Exposição de canticos dos canticos
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Cântico dos cânticos tem sido para muito um livro de sátira, por conta de sua linguagem erotica, mas não explicita, e por que muitos não o compreendem assim não importam se para estuda-lo ou compreende-lo.
Este livro por conta de sua linguagem muitos estudiosos do passado sempre tentaram espiritualizar este livro, para melhor conceito dentro da igreja, e isto no mesmo rumo foi feito pelo povo judeu, sendo para os cristãos este livro é a tipologia de cristo e a igreja, bem como para os judeus é a descrição do amor de Deus para com Jerusalém.
Porém tem sido entendido que este livro é uma poesia com uma mensagem clara como toda poesia tem em si, apesar das inúmeras figuras de linguagem, este livro trata do relacionamento entre um homem e uma mulher desde o seu namoro, noivado ao casamento e suas praticas. Logo é um livro que reflete o amor puro de um homem e uma mulher, criados por Deus e que através do entrelaço do matrimonio demostram o amor de Deus pelo seu povo, como o de Cristo pela Igreja.
O Livro, apresenta a seguinte estrutura:
O amor exige paciência, que aguarda seu legitimo desfrute. 1.1 -3.5
O amor exige entrega de um para com outro, e é fisicamente consumado sob as bençãos de Deus 3.6 -5.1
O amor se fortalece por meio de resoluções de conflitos e elogios mútuos 5.2 - 8.14
Grande Ideia: O amor paciente, é pratico e fortalecido por meio conflitos e elogios, quando persevera em paciência e perseverança em Deus.
O nosso encontro de casais visa a estrutura dos nossos casamento por meio da palavra de Deus, solidificando o para que em dias difíceis ela sirva de bussola para ajustar e nos aprimorar a vontade de Deus.
O assunto ficara assim dividido em seis encontros com o foco de fortalecer os casais para a igreja tenha família fortes em serviço ao nosso Deus.
O amor cresce em paciência, e aguarda seu legitimo desfrute. 1.1 -3.5
O amor é atrativo, permanece no que é durável apesar das interferências . 1.1-4
Atração é uma estação que faz parte do amor
O desejo da sulamita, é descrito de forma quente e realista do seu amor para com Salomão.
Melhor o beijo que o vinho. O beijo na cultura hebraica era um sinal de respeito (Gn 29.13; 1Sm 10.1), porém aqui além do respeito havia o romance por traz (Pv 7.13), e o desejo físico, também expressado em Pv 7.18 e Ez 23.17.
Cheiro de unguento - era comum passar oleos para embelezamentos
E nome destacado (cheiro espalhado)- honra, reputação - o interesse dela nele, não algo apenas superficial, mas sim profundo até por que o que é superficial logo desaparece (Pv 11.22), O amor é atraído pela reputação, não somente pela boa aparência.
O amor sofre com as interferências. 4
A primeira interferência são dos versos 3 e confirmada pelo verso quatro com o coro das
(todo relacionamento enfrenta interferência de alguém, concorrentes que desejam acabar com o casamento).
Cuidado com os terceiros invasores no seu casamento. (internet, jogos, esportes, vaidades etc) Dt 24.5
O amor também é descrito pela insegurança. 5-7
A interpretação é que o rei tenha a trazido para o palácio, e a deixou ali até o dia do casamento.
Insegurança com raça/cor de pele que ela tinha, por ser camponesa, uma cuidadora de vinha, Vs 6, além de sua nacionalidade ela também tinha a pele queimada pelo sol.
Ela se compara com as tendas de Quedar, um dos poderosos grupos tribais de beduínos, segundo a historia as suas tendas eram de peles de animais esticadas, e a cor negra seria por causa do usos de peles de bodes.
Ela também se compara as cortinas reais que estavam no palácio.
E a insegurança de ser má falada
tudo indica que ela foi levada e dada a oportunidade para esperar pelo noivo, porém sem saber ao certo onde ele estaria, provavelmente ela não poderia sai com véu pois seia considerada uma mulher da vida uma prostituta.
O papel do marido é dar segurança 8-11
A resposta para insegurança, é a segurança.
Ele a responde estou perto (junto as tendas dos pastores)
A elogia com algo pouco convencional para os nossos dias.
As eguas de faraó te comparo
Os enfeites do pescoço - respeito
Aplicação: