GUERRA - UMA MALIGNIDADE DO CORAÇÃO HUMANO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Introdução:

GUERRA DA RUSSIA CONTRA A UCRÂNIA. NESSES MOMENTOS NOS PERGUNTAMOS: COMO PODE O SER HUMANO SER ASSIM? OU POR QUE O SER HUMANO É ASSIM? DE ONDE VEM TANTA MALDADE? Jesus disse que é do coração humano que vem todo mal.
Quero então refletir com os irmãos sobre: O HOMEM ESTÁ EM GUERRA...
Paulo começou a tratar da Depravação do Homem no capítulo 01. Ele afirma que mesmo conhecendo a Deus através da natureza e da consciência humana.
Mesmo tendo essas forma de conhecerem a Deus, a Humanidade se desviou Dele indo adorar ídolos e cometendo todo tipo de pecados.
Por isso, Deus os abandonou e permitiu que eles façam essas coisas até o dia do Julgamento
Diante de uma humanidade que não buscava a Deus, os judeus se achavam melhor que todos, afinal, Deus os havia chamado e lhes enviado os profetas. Deus os tinha como seu próprio povo. Por isso, os judeus se achavam melhor que todo o resto mundo. Pensavam que iriam escapar do juízo de Deus
A conclusão que Paulo faz é:
Romanos 2.3–11 RA
3 Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus? 4 Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? 5 Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: 7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; 8 mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. 9 Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; 10 glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. 11 Porque para com Deus não há acepção de pessoas.
Aqui no capítulo 3 Paulo retoma o seu raciocínio de que todos, tantos judeus como gentios (todos os não judeus) são pecadores, ou seja, possuem uma natureza carnal que está em guerra, em rebelião.
Vejamos o texto:
Romanos 3.9-18 “9 Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
10 como está escrito: “Não há justo, nem um sequer”,(Ec.7.20)
11 “não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Sl.14.1-3).
13 “A garganta” (Sl.5.9) deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, “veneno de víbora” (Sl.140.3) está nos seus lábios,
14 “a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura” (Sl.10.7);
15 “são os seus pés velozes para derramar sangue,
16 nos seus caminhos, há destruição e miséria;
17 desconheceram o caminho da paz” (Is.59.7,8)
18 “Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Sl.36.1)
Rm.3.23 “23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”
F.T. Podemos perceber pela nossa experiência e pela Palavra de Deus que o Homem está em guerra. Primeira guerra que menciono é contra a natureza:
1) O homem está em guerra contra a natureza
- A maldição pelo pecado original atingiu a relação do homem com a natureza:
Gênesis 3.17–19 (RA)
17 E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
As dificuldades que temos para conseguirmos trabalho e sustento, são causadas pela terra estar como que em oposição ao homem desde que esse pecou. É como se fosse um lembrete de que há algo errado
Nesse mesmo sentido, o apóstolo Paulo fala sobre a expectativa que a natureza como um todo tem que o homem venha a ser o que eles/nós foram destinados a ser. Veja o que ele diz:
Romanos 8.18–24 (NVI)
18 Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. 19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 20 Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22 Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. 23 E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?
- Exploração irrefletida dos recursos da natureza
- A terra geme/tem dores esperando o dia da redenção de Deus (texto?)
2) O homem está em Guerra contra seus semelhantes (v. 13-17)
a) Uma guerra de palavras - narrativas.
Rm.3.13-14 “13 A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, 14 a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;”
“É preciso ter em mente que Paulo está tentando provar que, por natureza, todo ser humano, sem exceção, está debaixo do poder do pecado. A fim de fazer isso, que tipo específico de vontade pecaminosa ele seleciona como ilustração? Lembrará seus ouvintes ou leitores da grosseira imoralidade que caracterizava o mundo pagão? Não, pois, nesse caso, muitos dentre os judeus e, talvez, até mesmo este ou aquele gentio pudesse objetar: “Eu, porém, não sou culpado!”
Guiado pelo Espírito Santo, o apóstolo sabiamente seleciona o pecado da língua para ilustrar a universalidade da pecaminosidade humana; porquanto, com respeito a este mal, quem poderia verazmente dizer: “Eu não tenho culpa”?” (William Hendriksen, Romanos, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 2a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 157)
Um mundo repleto de falsas narrativas
Nem todos seja adúlteros, assassinos ou ladrões por exemplo, mas quem nunca pecou através das palavras?
- As mentiras/engano (não vai ter Guerra, dizia o Putin, teve Guerra...). O Diabo é o pai da mentira
- O cancelamento devido a alguma palavra maldita ou até mal compreendida
Você tem pecado através das palavras? Uma prova da nossa Depravação
b) Guerras - violência (15-17)
Rm.3.15-17 “15 são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 nos seus caminhos, há destruição e miséria; 17 desconheceram o caminho da paz.”
Uma longa ainda contínua série de guerras e homicídios prova que as primeiras três linhas dessa estância final são verificáveis hoje, como o eram nos dias de Isaías (Isaías 59.7–8). A ruína e a miséria produzidas por essas explosões da ira humana que evidenciam-se por toda parte” (William Hendriksen, Romanos, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 2a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2011), 159)
- O que sempre provocou guerras ao longo da história humana: Dinheiro, Poder, Sexo
F.T. Todo esse estado de rebelião/guerra que o ser humano experimenta decorre do fato do:
3) O homem está em guerra contra Deus (v. 10, 11,18)
a) Pecado Original e Depravação Total
Rm.3.10-11, 18 “10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Encontramos a na bíblia a descrição do momento em que a humanidade se desviou do proposito para o qual ela foi criada. Fomos criados para a glória de Deus e para termos um relacionamento de amor com ele e de nos satisfazermos plenamente só em Deus
Porém, a Palavra de Deus registra em Gênesis 3 que o homem desobedeceu a Deus. O homem enganado ali pela serpente quis ser igual a Deus, tendo conhecimento do bem e do mal
Por causa desse pecado o homem e a mulher são expulsos do paraíso e tem seu relacionamento com Deus o Pai interrompido (o pecado faz separação entre nós e Deus). Eles estão agora em guerra. Guerra contra Deus, guerra contra o outro e guerra contra si mesmos (culpa e consequências do pecado)
Sendo o pecado um mau que atinge a nossa alma, ao gerar filhos Adão e Eva transmitiram aos seus filhos e consequentemente a todos nós uma inclinação a desobediência contra Deus.
Sl.51.5 “5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”
DEFINIÇÃO DE PECADO ORIGINAL: “PRIMEIRO PECADO PRATICADO POR ADÃO”. DEPRAVAÇÃO TOTAL: A TEOLOGIA CHAMA DE DEPRAVAÇÃO TOTAL A INCLINAÇÃO PARA PECAR QUE TODO SER HUMANO JÁ NASCE COM ELA
A ESSE PRIMEIRO PECADO PRATICADO POR ADÃO, A TEOLOGIA DENOMINA DE “PECADO ORIGINAL”.
DEPRAVAÇÃO TOTAL: A TEOLOGIA CHAMA DE DEPRAVAÇÃO TOTAL A INCLINAÇÃO PARA PECAR QUE TODO SER HUMANO JÁ NASCE COM ELA. Essa inclinação ao pecado atinge todos os seres humanos em todas as suas partes constitutivas, porém não em sua totalidade, mas essa inclinação - DEPRAVAÇÃO TOTAL - contaminou todas as partes do nosso ser.
EXEMPLO 1: Imagine que você está de boné branco, camiseta branca, calça branca e tênis branco. Alguém jogou lama em você e respingou tudo, não cobriu tudo a ponto de não dar para ver que o Boné, a camiseta, a calça e o tênis eram brancos. Tudo no homem foio afetado pelo pecado, mas não ao ponto de o homem sem Deus ser incapaz de reconhecer o certo do errado, isso tornaria a vida em sociedade impossível. Deus deixou na mente humana
EXEMPLO 2: A Depravação Total atinge a nossa vontade, então parte daquilo que queremos fazer, podemos querer fazer por causa da força do pecado agindo em nós. Nesse sentido, até mesmo ações que parecem a primeira vista bem altruísta, no fundo podem ter motivações ruins. AJUDAR ALGUÉM PARA SER VISTO E GANHAR LIKES OU SEGUIDORES
PECADO ORIGINAL - DEPRAVAÇÃO TOTA
c) Não tem mais temor de Deus - freio moral, medo das consequências (18)
Rm.3.18 “18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.”
- Talvez hoje um dos maiores problemas espirituais seja a falta de temor a Deus, mesmo as pessoas sendo altamente religiosas e espiritualistas. As pessoas creem no sobrenatural, mas não necessariamente em Deus, ouso dizer que as pessoas não só não creem em Deus, como tem ódio ao cristianismo. Elas querem os valores cristãos, mas odeia o Deus cristão.
Aplicação: A situação espiritual do homem é de total separação de Deus e de estar sob o julgamento de Deus a qualquer momento.
No entanto, por causa do grande amor de Deus por nós, ele providenciou uma salvação: O sacrifício de Jesus na cruz
5) Deus oferece uma oportunidade de perdão antes do seu julgamento
Segundo pensamento judeu da época, eles estariam livres do julgamento de Deus simplesmente por serem judeus de sangue. Eles confiavam no pacto de Deus com eles através da circuncisão, mas Paulo mostra que os verdadeiros judeus não são os que são circuncidados na carne mas no coração.
- Não haverá preferências no julgamento do Senhor (v.1, V. 9)
- Paulo mostra que a lei de Deus é boa, Santa e justa, mas nós somos Depravados
O propósito da lei não é nos salvar, mas nos provar o quão pecadores nós somos - A ferramenta de pedreiro Prumo só mostra que a parede está torta, mas não conserta a parede. Um raio X mostra o seu problema, mas não tem poder de curar você. A lei só mostra que somos perversos, mas não nos livra do poder do pecado
Como então podemos ser libertos do poder do pecado: Só mesmo Cristo através da Cruz pode nos livrar do pecado graciosamente, ou seja, sem merecimentos somos perdoados e é exatamente isso que constrange nosso coração, sou um pecador, mas sou amado e perdoado sem merecimento algum
Conclusão: Concluo afirmando que:
A esperança que temos é que sejamos curados do estado de Guerra/rebelião onde nos encontramos. Deus faz isso através do Espírito Santo, por meio do sacrifício de Cristo
O homem faz guerra porque ele está em guerra. Enquanto o homem não for espiritualmente transformado haverá guerras. Até conhecer o Rei da Paz ele não terá paz.
Toda guerra e rebelião humana vem do homem estar em guerra contra Deus desde o seu nascimento
A solução de Deus é recebermos Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas e passarmos a ser guiados não mais pela nossa carne, nem pelo Diabo ou pelo mundo, mas pelo Espírito.
VOCÊ JÁ ENTREGOU A SUA VIDA A JESUS E TEM VIVIDO GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO?
A ÚNICA FORMA DE NÃO SERMOS CONDENADOS NO DIA EM QUE DEUS JULGAR TODOS OS SERES HUMANOS É TERMOS RECEBIDO O PERDÃO QUE JESUS CRISTO O SEU FILHO NOS DÁ
O que como cristãos podemos fazer diante da guerra? Podemos fazer muito: Ajudar e acolher os refugiados, orar pela paz. É Deus quem dirige o mundo, ele muda os corações do homens
Related Media
See more
Related Sermons
See more