OS TREZ MALFEITORES
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Nesta passagem o que esta escrito na epígrafe da Bíblia de vcs? Quantos malfeitores?
são 3: Os dois ao lado de Jesus por serem criminosos
O do meio era eu e vc. Era Jesus quem estava lá, carregando o meu e o teu pecado sobre ELe, ELe não tinha pecado, mas assumiu o nosso e o Pai não o viu, mas nossos pecados e por isso o matou.
Novamente a Bíblia mostra essa verdade na parábola conhecida como do filho pródigo, mas na verdade é uma família pródiga. O Pai (Deus), o filho mais novo (gentios, humanidade caida e o mais velho, judeus). Nela o perdão de Deus, o endurecimento de um e a salvação do arrependido.
Naquela história, todos são prodigos. A palavra prodigo significa desperdicio.
O que vai embora por disperdiçar tudo na orgia.
O que fica, por nunca usar o que tinha.
O pai, por perdoar quem deveria morrer, dar novamente para aquele que tinha jogado tudo fora.
Aprendemos sobre a salvação na crucificação de Jesus. Sua morte foi uma verdadeira pregação. Em primeiro lugar:
1. A SALVAÇÃO NÃO VEM POR MEIOS HUMANOS
1. A SALVAÇÃO NÃO VEM POR MEIOS HUMANOS
Havia dois homens ao lado de Jesus e muitos observando (35).
A salvação não vem por:
Modos de vida melhor - os dois eram malfeitores, mesmo assim um foi salvo.
Observar a Bíblia - Muitos estavam observando a cruscificação. Eles viram o salvador, mas não a salvação. a crucificação, mas não o perdão. Hoje tbm é assim, muitos veem a pregação, milagres, mas não encontram o Caminho da Salvação!!
Vir a igreja aos cultos não salva, mas vir a Jesus!
Estar perto de Jesus - os dois estavam - mas devemos ter comunhão com Ele!!
Orar a Jesus não salva, é preciso crer e obedecer. O da esquerda orou (falou com Jesus), mas queria que a salvação viesse da sua maneira (desce e salva a nós - sair da cruz) - no entanto, deveria simplismente crer e continuar na cruz. - hoje em dia muitos fazem mil orações, propósitos, campanhas, não para serem salvos, mas para Jesus fazer o que eles querem. Não para eles se arrependerem, mas para Jesus sair do céu e obedecer a eles. Quem um Cristo fora da cruz, um cristianismo sem cruz. Isso é impossivel, avisem quem vcs conseguirem que não existe cristianismo sem cruz.
SEUS ERROS NA CRUZ
A teologia do ladrão estava errada - Uma teologia sem expiação (Mt 27.42) - Desse e salva a ti mesmo e a nós. Jesus nunca procurou agradar ninguem, fazer a vontade de alguem para o salvar. Ele chama, convence, basta o pecador se arrepender e crer. Ele nunca precisou ser diferente para agradar a A ou B, Ele é o que É.
Hoje se procura um evangelho que melhor lhe encaixa, um Jesus que lhe agrade. A salvação sem cruz, Evangelo sem espinho, Verdade sem preço.
Jesus não precisava descer, pois Ele não estava preso àquela cruz impotente como os ladrões. Ele estava ali voluntariamente. Ele decidiu ir para a cruz na eternidade (Ap 13.8). A cruz não foi um acidente, mas um apontamento. Ele não foi para a cruz porque Judas o traiu, porque Pedro o negou, porque os judeus o entregaram, porque Pilatos o sentenciou. Ele foi à cruz por amor.
A filosofia dos malfeitores tbm estava errada - Uma filosofia humanista. para eles, tudo estava baseado no homem, para eles Jesus só era Deus se os tirasse do sofrimento, mas Jesus estava ali não para fazer a vontade do homem, mas a vontade do Pai.
2. A CRUZ EXIGE ARREPENDIMENTO
2. A CRUZ EXIGE ARREPENDIMENTO
Esta claro que não são os sofrimentos a causa da salvação. Um se arrependeu, mas um permaneceu duro até o fim. Negou até mesmo a realidade da inocencia de Jesus.
Muitos são salvos em momentos de sofrimento, alcançam a salvação por causa de sofrimentos que fez ele se aprocimar de Jesus, mas são poucos.
Dos 10 leprosos que foram a Jesus, quantos retornaram? De todos que recebem cura em nosso meio, quantos ficam firmes?
Uma verdade é que aqueles que são necessitados e estão em sofrimento tem a possibilidade maior de receber Jesus, porem muitos não são salvos.
Muitos se tornaram ateu por conta dos sofrimentos. Vimos isto durante as duas grandes guerras, se perguntaram onde estava Deus, enquanto deveriam ver seus erros e pecados. Culparam a Deus, enquanto deveriam entender que eram merecedores.
Nem sempre o sofrimento leva a salvação (Am 4)
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 4)
6Também vos deixei de dentes limpos em todas as vossas cidades e com falta de pão em todos os vossos lugares; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.7Além disso, retive de vós a chuva, três meses ainda antes da ceifa; e fiz chover sobre uma cidade e sobre a outra, não; um campo teve chuva, mas o outro, que ficou sem chuva, se secou.8Andaram duas ou três cidades, indo a outra cidade para beberem água, mas não se saciaram; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.9Feri-vos com o crestamento e a ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, devorou-a o gafanhoto; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.10Enviei a peste contra vós outros à maneira do Egito; os vossos jovens, matei-os à espada, e os vossos cavalos, deixei-os levar presos, e o mau cheiro dos vossos arraiais fiz subir aos vossos narizes; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.11Subverti alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado da fogueira; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.
Mas o maufeitor da esquerda seguiu esta ordem, o sofrimento não o levou ao arrependimento, mas o malfeitor da esquerda disse: Lembra-te de mim, quando entrares no teu reino!!
E vc, o malfeitor do meio, vai se arrepender ou pular para o lado da esquerda?
3. A CRUZ EXIGE FÉ
3. A CRUZ EXIGE FÉ
A salvação não é por meio de nossos sofrimentos, mas pela fé e arrependimento.
Veja: Arrependimento: no vc 42 ele reconhece seus pecados.
Somente quando o pecador reconhece seus pecados pode ser salvo. Muitos querem ser salvo, mas não deixam de ser orgulhosos. Buscam a Jesus como o da esquerda, se acham merecedores de sair do sofrimento. Buscam Jesus somente por se acharem dignos de alivio.
O segredo é ter certeza que merecem a morte e o sofrimento.
O MALFEITOR da DIREITA demonstrou fé.
Fé: Ele não pediu para descer da cruz, mas para ser salvo - lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
Hoje vimos muitos com a fé da esquerda e não da direita: a fé da esquerda é: Demonstra quem tu é. Da direita é: Eu sei quem tu és, perdoa meus pecados.
O verdadeiro salvo é como o ladrão da direita.
1 são os que nao são - 1co 1.27: os loucos para envergonhar as sabias. As fracas para envergonhar as fortes. Os humildes, desprezados para reduzir a nada os que são. POis a Glória é dEle. O ladrão era um dos piores naquele momento, mas foi salvo!!
2 não se importam com a cruz - hoje é diferente, se vão ser salvos não importa, o que eles não querem é cruz. Cruz para eles é estranho, escândalo.
3 Defendem o Evangelho - se preocupam como os impios tratam a Verdade (como o da esquerda)
4 Reconhecem seus pecados - humildade notória. …nós merecemos
5 desejam o Reino - Demonstram fé - não se importava em morrer na cruz, queria é o Reino - não eprca o Reino.
6 O reconhecem como Senhor, Salvador e Rei - Sua inocencia de pecado. Para todos Jesus era um impostor, embusterio, mas o da direita reconhecia sua inocencia e que era: Senhor, Salvador e Rei.
7 Anunciam quem Ele é (nem um mal fez).
É estupendo e notório a salvação no verdadeiramente salvo - não fica indiferente.
Aquele que odiava, agora ama. Aquele que basfemava agora adora. Aquele que era humanista vira celestial
Aquele que queria sair da cruz, agora não se importa.
Aquele que via Jesus como pecador, o ve como Senhor, Salvador e Rei.
O SALVO TEM A OBEDIÊNCIA ANTES DOS BENEFICIOS
No vc 37 provocam a Jesus a usar um benefício, mas ELe prefere obedecer - igual no getsêmani (poderia pedir uma milíssia de anjos).
O salvo não se importa tanto com os sofrimentos porque ele sabe que é merecedor do sofrimento, mas Jesus nem isso merecia e suportou, obedeceu. O salvo sabe que é pecador, que a Lei de Deus é Santa e Justa e por isso quando quer reclamar, lembra que merece todo mal e clama pelo advento final do Reino. O NEGÓCIO DELE É O REINO!!
ELe se alegra e descansa no Reino sem sair da cruz. A cruz o torna um meio de se chegar no Reino (se ele não estivesse morrendo ali, não encontraria Jesus).
NÃO SAIA DA CRUZ, não pule da Cruz, não reclame da cruz, pois é com ELa que vc vai chegar no céu!! (Com esse marido… opa, a cruz)
Lc 21.16-19 - Nesta passagem, no 18 existe uma promessa, mas a luz do 16 vimos que é a salvação da alma e não do corpo… isso é cristianismo.
OBEDIENCIA ANTES DOS BENEFÍCIOS
Tem benefício que desfrutaremos somente na eternidade, agora lute, não perca a eternidade com Deus.
4. A RECOMPENSA DA CRUZ
Tudo na vida tem deveres e privilégios. E na fé cristã tbm. Aquele que perseverar até o fim, será salvo!
A cruz exige deveres, mas traz recompensa, a vida no céu, vejamos!
A recompensa da cruz é em duas instancia.
A recompensa vem não da nossa cruz, mas da cruz de Cristo. Pois nossos méritos vem dos méritos de Cristo, das obras de Cristo.
Para entrar no paraiso, no céu, era necessário estar vestido corretamente (parabola das bodas - Sl 24). Cristo na cruz faz a dupla imputação - Esaú e Jacó - ou seja, a cruz de Cristo salvou, presenteou, agraciou por misericórdia o malfeitor da direita.
Mas a cruz dele tbm o beneficiou, ainda que simbolicamente, sem efeito, morta, mas trouxe beneficio, simplismente por ele estar ali, encontrou Jesus e foi salvo.
Assim somos nós, a cruz que nos salva é a de Jesus, mas para morar no céu é necessário a perseverança e por isso Jesus disse: quem quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia e siga-me. Por isso eu digo: não largue a sua cruz! A cruz que te horroriza, encomoda, será util se for até o fim!
No céu, vc não apresentará a sua cruz, seus sofrimentos como méritos para ser salvo, mas a cruz de Cristo, que nela ficaram pregados seus pecados (escrito de dívida) e ela te revestiu da justiça de Cristo para a salvação (quando Cristo morre, Ele deixa suas obras, Justiça na Cruz e vc e eu a pegamos, tomamos posse, deixamos a nossa suja e pegamos a dEle, como Jacó).
A cruz de Cristo esta sendo pregada hoje, vc quer deixar aqui suas vestes sujas e pegar a de Cristo? Quer deixar suas obras que são trapos e pegar as obras perfeitas de Cristo?
A cruz é suficiente, não precisaremos passar pelo purgatório, esperar uma vela acesa, uma missa, uma reza, uma oração, um sacramento, um batismo de outrem, não é preciso se reencarnar, não é preciso ficar vagando, pois no dia em que morrermos, ja estaremos com Ele no paraiso. É direto, na hora, no mesmo momento!!!
Por fim, vc sabe o que é salvação. seu significado, resultado? Não é apenas o céu, o paraiso, tem uma coisa antes: Hoje, estarás comigo no paraiso.
Salvação é ESTAR COM JESUS - COMUNHÃO COM ELE.
O céu é céu não pelas ruas de ouro, muros de cristais, anjos, arcanjos, serafins que la encontraremos. Nem mesmo pela ausencia do mal e do pecado, mas por causa da presença de Jesus. Até o inferno se tornaria céu se fossemos para la com a presença amorosa de Jesus!!! inferno é inferno pela ausencia da presença amorosa de Cristo!
Lá no céu estaremos para sempre com ele. Lá o pecado não vai entrar; a morte não vai entrar; a dor e o luto não vão entrar. Esse é um lugar de bem-aventurança e um estado de felicidade eterna, pois estaremos para sempre com aquele que é a fonte da felicidade.
Harold Willmington registra quatro contrastes na vida desse homem: 1) de manhã, o ladrão foi pregado à cruz; à noite, estava usando uma coroa; 2) de manhã, ele era um inimigo de César; à noite, era um amigo de Deus; 3) durante a manhã, ele foi desprezado pelos homens; à noite, estava em companhia dos anjos; 4) de manhã, ele morreu como um criminoso na terra; à noite, viveu como um cidadão dos céus.
CONCLUSÃO
Malfeitor todos nós somos, mas teve um que se fez o pior diante de Deus, se colocou no meio e pagou todos os nossos pecados, agora basta fé e arrependimento, sem sair da cruz e seremos salvos pela obra e merito de Cristo.