Cerimônia de Casamento
Cerimônia de Casamento
"Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).
Este provérbio de Jesus é um dos mais citados em cerimônias de casamento e o menos lembrado quando os problemas conjugais surgem.
O casamento não é invenção humana que pode ser definida e destruída conforme os nossos caprichos egoístas.
O casamento foi criado por Deus.
Ajuntar é ação de Deus; não separar é a responsabilidade de vocês. Casados, unidos até que a morte os separem (Romanos 7.1-3) , se mantiverem essa convicção quando aparecerem os problemas (sempre aparecem) o casamento de vocês será bem sucedido.
Juntar duas pessoas numa união completa descreve a beleza do casamento que Deus planejou. Deus não pretendia deixar o homem sozinho; então ele lhe deu a companheira perfeitamente adequada. Quando um homem e uma mulher se casam, eles formam uma nova e única unidade.
Respeito pelo compromisso do casamento, constrói uma comunhão com o Criador.
Esse é o princípio que Deus estabeleceu quando criou o primeiro casamento. "Mas no princípio da criação Deus os ’fez homem e mulher’. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, os dois se tornarão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.” (Marcos 10.6-8)
Serginho e Wanessa vocês participarão juntos de sonhos e sofrimentos, de conquistas e derrotas, de alegrias e tristezas, do vigor da juventude e da fragilidade da velhice.
Para vocês, a vida não se define mais com a palavra eu, e sim com a palavra nós. Não se define mais com as palavras meu e seu, e sim com a palavra nosso.
Ao longo dos anos, a fusão das duas mentes na busca do mesmo objetivo cria uma intimidade e compreensão sem igual em relações humanas. Vocês aprenderão muitas coisas de cada um. Desfrutem dessa intimidade preservando um ao outro.
Serginho ninguém será tão próximo quanto a Wanessa.
Wanessa ninguém será tão próximo quanto o Serginho.
É inevitável que um cônjuge peque contra o outro. A humildade é a qualidade que nos permite reconhecer que nós falhamos, admitir nossas faltas e pedir perdão àqueles que tivermos maltratado. No decorrer do casamento, haverá muitas oportunidades para perdoar seu cônjuge! Ofensas não perdoadas tendem a ser como feridas não curadas, inflamadas; elas afetam severamente a saúde da relação.
A paciência é aquela qualidade que permite suportar com calma serenidade uma situação que não é ideal ou desejável. Tiago deu bom conselho quando escreveu "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus" (Tiago 1:19-20)
Serginho olhe para os olhos da Wanessa. Você vê que brilho lindo no olhar dela? É apenas uma sombra do brilho constante do olho da mulher que você escolheu para superar ao seu lado décadas de desafios da vida. Serginho acostume-se com esse olhar. (Wanessa você quer ser minha esposa) Sim
Wanessa segure nas mãos do Serginho. Você sente o prazer que o Serginho tem em segurar as suas mãos? É apenas um presságio do carinho que sentirá anos depois quando tomar a sua mão então envelhecida, para firmar os seus passos incertos. Wanessa acostume-se com essas mãos. (Serginho você quer ser meu marido) Sim
Troca de alianças -
Serginho fala – Prometo ser fiel, honrar, respeitar e te amar por todos os dias da minha vida, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe.
“Serginho seja sábio na vida diária com sua mulher e trate-a com honra, como a parte mais frágil e lembre-se: vocês são herdeiros do dom da graça da vida.” Parafraseando 1 Pedro 3.7 Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida... Eclesiastes 9.9 Alegre-se com a esposa da sua juventude. Provérbios 5.18
Wanessa fala - Prometo ser fiel, honrar, respeitar e te amar por todos os dias da minha vida, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe.
“Wanessa sujeite-se ao seu marido como ao Senhor, com procedimento honesto e respeitoso. A sua beleza esteja no seu interior demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus”. Parafraseando 1 Pedro 3.2-4 Reconheça no seu marido a responsabilidade que tem de conduzi-la nos caminhos do Senhor.
Olhem para os seus convidados: Apresento diante de vocês uma nova família. Sr. e Sra.
"Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade..." (Malaquias 2:14).
"Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).
Oração
Cumprimentos
Casamento de Serginho e Wanessa
Estância de Socorro – 30 de Agosto de 2.008 12:00hs