JESUS LIBERTA! Lucas 8.26-39
esus vê o ser humano em seu potencial maior, pois ele atenta ao seu valor essencial: a sua dignidade.
Precisamos também destacar que a palavra demônio é sinônimo de espírito mau ou espírito imundo. O endemoninhado vivia uma vida sub-humana, reduzido praticamente a um animal: ele vivia nu, acorrentado e algemado e morava em lugares desertos ou cemitérios. Ele era uma figura do ser humano completamente alienado de si mesmo, vivendo como um morto, sendo evitado por todos.
Título de Deus que revela a sua majestade e glória e também a sua superioridade sobre os deuses das nações pagãs (Gn 14:18–20; At 7:48).
ABISMO De acordo com o pensamento daquele tempo, um imenso buraco sem fundo nas profundezas da terra, onde os espíritos maus ficavam presos até o castigo final (Isaías 14:15; Lucas 8:31; Apocalipse 9:1).
σωφρων sophron
da raiz de 4982 e de 5424; TDNT - 7:1097,1150; adj
1) de mente sã, equilibrado
2) que freia os próprios desejos e impulsos, autocontrolado, moderado
Qualquer que tenha sido a causa de seu temor, não os aproximava de Jesus. Não era o tipo de temor descrito antes no versículo 25. Esse temor era, pelo menos em certa medida, “uma profunda reverência” que havia produzido a pergunta: “Quem é este …?” Ao contrário, o temor da provação, provavelmente pagão em sua maioria segundo descrito neste relato, era supersticioso em seu caráter. Era definitivamente pecaminoso.
A mensagem e a lição são claras: o Calvário tem significado para o judeu e para o gentio. A maravilhosa história deve ser proclamada com alegria e fervor a ambos os grupos. Satanás deve ser banido dos corações e vidas para que Cristo possa entrar. Esse é o sentido central desse relato.
As Escrituras indicam que os demônios já foram anjos que se rebelaram contra Deus e seguiram a Satanás à desobediência e pecado (Apo 12:1–12). Como os anjos, os demônios são seres inteligentes que possuem grande poder. Embora os demônios sejam espíritos malignos que são invisíveis para os humanos, eles às vezes aparecem nas Escrituras como possuindo os seres humanos e falando através deles (Luc 4: 31-37). Suas principais atividades no mundo são se engajar em guerra cósmica com os anjos (Dan 10:13; Apoc 12:1-12), tentar as pessoas a pecar (Efé 6:11), e enganar o mundo com mentiras que cegam as pessoas para a verdade espiritual (1 Tim 4:1). As Escrituras também falam de demônios atacando fisicamente as pessoas e até mesmo possuindo as pessoas para fazerem sua vontade (Mar 5:1-20).