemos. Deus não recompensa o nosso pecado como deveria, deixando de aplicar o castigo merecido. Vemos o conceito de graça e misericórdia de Deus em Efésios 2:1-9. Nós que estávamos longe de Deus recebemos perdão pela sua misericórdia e salvação pela sua graça.
Perguntas: Você é grato a Deus pela graça e misericórdia que Ele derramou sobre você? Você reconhece que não merece nada que Ele te dá e que Ele na verdade não dá o que você merece?
II –Justiça Própria.
Quando percebemos a realidade da graça e misericórdia divina percebemos a malignidade da nossa hipocrisia. Nós não éramos bons e por isso fomos salvos. Não cumpríamos a Lei divina e por isso alcançamos perdão. Tudo é por graça e misericórdia. Mas demonstramos nossa falta de entendimento dessa verdade quando não dispensamos graça e misericórdia sobre outros. Jesus fala sobre esse assunto em uma parábola chamada por alguns de a parábola do “Servo Incompassivo” (Mt 18:23-35). Nesta parábola um ensinamento simples – da mesma forma que fomos perdoados, precisamos perdoar nossos iguais (graça e misericórdia).
Perguntas: Você tem facilidade ou dificuldade de perdoar quem lhe faz mal? Quando você se chateia com a atitude de alguém, você leva em consideração que o seu pecado contra Deus é muito maior do que qualquer atitude do seu irmão?
III – Graça e Misericórdia na Prática
Uma vez que percebemos a realidade da Graça e Misericórdia só nos resta colocar isso em prática. As situações que elas são necessárias, porém, é que são o problema. Quando falam mal de nós, quando nos caluniam, quando nos acusam, etc. Perdoar alguém por uma situação que não nos chateou é fácil. O problema é quando estamos com o coração ferido ou cheio de ódio. Perceba que Deus nos salvou quando ainda éramos pecadores (Rm 5:8) e sabemos também que Deus odeia o pecado (Sl 5:4-6). Logo, a atividade de derramar misericórdia e graça só é possível porque Deus muito nos amou.
Quando falamos sobre aplicar graça e misericórdia em nossos relacionamentos não estamos dizendo que é necessário fazer um esforço para tais coisas. Na verdade, são ações que resultam de algo bem mais simples – o amor. Jesus resumiu a Lei em “amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e o teu próximo como a ti mesmo”. Se fizermos isso, graça e misericórdia fluirão tranquilamente.
Conclusão: Assim como Deus nos amou e derramou graça e misericórdia sobre nós, é necessário que nós amemos uns aos outros.
ORAÇÃO
1. Ore a Deus pedindo forças e crescimento espiritual bem como qualidade no relacionamento com Ele.
2. Ore a Deus pela situação da pandemia pedindo que se resolva o mais rápido possível e que possamos voltar a ter uma vida normal.
3. Ore pelos acometidos pela covid e por outras doenças: Ivania, Marcelo (cunhado da Lucilene), Eitel (recuperação da cirurgia), Família Fischer, entre outros.
4. Ore pela sua igreja, pastores, líderes e membros em geral.
5. Ore pela sua cidade e seus líderes.
6. Ore a Deus pedindo que abra portas relacionais evangelísticas e discipuladoras.