SANTIDADE

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →

Igreja Batista Logos 06/03/2022

Texto Base: Hebreus 12:14 “Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.”
A) INTRODUÇÃO
Apesar de alarmante o declínio moral de nossos dias, sinais do toque do todo poderoso de Deus na vida de seu povo se mostram cada vez mais.
Nessa noite gostaria de propor uma pergunta para que eu e você pudessémos responder com toda sinceridade de nossos corações, COMO ANDA A SITUAÇÃO ENTRE NOSSA ALMA E DEUS?
Nesse mundo apressado e alvoraçado façamos uma pausa para considerarmos a santidade. Sei que esse não é um assunto dos mais populares e nem um assunto fácil de lidar, mais acredito ser um assunto mais oportuno e proveitoso para nossa alma.
O progresso na santidade não é opcional, mais absoluta necessidade, pois sem ela ninguém, absolutamente ninguém vera o Senhor. Vocês estão progredindo em santidade, se não é porque estão fora da corrida.
B) DESENVOLVIMENTO
QUE TIPO DE PESSOA DEUS CHAMA DE SANTO?
Um homem pode ser bem sucedido sem jamais experimentar a verdadeira santidade. Não se trata de conhecimento, religião, relaizar muitas coisas, moralidade, prazer em ouvir pregadores. Um homem pode ter todas essas coisas e jamais chegar a contemplar o Senhor.
NO QUE CONSISTE, PORTANTO, A SANTIDADE PRÁTICA? Pergunta difícil de responder, importante ressaltar que depois de haver dito tudo, minha exposição, por melhor que seja, será um esboço pobre e imperfeito.
A santidade é o Hábito de ter a mesma mente de Deus à medida que tomamos conhecimento da sua mente, descrita nas escrituras.
Na prática significa concordar com os juízos de Deus, abominando aquilo que Ele abomina, amando aquilo que Ele ama e medindo tudo quanto há neste mundo pelo padrão da sua Palavra. A pessoa mais santa é aquela que em tudo concorda com Deus.
2. Um homem santo se esforçará por evitar todo pecado conhecido, observando cada mandamento revelado.
Terá uma decidida inclinação para Deus, o desejo íntimo de cumprir a sua vontade, um maior temor de desagradar o Senhor do que desagradar o mundo, uma amor a todos os caminhos de Deus. Rm 7:22 “Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus.” Sl 119:128 “Por isso, sigo os teus ensinamentos e detesto todos os caminhos da mentira.”
3. Um homem santo esforçar-se-á por ser semelhante ao Senhor Jesus Cristo.
Não somente viverá a vida de fé em Cristo, extraindo Dele toda a sua paz e forças diárias, mais igualmente esforçar-se-á por ter a mesma mentalidade que Nele havia, afim de ser conforme “à imagem” do Filho. Rm 8:29 ‘Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso“ para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos.”
Ou seja, seu alvo será tolerar e perdoar ou outros, tal como Cristo nos perdoou, ser altruísta como também Cristo foi, andar em amor como Cristo nos amou, ter atitude humilde como Cristo foi. 1João 2:6 “Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.” 1Pedro 2:21 “pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos.”
Feliz é aquele que já aprendeu a fazer de Cristo o seu “tudo” tanto na salvação quanto no exemplo. Muito tempo seria poupado e muito pecado seria evitado, se os homens indagassem de si mesmos, com maior frequência: O que teria dito ou feito Jesus Cristo, se estivesse em meu lugar?
4. Um homem santo seguirá a mansidão, longanimidade, gentiliza, paciência, brandura, controle sobre a própria língua.
Será uma pessoa tardia no falar em defesa dos seus próprios direitos. 2Samuel 16:10 “— Vocês, filhos de Zeruia, não têm nada a ver com isso! — respondeu o rei a Abisai e ao seu irmão Joabe. — Se foi o Senhor Deus quem mandou que este homem me amaldiçoasse, quem tem o direito de perguntar por que é que ele está fazendo isso?” Nm 12:3(Moisés era um homem humilde, o mais humilde do mundo.).”
5. Um homem santo seguirá o autocontrole e a abnegação.
Esforçar-se-á por mortificar os desejos do corpo, crucificando a carne com seus afetos e paixões, controlando seus maus desejos do corpo, crucificando a carne com seus afetos e paixões. Lc21:34 “E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele diapegue vocês de surpresa,” 1Coríntios 9:27 “Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.”
6. Um homem santo seguirá o amor e a fraternidade.
Se empenhará por observar a regra áurea de fazer pelos homens aquilo que gostaria que lhe fizessem e de falar conforme gostaria que os homens lhe falassem. Rm 13:8 “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.”
C) CONCLUSÃO
De fato, a santidade tem pouco valor, se não produzir frutos dessa natureza. Mt 5:47 “Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!”
Uma triste realidade é que muitos crentes tem momentos de confissão pouco frequentes e superficiais. E porque passamos rapidamente pelos momentos de confissão, os pecados ter formado uma barreira entre nós e Deus.
Essas são algumas das características fundamentais da santidade prática. Examinemos a nós mesmos para verificar se estamos familiarizados com elas ou não. Submetamo-nos à prova.
Owen escreveu: Não posso entender como um homem pode ser um crente verdadeiro, se para ele o pecado não é a maior carga, a maior tristeza e o maior motivo de pertubação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more