Por que devemos confessar nossos pecados? (1Jo 1:5-10)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript
1João 1.5–10 NAA
5 A mensagem que dele ouvimos e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. 6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não cometemos pecado, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
INTRODUÇÃO
Perguntar se a galera possui medo do escuro. Se sim, por quê?
A verdade é que as pessoas tem mais medo do escuro nesta vida do que a escuridão da vida espiritual. A galera deste mundo não se importa em caminhar nas trevas.
Não enxergam a verdade de Deus porque estão cegos em seus pensamentos e conceitos.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Esta primeira carta do apóstolo João procura alertar os leitores sobre os falsos mestres que mentiam sobre a vinda de Jesus, como se Ele não tivesse Se encarnado, o que nós chamamos de docetismo. Alguns diziam que Cristo era apenas um espírito divino que desceu em Jesus de Nazaré no momento do batismo dEle, mas este mesmo espírito teria deixado o corpo de Jesus antes da crucificação. Outros diziam que Cristo era um espírito que parecia humano e, por isso, as pessoas supostamente o confundiam com um homem, o que sabemos que é totalmente errado, visto que Ele era, de fato, o próprio Deus encarnado, e isso declarou várias vezes.
Além disso, a carta tem por objetivo ensinar a todos que levassem uma vida íntegra diante de Deus.
A vida encarnada de Jesus era fundamental para que todos vivessem se arrependendo de seus pecados e buscando confessar a Deus, isto demonstraria que haviam sido salvos por Cristo.
Galera, neste primeiro estudo da carta de 1João, quero falar sobre o tema: PORQUE DEVEMOS CONFESSAR NOSSOS PECADOS?
Dobradiça: Primeiramente, devemos confessar nossos pecados porque nós já:
1. RECEBEMOS A VIDA DE DEUS (v. 5-7)
1João 1.5 NAA
5 A mensagem que dele ouvimos e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Explicação: O apóstolo João deixa claro qual é a mensagem que foi pregada e que foi possível de ser conhecida apenas depois que Jesus veio ao mundo e a revelou. Deus é o dono de toda a luz espiritual, e não há como ele compactuar com as trevas, com a escuridão. Aqui, João reforça o que já havia dito no seu evangelho:
João 1.9 NAA
9 a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade.
Isso tudo reforça, ainda, que o próprio Jesus estava na criação:
Gênesis 1.1–4 NAA
1 No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. 3 Então Deus disse: — Haja luz! E houve luz. 4 E Deus viu que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas.
Na criação, Ele estava fazendo separação entre luz e trevas no mundo. Quando veio em carne, como a luz do mundo, Ele fez separação entre luz e trevas no mundo espiritual. A partir deste momento, todo aquele com quem Jesus estabelece um contato e o acesso a Deus, é liberto da morte espiritual onde há somente trevas, para desfrutar da nova vida, iluminado por Jesus.
João fala tudo isso para lembrar, logo após, no texto que estamos estudando, que:
1João 1.6 NAA
6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
A luz de Deus simboliza Sua santidade. O apóstolo compara a vida de quem anda na luz com quem anda nas trevas, chamando de mentirosos aqueles que fingem ter relacionamento com Deus mas continuam procurando uma vida de pecado. É importante lembrar que isto não significa não pecar, continuamos sendo pecadores, mas não podemos viver dominados pelo pecado.
1João 1.7 NAA
7 Se andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Quando o cristão anda na luz de Jesus, ele tem comunhão não somente com Deus, mas também com as outras pessoas, visto que somos corpo de Cristo. Alguém que se diz cristão busca ter relacionamentos com outros cristãos, isso tem de ser natural.
Aplicação: Devemos olhar pra dentro do nosso coração e nos perguntar: eu tenho tido comunhão com Deus e com os irmãos da igreja? Gente, ter comunhão com Deus é mais do que vir aos cultos de domingo, EBD, reuniões de oração, cultos de jovens… Tem uma frase de um pastor chamado Laurence Peter que diz assim: “Ir na igreja não faz de você um cristão, assim como estar numa garagem não faz de você um carro!”
O que eu quero dizer com isso? Não devemos vir à igreja? Muito pelo contrário! Nosso incentivo aqui é a estarmos sempre frequentando, firmes! Nos reunimos para estarmos em comunidade, vivermos em comunhão, refletirmos juntos a luz de Jesus. Mas não é isso o que determina a nossa comunhão com Deus.
O nosso joelho dobrado em oração, a nossa vida em busca de melhora, a leitura da Palavra, o maior desafio é ser cristão de segunda a sexta, no seu cotidiano, quando nenhum irmão da igreja está te vigiando. Como somos quando somente Deus é quem nos vê? Podemos enganar todo mundo, mas a Deus nós não enganamos. Podemos ser os melhores músicos, pregadores da Palavra, e mesmo assim estar distantes da comunhão com Deus. Quando nos damos conta que Ele está nos vendo, acabamos tendo uma conduta muito mais firme.
Tem uma música de um rapper cristão que fala: “Quando a postura é real, não acaba quando o show termina”. E aí, a sua postura tem sido real? Ou você está sendo reconhecido como um mentiroso diante de Deus?
Dobradiça: Além de recebermos a vida de Deus, com a confissão de nossos pecados também:
2. RECEBEMOS O PERDÃO DE DEUS (v. 8-10)
1João 1.8 NAA
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos enganamos, e a verdade não está em nós.
Explicação: João está falando a respeito de alguém que nega ser pecador, ele está se referindo a todo aquele que, mesmo tendo acabado de cometer um pecado, continua negando, continua se recusando a confessar sua natureza pecaminosa, que nasceu em pecado.
A todos os leitores desta carta, o apóstolo diz que é caso de enganar a si mesmo quem continua negando ser pecador. É importante ressaltar que isto se refere a uma rejeição desta verdade. João continua dizendo, então, que a verdade não está naquele que continua negando, isto ele diz porque a realidade de sermos pecadores diante de Deus está contida em toda a Bíblia. Negar isso também é negar que a Bíblia é verdade. E mais, negar isso é ignorar que precisa do perdão de Deus, e rejeitando o perdão de Deus, está rejeitando a Cristo e o Evangelho.
Em contrapartida ao v. 8, o v. 9 traz um consolo ao que se achega a Deus:
1João 1.9 NAA
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Confessar não é chegar diante de Deus e somente reconhecer que é pecador. É mais que isso, é fazer uma oração sincera com um coração arrependido e confessar todos os erros que cometeu, às vezes tem situações que podem não ser lembradas, mas se há arrependimento sincero, Deus irá tocar no coração e dar o entendimento do que precisa ser confessado.
E isso não quer dizer que Deus não saiba, pois Deus conhece o meu e o seu coração muito melhor do que nós mesmos podemos imaginar! É uma questão de que, no nosso interior, a gente precisa dessa confissão sincera, assim recebemos o perdão verdadeiro de Deus.
João reforça o que já foi dito nos vv. 6 e 8:
1João 1.10 NAA
10 Se dissermos que não cometemos pecado, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Aplicação: Vivemos dias de gente recusando a existência do pecado. Vivemos dias de gente que se ofende se falamos de pecado. Vivemos dias de cancelamento, de gente denunciada se falamos sobre certos tipos de pecado, as pessoas querem evitar tudo aquilo que causa desconforto.
Quando queremos de Deus apenas a parte boa, aquilo que é cômodo, fica fácil. Não buscamos o compromisso com Deus, só queremos que Ele nos abençoe e cuide de nós. Ele até abençoa algumas vezes, mas por misericórdia.
Essa mensagem é pra todos nós que estamos aqui. Se você está aqui hoje, é porque precisa ouvir. Temos a mania de pensar que esse tipo de pregação é somente pro outro, pra quem não veio.
Chega de viver uma vida mais ou menos diante de Deus! Eu diria, mais pra menos do que pra mais.
Vamos falar um pouco sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Eu pergunto a você: Vladmir Putin é mau? Por quê? E o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que está sendo muito elogiado pela mídia... ele é bom ou mau? Te respondo que tanto Putin quanto Zelensky, os dois são maus em sua natureza pecaminosa. São pecadores, e tendem a errar sempre, ainda que o Zelensky tenha atitudes boas!
Romanos 3.9–12 NAA
9 Que se conclui? Temos nós alguma vantagem? Não, de forma nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado. 10 Como está escrito: “Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus. 12 Todos se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Eu e você somos maus diante de Deus se não temos a Cristo! Pela Palavra, Deus nos dá esse entendimento.
“Eu acredito no Cristianismo como acredito que o sol nasce todo dia. Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor." C. S. Lewis
Através de Cristo e da vida que temos com Ele, entendemos quem somos, que ainda não somos perfeitos e que precisamos buscá-Lo a cada dia!
Você vive um cristianismo light, onde tudo é fácil? Reflita:
Michael Horton diz: “O Cristianismo light pode fazer as pessoas se sentirem melhores por um momento, mas não reconcilia os pecadores com Deus”
PONTE CRISTOCÊNTRICA
1João 2.1–2 NAA
1 Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro.
João fala que Jesus é nosso Advogado diante de Deus. Quando pecamos e confessamos que estamos sinceramente arrependidos, temos em Jesus o perdão que precisamos. Na verdade, Ele já morreu por todos os nossos pecados, pelos que já cometemos e os que ainda iremos cometer ao longo da vida. Mas continuamos buscando o perdão e a graça de Deus para nossas vidas. Isso demonstra que, de fato, fomos salvos por Ele.
CONCLUSÃO
A escuridão na nossa vida espiritual é muito mais perigosa do que a escuridão nesta vida material. Se você tiver medo do escuro, pode dar um jeito, é só acender a luz ou procurar um local melhor iluminado.
Já a escuridão espiritual é somente Cristo quem pode nos tirar para nos levar pra luz espiritual que há em Deus, a luz que transforma nossa vida.
O sacrifício de Cristo na cruz nos deu a oportunidade de termos vida com Deus e somos perdoados.
Você tem vida com Deus? Já confessou seus pecados hoje?
Para finalizar esta nossa mensagem, quero orar por você, mas quero que você ore comigo sinceramente e se lembre de todos os erros e as ofensas que cometeu diante de Deus, e que ainda não confessou. Coisas você fez, falou ou pensou. Coisas que alguém viu você fazer, ou somente Deus sabe.
Abaixe sua cabeça e ore comigo:
Related Media
See more
Related Sermons
See more