A importância de estarmos enraizados na proclamação
Enrraizados • Sermon • Submitted
0 ratings
· 119 viewsNotes
Transcript
Ilustração: Minha conversa com a Manuela acerca da urgência e importância de compartilhar as boas novas.
Pré-Introdução: Estamos enraizados em Cristo para muitas finalidades e dentre elas é crescermos na nossa vida devocional, na comunhão, na mordomia, na transformação da cidade, no serviço e na proclamação do evangelho de Cristo e este é o tema que vamos tratar esta manhã.
1. Raiz de origem: O lugar onde algo começa, e se transforma num ser concebido como uma raiz.
2. Raiz da planta: Que permanece no subsolo e absorve nutrientes do meio envolvente.
3. Ser enraizado: ser estabelecido, tornando-se fixada no chão.
Ao ponto de que nossas vidas estão ligadas a vida de Cristo, cumpre-se a palavra de Deus quando a mesma diz que: “Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”. Colossenses 2:6,7
Mas nós não estávamos ligados ao tronco, não tínhamos de onde absorver os nutrientes para vivermos, éramos secos e sem vida.
“Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz (Exerce uma pressão para a subida da água) e da seiva (A seiva é um líquido que possibilita a alimentação das células, o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta) da oliveira, não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti”. (Rm 11.17–18.)
Tema: Enraizados na / para a proclamação
Título: A importância de estarmos enraizados na proclamação
Texto: (Rm 10.13–15.)
porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue/proclame?
E como pregarão/proclamarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que proclamam boas novas!”
Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina!” (Is 52.7.)
Introdução:
1. κήρυγμα: Significa proclamar publicamente na solene maneira de um arauto que se trata de um mensageiro real, um pregador, ou mensageiro investido com autoridade pública, que levavam as mensagens oficiais dos reis, magistrados, príncipes, comandantes militares, ou que entregavam uma intimação pública ou ordem, e desempenhavam várias outras obrigações. No NT, embaixador de Deus, e arauto ou proclamador da palavra divina.)
2. εὐαγγελίζω e εὐαγγέλιον: acrescentam a ideia de boas-novas, especialmente a notícia da Primeira vinda, vida, morte, ressureição, advento, reino, salvação e segunda vinda outorgados em Jesus Cristo
3. λαλέω: Falar, se refere às vezes à pregação cristã
4. Διαλέγομαι: Discutir, disputar, At. 17:2, 17; 18:4, 19; 19:8, 9; 20:7, 9; 24:25 — um termo que indica a liberdade da sinagoga e das primitivas reuniões cristãs.
Os profetas proclamaram, os reis proclamaram, os leigos proclamaram, Jesus proclamou, os apóstolos proclamaram, os mártires proclamaram e nós também devemos proclamar.
Quem está enraizado proclama, se dissermos que estamos enraizados e não estamos proclamando, devemos questionar a nós mesmos qual nível das nossas raízes ou se de fato estamos enraizados.
1. Para quem devemos proclamar?
Este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mt 24.14)
Quando estamos enraizados em Cristo Passamos de meros ouvintes para participantes.
2. Quando devemos proclamar?
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. (2Tm 4.2)
Quando estamos enraizados em Cristo Passamos a compreender o senso de urgência.
3. Porque devemos proclamar?
E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. (Rm 10.17)
Quando estamos enraizados em Cristo Passamos a ser agentes de milagres.
4. Quais resultados da proclamação?
Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. (Jo 4.34)
Quando estamos enraizados em Cristo Passamos a ser nutridos espiritualmente.