A Graça de Cristo para uma Igreja Imatura [1 Co 1.4-9]
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Principais questões introdutórias
Principais questões introdutórias
Carta escrita por volta de 55 escrita por Paulo a uma das cidades mais imorais do mundo no primeiro século, uma igreja dividida, legalista, imoral e arrogante.
Perícope
Perícope
Paulo inicia a perícope com agradecendo a Deus, uma introdução comum nas epístolas paulinas, o que chama atenção nesta é que diferente de outras o que motiva a gratidão de Paulo não é a igreja como acontece em Romanos, Efésios ou 1 Tessalonicenses por exemplo.
Paulo já começa a revelar o peso da epístola e o tamanho dos problemas que ele vai precisar lidar com a igreja na “Acaia”, mais especificamente em Corinto ao agradecer pela obra de Deus por essa igreja imatura que não depende deles, mas somente de Deus e já introduz os principais temas da carta, que são a maturidade espiritual, dons e a esperança na volta de Cristo.
Captação
Captação
Palavra e Conhecimento [1.5-6]
Palavra e Conhecimento [1.5-6]
Paulo afirma que o conteúdo (ὅτι) da graça que receberam em Cristo, usando um dativo de aposto ele especifica de que modo eles foram enriquecidos pela graça de Cristo, e não depende de modo algum deles. Essa ideia surpreende de modo que mesmo uma igreja imatura tinha a Palavra (λόγος) e o Conhecimento (γνῶσις).
De alguma forma mesmo a igreja imatura, dividida e imoral de Corinto, pela graça de Cristo tinha a Palavra e o Conhecimento necessários que vinha de Deus para seguir em frente na direção da Maturidade Espiritual. E a “prova” era que o testemunho de Cristo estava entre eles, provavelmente uma referência a habitação do Espírito Santo.
Dons Espirituais enquanto aguardam a volta de Cristo [1.7]
Dons Espirituais enquanto aguardam a volta de Cristo [1.7]
O resultado (advérbio de resultado ὥστε) é que não há falta de nenhum dom espiritual enquanto aguardam a volta do SENHOR.
Assim Paulo deixa evidente que a igreja se trata de crentes que Cristo “testificou” e por isso não tem falta de dom algum enquanto aguarda a volta de Cristo, afinal isso é consequência da garantia da Palavra e Conhecimento dado por Cristo a sua igreja imatura em corinto.
Paulo já começa introduzir dois grandes problemas que ele vai desenvolver na carta, a questão dos dons e a esperança da volta física e definitiva de Cristo, garantindo que a resposta a essas questões está na Obra de Cristo nos coríntios que garante a Palavra e Conhecimento e desenvolve os dons e a esperança.
Garantia da Perseverança é Cristo [1.8-9]
Garantia da Perseverança é Cristo [1.8-9]
Paulo encerra a perícope com a esperança de que, apesar da igreja ser imatura, visto que a graça é concedida por Deus ele tem a convicção de que a resposta dos coríntios também será positiva. Essa esperança se fundamenta na pessoa de Deus que “os manterá firmes até o fim” e fará com que sejam “irrepreensíveis até o dia do SENHOR”. Toda essa expectativa se baseia no fato de que Deus é fiel, e ele que chamou os coríntios, então ele quem sustentará.
Mais uma vez uma afirmação de fé de Paulo que surpreende, visto que a igreja era fragmentada e imoral, seu desafio de trazer maturidade a igreja seria atendido não com base nas suas competências ou capacidade da igreja, mas por causa da fidelidade de Deus.
Princípios Eternos
Princípios Eternos
Independente da maturidade e tempo de igreja de alguma forma temos acesso a Palavra e Conhecimentos necessários para atingir a maturidade
A graça da Palavra e conhecimento nos garante todos os dons espirituais necessários
A Igreja independente da maturidade ou tamanho tem tudo o que precisa recebendo graciosamente da parte de Deus como consequência da Palavra e Conhecimento concedido graciosamente da parte de Deus
A graça da Palavra e Conhecimentos nos garante a Esperança até a volta de Cristo que nos concede essa graça.
Temos a Segurança do amadurecimento na Fidelidade de Deus
Temos a certeza do crescimento da igreja porque Ele é quem sustenta independente da liderança ou da própria igreja.
Conclusão
Conclusão
Grande Ideia do Texto
Grande Ideia do Texto
É Deus quem sustenta por sua fidelidade a igreja com a Palavra e Conhecimento que produz os dons Espirituais e a Esperança Cristã.
É Deus quem sustenta por sua fidelidade a igreja com a Palavra e Conhecimento que produz os dons Espirituais e a Esperança Cristã.
Desafios
Desafios
Confie em Deus para trazer a maturidade Espiritual para você e para a Igreja de Cristo