A presença de Deus

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript
Ex 33.12-16
Introdução
1. A Bíblia é o nosso manual, Davi diz que ela é lampada e luz nos conduzir, não é um simples livro para ser usado para contar a história de Israel. Ela é o registro dos acontecimentos da concretização das promessas do nosso Deus. Mas o que aprendemos com essa história, é que o plano de escolha e salvação dos homens ficou registrado. E Deus é muito bom, porque apesar da desobediência, se mostra um pai que vai caminhando e guiando o seu povo.
2. Outro aspecto dessa história é Deus se manifestando aos homens, e como Ele se comunica, dirige, e exige nessa caminhada conosco, um caráter diferente e modelado conforme o seu próprio caráter. Considere o caráter de Deus, o que Ele exige do seu povo, e ainda mais claro na vida de Jesus.
3. Vamos pontuar tres coisas que aprendemos quando Deus faz visitação. 1º) Consequencias da dura cerviz; 2º) O clamor por socorro; 3º) A presença vital de Deus.
I - Consequencias da dura cerviz (v.3).
4. Eu não subirei no meio de vós - Após a adoração idólatra do bezerro de ouro, os impenitentes foram mortos, criando um ambiente que de bençãos e direção divina transformou-se em maldição, tristeza e dúvida quanto à promessa de alcançar a Terra Prometida, porque a resposta de Deus tirou o ânimo do povo.
5. Deus não abandonaria seu plano de resgate como de fato aconteceu, mas a desobediência à Lei de DEus, custou a vida dos primeiros 3.000 homens.
6. Deus não abandonaria o plano, mas a obstinação provocou a ira de Deus. E para poupar o restante do povo, o Senhor não andaria mais no meio deles, devido sua santidade seria perigoso, mas enviaria um anjo para subir adiante deles.
II - O clamor por socorro (v.12,13).
7. Vendo o castigo e correndo o risco de morte, agora eles tinham medo até do rosto de Moisés, pois quando descia do monte seu rosto resplandecia, e olhavam Moisés pelas costas, e cada um adorava na porta da sua tenda.
8. O medo trouxe dúvida. A resposta e a mudança não significava abandono, porque o anjo que iria adiante, era tão perigoso quanto o Senhor. E o Anjo levava o nome do Senhor e abriria o caminho desapossando os cananeus. O próprio Deus iria na forma de anjo.
9. Veja porque Moisés ficou perturbado. Desde quando Moisés foi chamado no Monte Sinai, Deus disse qual o caminho a Moisés. Mas dali em diante, Deus não traçou o trajeto, eles deveiam andar conforme a nuvem parava ou se levantava de sobre o tabernáculo.
10. Moisés está clamando. Senhor! que segurança posso ter depois de tamanha desobediência?
*a desobediência gera a ira de Deus, e traz consequencias.
1º) Castigo - O castigo sempre tem um objetivo - dar oportunidade de arrependimento. Mas nem sempre o castigo ajuda quando não produz arrependimento. Vale lembra Nabal, que perdeu a vida e a esposa, Judas. Agora veja a diferença para Davi (Sl 51.11,12). Mas continuar sem arrependimento vai acontecer o próximo passo.
2º) Afastamento da presença de Deus - isso pode deixar uma pessoa insensível. Veja que muitos falam como se conhecessem a Deus. Palavras como; Deus abençoe! a paz de Deus! Mas Jesus não é mais o Senhor, ou nunca foi o Senhor deles. Voce vai descobrir pela atitude delas. Elas não sentem desejo de ficar no meio dos verdadeiros crentes. Não se sentem bem ao lado de crentes verdadeiros que confrontam os pecados. (Veja Jo 3.20). Aí vem o próximo passo.
3º) Deus os entrega a si mesmos - (Rm 1.18,28-31).
III - A presença vital de Deus (v.14-16).
11. Deus declara não subir no meio do povo e isso tirou toda segurança de Moisés.
12. A tarefa de conduzir o povo para a Terra Prometida sem a presença de Deus era impossível. É isso que Moisés sabia. Sem rumo, sem um exercito, e muito pior se Deus os abandonasse no deserto.
13. Como alguém sem a presença de Deus pode direcionar um povo?
14. Todo o mundo já assistiu homens no governo de nações que não tinham nada de Deus. Cruéis assassinos da nossa era moderna -
Mao Tsé Tung, responsável pela morte de 77 milhões de chineses;
Pol Pot, ditador do Cambodja entre 76/79, 2 milhões = 1/3 da população.
Stalin URSS - +/- 6milhões; Hitler contando com a guerra +/- 62 milhões.
15. Moisé sabia que se Deus se retirasse deles não existiria chances. Mas, se não acontecesse arrependimento, e Moisés não se dobrasse em súplica, voce acha que Deus se faria presente? Embora voce saiba, que o Senhor cumpre sua promessa, tanto para com os deseobedientes, como para os obedientes. Jamais eles seriam abandonados por completo. Mas olhe o problema causado pelo afastamento de Deus por um pequeno período.
16. Muito mais preciosa é nossa experiência em Cristo. Deus não só continuou levando seu povo, e como jamais cairia por terra sua promessa de enviar um Salvador muito maior, muito mais excelente.
17. Primeiro para caminhar conosco como o Emanuel, sofrer como o mais rejeitado dos homens, e o mais sublime entre todas as autoridades e poder, Ele morreu por nós e ressuscitou para nossa esperança
18. E não só isso, mas deisou outra promessa aos seus discípulos (Jo 14.16 - eu rogarei ao pai, e ele dará outro consolador, afim de que esteja sempre convosco)
19. A presença de Deus é viva, porque está em todos os que confessam Jesus como Senhor, e creem no coração. Isso começa com o derramamento em muitos de uma só vez no Pentecostes, e continuará até a volta do Senhor.
20. O santo Apóstolo Paulo deixou este registro (2Co 3.7,8 - se o ministério da morte, gravado com letras em pedra, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar o rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, 8 - como não será de maior glória o ministério do Espírito).
* A Presença de Deus com você e em você Saiba, que tudo que ocorre contigo, como o desejo de fazer mais, a dificuldade de fazer o melhor, a luta e a queda diante até do pecado, a luta contra o desânimo, o sentimento de que é impotente diante de tudo que está acontecendo. Saiba, se não fosse o Espírito Santo, voce não teria esses sentimentos, e se entregaria ao abandono.
Related Media
See more
Related Sermons
See more