Jesus, o Sumo Sacerdote Eterno que se Compadece [Hb 4.14-16]
Sermon • Submitted
0 ratings
· 25 viewsDescrição do papel de sacerdote Eterno que assume o lugar daqueles pelos quais intercede
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
De modo geral não compreendemos a importância da humanidade e sacerdócio de Cristo e o seu valor imensurável.
Jesus é Deus que deixou a sua posição e tomou a forma humana (Filipenses 2.6) para nos redimir. Para que a salvação fosse completa, Jesus precisava ser plenamente Deus para satisfazer a divida eterna e plenamente humano para nos substituir de forma completa.
A convicção da humanidade de Jesus pode mudar tanto as nossas vidas quanto a sua obra redentora ou a sua divindade. Quero refletir a respeito de algumas dessas formas.
O Evangelho é Verdadeiro
O Evangelho é Verdadeiro
Um Deus que toma a forma humana para assumir o lugar de pecadores rebeldes que não poderiam oferecer nada em troca pode, ainda hoje, parecer absurdo, mas no primeiro século com a filosofia grega predominando no império romano esta percepção é ainda maior. Talvez por essa razão que Paulo chama o evangelho de loucura (1 Coríntios 1.18) ao escrever aos coríntios.
Para o homem culto no primeiro século a carne era má e o corpo bom assim a “morte era a libertação da alma”. O corpo é mau já a alma é boa, assim Deus é bom exatamente por não estar preso em corpo. Deste modo o evangelho é extremamente contra-cultural.
Deus tornar-se corpo morrer (ser liberto) em seguida ressuscitar não exatamente o melhor discurso para arrebanhar multidões a uma nova religião.
No primeiro século o evangelho foi mal visto por praticamente todos os grupos aos quais foi direcionado. Para os judeus Jesus ser Deus era blasfêmia e para os gentios Deus se tornar homem era absurdo. Assim a chance de um grupo ter sucesso com o evangelho no primeiro século é extremamente pequena de modo que esse grupo se manter firme é um milagre.
Jesus Experimentou as Tentações, Limitações e Sofrimentos Humanos (15)
Jesus Experimentou as Tentações, Limitações e Sofrimentos Humanos (15)
Ao se tornar homem Jesus pôde experimentar quase tudo que um ser humano é capaz de experimentar em sua vida. Cansaço, fome, sede, necessidades, dores, solidão, traição e os mais diversos tipos de privações e sofrimentos que um homem pode experimentar (Hebreus 4.15)
A principal diferença entre Jesus e o restante dos homens é que diferente de nós ele não pecou e por isso, serve como o sacrifício definitivo que tomou o nosso lugar na redenção.
Paulo ao trabalhar esse tema de Hebreus usa o paralelo de Jesus e Adão em tudo aquilo que Adão falhou Jesus teve sucesso de modo que sendo plenamente homem ele é capaz de nos substituir de forma plena na redenção e mais do que isso ser alguém que compartilhou de nossas dores e limitações independente delas, deste modo nos entende podendo assim caminhar ao nosso lado em qualquer circunstância.
Substituição
Substituição
A substituição é talvez a palavra chave para a salvação. Jesus não apenas é o sacerdote, mas também o cordeiro (Hebreus 7.27) ele assumiu o nosso lugar. Portanto independente dos inúmeros milagres que realizou ou de podermos contar com ele no momento de dificuldade, mesmo que nada disso fosse real. Ainda teria razões para adorá-lo, afinal ele assumiu o meu lugar e a única forma de assumir o nosso lugar era se tornando homem, por isso celebramos o natal e a pascoa!
O verdadeiro Natal significa que para ser plenamente humano Jesus precisava nascer como um e assim tomar o lugar que a nós pertencia, a condenação que nós merecíamos.
Esse talvez seja a consequência mais significativa a respeito de sua humanidade. Ele se fez carne para substituir pecadores como nós e por meio dele sermos perdoados.
Princípios Eternos
Princípios Eternos
A chance do evangelho ser uma invenção é extremamente pequena, visto que é um absurdo para todos os principais grupos aos quais foi direcionado tanto judeus quanto gregos.
A realidade do evangelho muda a forma como enxergo todas as coisas (cosmovisão).
Jesus é o sumo sacerdote que compartilhou das limitações, dores e sofrimentos humanos de modo que ele pode ser esse sumo sacerdote que nos compreende de uma forma plena.
No momento de necessidade posso recorrer a esse sumo sacerdote.
Jesus assumiu o meu lugar e pagou o preço da minha dívida
Fui redimido, ou seja, comprado pelo sacrifício de Cristo
Jesus, o Sacerdote Eterno, conhece minhas necessidades e assumiu o meu lugar.
Jesus, o Sacerdote Eterno, conhece minhas necessidades e assumiu o meu lugar.
Desafios
Desafios
Entregar aos pés da cruz as suas necessidades cotidianas
Cofiar em Cristo que o salvou para ajudar nas dificuldades.