Confiando na verdade
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Jo 18.33-38)
Introdução
1. A Bíblia retrata Deus não apenas como um avaliador da verdade, Deus não é um Rei ou um Chefe de Estado Ditador. Deus é reconhecido como a própria verdade. Todo chefe de estado que confia em si mesmo, e tem todos sob sua mão, teme o conselho que pode ajudar a si mesmo. Isso porque o homem não pode ser a verdade em si mesmo.
2. Se o homem não consegue ser a verdade, vai precisar de ajuda para si mesmo. E sua confiança interior precisa ser fundamentada na única verdade, que é Deus e Jesus expressou a verdade ao caminhara sobre a Terra.
3. Por ser Jesus a verdade pode realizar as obras que glorificaram ao Pai. E isso desde sua obediência até os sinais e prodígios.
I - A confiança.
I - A confiança.
4. Confiar no hebraico é sinônimo de fé. E a confiança em sentido ampliado é o que a mente vai sendo persuadida de que algo é certo, ou que uma pessoa é fidedigna. Veja o que Jesus disse: Credes em Deus, crede também em mim (Jo 14.1).
5. Voce pode confiar em um ser humano e entregar sua vida completamente a essa pessoa, ou pessoas? Dentro da n ossa perspectiva de falhas, pecados não é possível confiar de forma limitada. Nada além disso. Mas eu quero dizer - vc pode confiar sem ter nenhum receio. Se voce dependesse de confiar em sua esposa/o, e descansar na certeza que ela/e não iria falhar?
6. Voce sabe se o que voce confessa hoje, amanhã ou daqui um ano estará seguro disso?
7. E se te pendurasse de cabeça prá baixo como fizeram com missionarios cristãos no Japão em tempos passados, voce continuaria sendo o que é hoje. Voce teria certeza que confia em Deus?
II - Jesus a única verdade
II - Jesus a única verdade
8. (Jo 14.6)). Sabemos que todo o homem não pode expressar a verdade com absoluta perfeição. No entanto, o que se espera é que todo cristão cresça não só no conhecimento da verdade, mas na internalização da verdade (Jo 17.17).
9. Agora veja voce, na área da família - o que a esposa espera do marido ou vice versa. Óbvio que a confiança cresça a cada atitude que manifeste amor por meio do cuidado e da fidelidade.
10. Agora eu pergunto - voce conhece o interior do marido/esposa?
11. Se acontece um ato de irresponsabilidade e desvio de integridade, vem a transformar a pessoa em um vilão?
III - Qual a importância de não confiar em nós mesmos?
III - Qual a importância de não confiar em nós mesmos?
12. (Jr 17.5) - Não confiar em nós mesmos - nos ajuda a confiar em Deus, que é a fonte da verdade. E interiorizar isso nos faz mais verdadeiros, mais fiéis, mais seguros, mais autoconfiantes nas tomadas de decisões.
13. (Rm 7.24) Conhecer quem somos ajuda conhecer a verdade. Primeiro, porque o pecado nos faz seres incapazes de saber quem somos. A pergunta que deixa o ser humano perturbado é não conhecer quem ele é. Então quando ele não conhece a verdade, sempre vai imaginar que ele é o dono da verdade.
IV - Confiar em Jesus.
IV - Confiar em Jesus.
14. 2. Escrituras. Deus é o único Deus verdadeiro (Jo 17.3), portanto não pode mentir (Tt 1.2) e é sempre confiável (Rm 3.4; Hb 6.18).