Armas Espirituais 2Cor 10.3-5

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

Introdução

Paulo estabeleceu a Igreja em Corinto por volta de 50, 51 d.C. durante a segunda viagem, passando um ano e meio ministrando o Evangelho entre eles.
Esta carta foi escrita por volta de 55, 56 d. C. trata-se de um documento em que Paulo defende seu ministério e reivindica sua autoridade apostólica sobre aquela Igreja.
Qual a contribuição desta carta para nossa geração?

1. A Igreja lida com desafios e conflitos.

Em pouco tempo surgiram divisões, exageros, casos de pecados e desordem nas celebrações. Era necessária a correção.
Hoje, enfrentamos desafios diferentes e ao mesmo tempo semelhantes e necessitamos de retornar ao verdadeiro Evangelho.
O Evangelho não está baseado em filosofias ou mesmo em experiências místicas, mas no poder de Deus manifesto em Cristo Jesus.
1Coríntios 2.1–5 RA
1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. 2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. 3 E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. 4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.

2. Necessitamos de discernimento espiritual

Efésios 6.10–13 RA
10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Paulo sabia que somente uma autêntica comunhão com Jesus e uma vida cheia do Espírito Santo poderia dar continuidade ao ministério que recebeu.
O termo “militamos” em 2Cor 10.3 aponta para um expedição militar, uma organização de um exército para vencer uma guerra.
2Coríntios 10.3 RA
3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.

3. As Armas da Guerra

Em toda batalha necessitamos de armas. Paulo afirma que as armas da Igreja e seus ministros não são baseadas em elementos humanos, naturais, nem se dirige a pessoas...
As suas armas são poderosas em Deus, capazes de oferecer suporte para suportar calamidades, desenvolver a paciência e a perseverança, armas poderosas, capazes de proporcionar a vitória contra os inimigos.
O que precisa ser combatido?
Fortalezas: Lugares fortificados, castelos. Argumentos e raciocínios de quem quer se opor.
Sofismas: Cálculos, pensamentos, julgamentos da consciência contrários a fé cristã. Raciocínio que pode apresentar lógica, mas que tem por objetivo o engano e a ilusão.
Altivez: Algo elevado, barreira, altura. Trata-se de soberba, arrogância.

4. O verdadeiro conhecimento de Deus

Para desenvolvermos uma vida cristã vitoriosa, devemos buscar conhecer e aprofundar nosso relacionamento com o Senhor, através da Palavra, do Espírito Santo, da oração e da adoração a Jesus.
Devemos conduzir nossas vidas como discípulos de Jesus, submetendo nossas vidas ao Seu Senhorio, sua autoridade e considerar os que nos lideram no Senhor, isto é, os que de fato foram escolhidos por Deus para conduzir seu povo.
Efésios 6.13–18 RA
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
Colossenses 2.6–8 RA
6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, 7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. 8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;
Related Media
See more
Related Sermons
See more