Não Se Iludam Tão Facilmente

0 ratings
· 19 views

A carta aos Gálatas reflete a preocupação do apóstolo Paulo com os falsos ensinos levado por cristãos judaizantes. Paulo busca corrigir a falsa ideia de que as obras são necessárias para ter acesso a fé.

Notes
Transcript

Introdução

Durante estes próximos domingo vamos nos deter ao estudo a esta carta tão especial que o apóstolo Paulo escreve as igrejas da região da Galácia.
De cara já somos apresentado a uma carta tensa, Paulo estava muito chateado e ele trás a tona sua autoridade apostólica.
Até mesmo porque, esta autoridade estava sendo questionada por alguns falsos mestres que haviam se infiltrado naquelas igrejas.
Estas eram igrejas novas, recém-plantadas.
Existe algo de errado com o evangelho praticado por aqueles irmãos, o que eles estão chamando de evangelho parece ser outra coisa. Esta outra coisa está afetando os relacionamentos, a fé, o amor mútuo, a compreensão da graça, a liberdade e outros aspectos do evangelho gracioso.
Vamos buscar entender quais as direções que Deus tem nos dado com esta carta que é tão atual e fala tanto a nosso realidade hoje.

O Perigo de Uma Falsificação

Logo no versos 3-5 Paulo apresenta as credenciais de sua carta, é uma saudação direta já para deixar claro.
Sua saudação trás a tona o autor da sua fé, Jesus o Senhor, resgatador por meio de sua graça.
Nos versículos 1 e 2 ele lembra a origem de sua vocação, não foi por intermédio de homem algum, mas diretamente por meio de Cristo Jesus.
Os tempos não eram os mais fácies, as cidades que compunham aquela região estavam debaixo do controle do império romano.
Havia idolatria e segregação uma vez que uma pequena minoria étnica religiosa estava localizada naquele lugar. Sinagogas judaicas espalhadas naquela região buscavam manter a tradição mosaica diante do avanço do culto imperial.
O Apóstolo Paulo estava circulando por aquela região ensinando que que um Judeu chamado Jesus era o verdadeiro Messias e Senhor, esse tipo de assunto era muito perigoso uma vez que podia ameaçar os cultos pagãos e o culto ao imperador.
Paulo anuncia que este Jesus foi morto pelo império romano mas que Deus o levantou dos mortos, este parece ser o verdadeiro evangelho.
Este Messias parece trazer uma nova notícia que dava conta que agora todas as raças seriam reunidas em uma mesma família. Não existiria mais segregação ou rixas étnicas. Deus finalmente estava edificando sua família uma vez que ele é Senhor de todo o mundo.
Então, certo dia Paulo recebe a notícia, haviam chegado outras pessoas.
Eles questionaram a autoridade de Paulo, “Paulo estava enganado sobre o que disse a vocês sobre esta nova família, na verdade se vocês desejam fazer parte da família de Deus vocês precisam se tornar judeus, isto é, circuncidar-se.
Se de fato vocês querem ser abençoados precisam manter aquilo que separa judeus de gentios, a lei e as práticas cerimoniais.
Você consegue entender a frustração de Paulo? Vejam seus oponentes buscam atingir dois pontos importantes: seu apostolado e o evangelho.

Isso Tem Aparência com os Dias de Hoje

Você imagina como isso se parece com os nossos dias?
Que nosso conceito de salvação ou ingresso na família de Deus é baseado em uma ideia de mérito?
Tim Keller apresenta para nós 3 exemplos de perspectivas atuais que negam de alguma forma a obra de Cristo:
Em algumas igreja, ensina-se implícita ou explicitamente que você é salvo por meio de sua entrega a Cristo, somada as crenças e comportamento certo.
Em outras igrejas, ensina-se que, na verdade, não tem muita importância aquilo que em você crê, desde que seja uma pessoa amorosa e boa.
Outras igrejas são intolerantes ao extremo com pequenas diferenças de vestuário ou costumes.

Conclusão

Temos aqui apenas o início da jornada, mas já nos dá uma ideia de que ao tentar alterar a mensagem do evangelho acabamos alterando sua própria essência.
Na verdade criamos uma outra coisas que no final das contas não é o verdadeiro evangelho.
O falso evangelho não consegue vislumbrar a riqueza da liberdade que a graça de Cristo proporciona, ela não reflete a bondade e misericórdia do nosso Deus.
Fique atento, não passe tão rapidamente do verdadeiro evangelho para uma falsificação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more