Workshop Wake Up - Masculinidade

Masculinidade  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views

Oficina Masculinidade - Wake Up

Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Homem x Deus

Quem sou eu?
Cada um se apresentar.
Nome, idade, local.
Contexto individual.
Sobre pais, o que fazem, casados.
Irmãos.
Colégio.
Concepção pessoal de quem pensa ser.
O que gostaria de se tornar?
O que sente que Deus te chamou pra ser?
Sonhos.
O que acham que é ser homem?
Respostas pessoais.
Respostas do mundo.
Lição:
Perceber 3 aspectos da hombridade bíblica que encontro em mim.
Perceber 3 aspectos da hombridade bíblica que não encontro em mim.
Apontar situações/personagens bíblicos que demonstrem esses pontos negativos e positivos.
Quem Deus diz que eu sou?
Criação do homem.
Genesis 1:27 NAA
Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Não fomos criados “conforme alguma espécie”.
O que é a semelhança de Deus?
Criação, governo, soberania, caráter.
Aliança de Adão.
O que você entende que é a aliança de Deus com Adão?
Genesis 2:16–17 NAA
E o Senhor Deus ordenou ao homem: — De toda árvore do jardim você pode comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.
Toda a criação está debaixo da maldição da queda.
O homem é o responsável pela aliança.
Implicações gerais da queda.
No que somos influenciados pela queda?
Pessoalmente.
Mundo.
Natureza.
Pecado.
Relacionamentos.
Reconhecer isso é fundamental.
Romans 5:12–21 NAA
Portanto, assim como por um só ser homano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram. Porque antes de a lei ser dada havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Mas o dom gratuito não é como a ofensa. Porque, se muitos morreram pela ofensa de um só, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos! O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou. Porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça deriva de muitas ofensas, para a justificação. Se a morte reinou pela ofensa de um e por meio de um só, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Portanto, assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os seres humanos para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos para a justificação que dá vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. A lei veio para que aumentasse a ofensa. Mas onde aumentou o pecado, aumentou muito mais ainda a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reinasse pela justiça que conduz à vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Jesus-homem.
Enquanto estava aqui na terra.
Seguirmos o seu exemplo.
Philippians 2:5–11 NAA
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Homem redimido.
Esperança de sermos um dia como Cristo é hoje.
Seguimos para o alvo.
Philippians 3:12–14 NAA
Não que eu já tenha recebido isso ou já tenha obtido a perfeição, mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Leitura dos evangelhos.
Lição:
Ler um dos evangelhos e encontrar 5 posturas-chave da masculinidade de Jesus.

Homem x Mulher

https://voltemosaoevangelho.com/blog/2021/03/qual-a-diferenca-entre-homens-e-mulheres/
Por que a mulher não é um homem?
Diferenças entre homens e mulheres.
Estruturas diferentes.
Funções diferentes.
Sentidos iguais.
Existe uma diferença de postura, os homens se posicionam intencionalmente como líderes. As mulheres como auxiliadoras.
Genesis 2:18 NAA
O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele.
Diferença física
Leviticus 18:22 NAA
— Não se deite com outro homem para ter relações com ele como se fosse mulher; é abominação.
Aparência
1 Corinthians 11:6 NAA
Portanto, se a mulher não cobre a cabeça, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se é vergonhoso para a mulher tosquiar-se ou rapar o cabelo, que ela cubra a cabeça.
Uma diferença de atuações.
1 Thessalonians 2:7–12 NAA
Embora, como apóstolos de Cristo, pudéssemos ter feito exigências, preferimos ser carinhosos quando estivemos aí com vocês, assim como uma mãe que acaricia os próprios filhos. Assim, com muito afeto, estávamos prontos a lhes oferecer não somente o evangelho de Deus, mas até mesmo a própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. Pois vocês com certeza se lembram, irmãos, do nosso esforço e fadiga, e de como, trabalhando de noite e de dia para não vivermos à custa de nenhum de vocês, proclamamos a vocês o evangelho de Deus. Vocês e Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira piedosa, justa e irrepreensível em relação a vocês, os que creem. E vocês sabem muito bem que tratamos cada um de vocês como um pai trata os seus filhos, exortando, consolando e admoestando vocês a viverem de uma maneira digna de Deus, que os chama para o seu Reino e a sua glória.
Liderança
1 Timothy 2:12–13 NAA
E não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade sobre o homem; esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
Mulher em casa
Psalm 113:9 NAA
O Senhor faz com que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!
Preparo
1 Peter 3:1–7 NAA
Igualmente vocês, esposas, estejam sujeitas, cada uma a seu próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho sem palavra alguma, por meio da conduta de sua esposa, ao observar o comportamento honesto e cheio de temor que vocês têm. Que a beleza de vocês não seja exterior, como tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos finos, mas que ela esteja no ser interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que, no passado, costumavam se enfeitar as santas mulheres que esperavam em Deus, estando cada qual sujeita a seu próprio marido. Foi o que fez Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-o de “senhor”, da qual vocês se tornaram filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar com discernimento, dando honra à esposa, por ser a parte mais frágil e por ser coerdeira da mesma graça da vida. Agindo assim, as orações de vocês não serão interrompidas.
A característica culminante de uma mulher é a verdadeira beleza e a característica culminante do homem é a verdadeira força.
Beleza
1 Timothy 2:9–10 NAA
Da mesma forma, que as mulheres, em traje decente, se enfeitem com modéstia e bom senso, não com tranças no cabelo, ouro, pérolas ou roupas caras, porém com boas obras, como convém a mulheres que professam ser piedosas.
Força
1 Corinthians 16:13–14 NAA
Fiquem alertas, permaneçam firmes na fé, mostrem coragem, sejam fortes. Façam todas as coisas com amor.
Contar diferenças pessoais em casa.
Risco do homem perder seu papel.
Debates atuais
Homossexualismo.
Feminismo.
Lição: Lista de 10 itens essenciais para um homem casar com sua filha.

Homem x Sociedade

E na prática?
Homem solteiro.
Se preparar ao máximo enquanto é solteiro.
Contar minha experiência.
Homem casado/pai.
Homem na igreja.
Homem na cultura.
Homem civil.
Related Media
See more
Related Sermons
See more