O REINO DE DEUS COMO UMA SÚPLICA DE ORAÇÃO - Mt. 6.10

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

O que Jesus quis dizer com "venha a nós o teu reino" (Mt. 6.10)

“Venha o teu reino”. No contexto dessa passagem, o “reino” indicam o reinado de Deus, seu governo ou soberania, reconhecido nos corações e que opera na vida de seu povo, efetuando neles sua completa salvação, sua constituição como uma igreja, e finalmente como um universo redimido.
No contexto mais amplo do Novo Testamento a expressão “reino de Deus” tem conotações semelhantes a um reino terrestre, que tem um rei, leis e cidadãos: Seu rei é Deus. Suas leis são dadas na Bíblia; Jesus usou parábolas para explicar como funciona o reino de Deus:
Marcos 4. 26
26Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra;
Marcos 4.30 BEARA
Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos?
Lucas 8:9-10
9E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?10Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam.

Seus cidadãos são os salvos:

Mateus 19.24 BEARA
E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Mateus 21.31 BEARA
Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus.
Marcos 4.11 BEARA
Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas,
Marcos 9.47 BEARA
E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno,
Marcos 10.14–15 BEARA
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
Marcos 10.23–25 BEARA
Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Marcos 12.34 BEARA
Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.
Lucas 6.20 BEARA
Então, olhando ele para os seus discípulos,disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Lucas 9.62 BEARA
Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Atos dos Apóstolos 14.22 BEARA
fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.
Jesus disse aos lídres religiosos judeus: "o reino de Deus será tirado de você e dado a um povo, produzindo o fruto dele" - Mateus 21:43
Deus, portanto, confiou aos judeus o reino de Deus, que é entendido como significando que a nação escolhida, que se tornou a guardiã da informação sobre o reino de Deus.
O reino de Deus é o que pregamos:
Lucas 4.43 BEARA
Ele, porém, lhes disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado.

O reino de Deus é uma realidade presente - ele já existe:

Mateus 12.28 BEARA
Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.
Lucas 17.20–21 BEARA
Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
Mateus 6.9–10 BEARA
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
Quando oramos "venha a nós oteu reino”, não oramos pelo retorno físico de Cristo, mas que Seu reino venha hoje em nossos corações e em nossas vidas.
Jesus também fez a seguinte declaração solene a Nicodemos:
João 3.3 BEARA
A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Portanto, embora o reino de Deus já exista, não é algo físico que você pode ver da mesma forma que você vê as estrelas, o sol ou a lua. "O reino de Deus" é espiritual. Só é perceptível aos olhos da fé. Só é visível para os salvos.

O reino de Deus será uma realidade futura

Mas um dia se tornará visível para todos. Jesus disse:
Lucas 22.18 BEARA
pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
Aqui Jesus se refere a um evento futuro específico pelo qual o Reino de Deus será estabelecido.
Em Marcos 9.1 lemos;
Marcos 9.1 BEARA
Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com podero reino de Deus.
Nessa passagem, Jesus faz uma promessa de que o poder do reino, que no momento presente está escondido em fraqueza, em breve será manifestado em glória.

Conclusão

A questão é, uma vez que o "reino de Deus" já existe, mas é invisível para os descrentes, que quando Jesus disse, "venha a nós o teu reino” , é que há necessidade de oramos pela vinda do reino até ao momento da segunda vinda [de Cristo].
Embora o reino já esteja aqui (Lc 17.21), ele ainda está ausente de muitos corações. Nós mesmos, os salvos, aguardamos ainda a nossa completa salvação, ou seja, todas as bênçãos espirituais e materiais – ou seja, bênçãos para a alma e para o corpo – que resultam quando Deus é Rei em nosso coração, reconhecido e obedecido como tal.
“Venha a nós o teu reino” é um profundo desejo pela presença de Deus e do seu reino, isto é, o reinado divino sobre a vida dos seus filhos, dos seus súditos. Deve declarar nossa submissão ao senhorio do rei Jesus. O desejo é que o Pai traga até nós o seu reinado, que governe sobre nós!
Em outras palavras, é orar pedindo que Deus complete a obra que Ele começou em nós; é pedir que Ele nos torne mais obedientes, é orar pedindo uma fé mais operante para que recebamos as bençãos que Jesus adquiriu para nós. É orar pedindo a salvação das almas pedridas. É orar para que tenhamos ousadia para evangelizar, intrepidez na obra missionária. É orar para que o reino se expanda nesta nesta.
Related Media
See more
Related Sermons
See more