O PASTOR E A OBRA DE DEUS!

OBREIROS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 31 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Hoje vivemos um período de despadronização das igrejas. A cada dia nasce uma nova denominação com seu estilo proprio e muitas desparecem totalmente com as Escrituras.
Tbm vivemos em dias de pastores atores, artistas, famosos e não são poucos que copiam estes esperando o mesmo sucesso.
COm tudo isso, muitos tem se esqeucido de copiar o maior dos maiores, Jesus Cristo de nazaré, mesmo que não faça sucesso e traga fama, mas glorifica a Deus.
Neste periodo liquido, nada solido que vivemos, vale lembrar o que O Proprio Jesus ensina a um pastor do primeiro século.
Neste texto, Jesus ensina como é o relacionamento do pastor com Ele, os falsos e a igreja!

1. O RELACIONAMENTO DE JESUS E O PASTOR

1.1. FUNÇÃO - JESUS DA UMA NOBRE FUNÇÃO
A função principal do pastor é pregar (ao Anjo - Mensageiro) - 2Tm 4.2 - Piper
1.2. JESUS CUIDA DO PASTOR
A Bíblia ensina que a igreja deve cuidar do pastor.
Não é a igreja que foi dada ao pastor, mas o apstor a Igreja (Jr 23)
2Ts 5.12-13 diz que a igreja deve ter em alta estima o pastor e amá-lo.
Porem quem realmente cuida do pastor é Jesus. (conserva a estrela (1.20) na mão direita (Jesus é conservador hehehe).
1.3. JESUS VE TODAS AS OBRAS E AÇÕES DO PASTOR PARA RECOMPENSÁ-LO.
Jesus sabe de todas as coisas - anda no meio da igreja: não é necessário expor a todos o que faz, importa primeiro que Jesus ve todas as coisas. Jesus não esta as vezes na igreja, mas todos os dias no meio da igreja - Jesus sabe de tudo que esta acontecendo aqui!!
Pastor, Jesus sabe tua luta, dores, sofrimentos, boas obras, intenções, Ele sabe de tudo!
Jesus conhece as obras pessoais do pastor, o trabalho na igreja e a perseverança. (3) ELe sabe até aquilo que vc faz alem do que deveria.
Ele sabe como vc trata e expoe teus lideres, não precisa falar a ele que vc o honra, Deus esta vendo!

2. O RELACIONAMENTO DO PASTOR COM OS FALSOS

2.1. O PASTOR PRESISA SER RESILIENTE
Não suportar os maus
Não devemos manter na igreja os bodes, os homens maus, os pertubadores da igreja, aqueles que fazem o mau para a igreja. resalva, não são aqueles que não gostam de nós, mas os que fazem MAL para a igreja. Cuida pastor, pois nem todos que não te aprovam são bodes, talvez o bode é vc!
Mas nos bodes, cajado na cabeça deles.
Por a prova os falsos
Não devemos acreditar em todos que se nomeiam, que dizem ser, que se intitulam.
Não devemos colocar em nossos pulpitos pessoas que aparecem se nomeando. É necessário prová-los e as ovelhas se submetem, mas os bodes pulam fora. Submetidos a prova, a mentira aparece.
Hoje os crentes tem se tornado muito crédulos, acreditam em qualquer história comovente. As vezes não ajudam irmãos que passam necessidade na igreja, mas acolhem com toda força os desconhecidos.
Assim são pastores, não valorizam seus obreiros, mas dão muito crédito aos estranhos, novatos. Eles precisam ser provados e depois aprovados!!!
ODIAR (6)
Todo pastor deve odiar. Odiar os nicolaitas. Cristãos e pastores perderam a capacidade de odiar e se indignar. Jesus em Mc 3 se indignou e aqui ensina que devemos odiar sim, MAS VAI O SEGREDO, NÃO OS QUE NOS ODEIAM OU ODEIAM A JESUS, MAS OS QUE JESUS ODEIA. Devemos amar quem Ele ama e ODIAR quem e o que Ele odeia.
Se Ele odeia o pecado, vamos amar? Não.
Tbm não devemos amar quem Ele odeia. E quem Ele odeia? Precisamos saber quem sãp os Nicolaitas:
Apocalipse: O Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer O Noivo Elogia a Sua Noiva Pelas Suas Virtudes (vs. 2–3,6)

Os Nicolaítas, (destruidores do povo), pregavam uma nova versão do Cristianismo. Eles pregavam um evangelho liberal, sem exigências e sem proibições. Eles queriam gozar o melhor da igreja e o melhor do mundo. Eles incentivavam os crentes a comer comidas sacrificadas aos ídolos. Eles ensinavam que o sexo antes e fora do casamento não era pecado. Eles acabavam estimulando a imoralidade. Mas a igreja de Éfeso não tolerou a heresia e odiou as obras dos Nicolaítas.

A igreja evangélica brasileira precisa aprender nesse particular com a igreja de Éfeso. As pessoas hoje buscam a experiência e não a verdade. Elas não querem pensar, querem sentir. Elas não querem doutrina, querem as novidades, as revelações, os sonhos e as visões. Elas não querem estudar a Palavra, querem escutar testemunhos eletrizantes. Elas não querem o evangelho da cruz, buscam o evangelho dos milagres. Elas não querem Deus, querem as bênçãos de Deus.

Precisamos odiar estar que odeiam a santidade, a pureza do Evangelho, O Evangelho verdadeiro de Cristo e parar de tolerar estes que banalizam o Evangelho.
Precisamos nos tornar como disse Paulo em Fp 1.6: defensores do Evangelho.
Tem muito cristão que confunde pacifismo com pacificadores. Devemos amar nossos inimigos, mas odiar aqueles que Jesus odeia!!

3. O RELACIONAMENTO DO PASTOR COM A IGREJA

3.1. O PASTOR PRECISA FAZER A OBRA POR AMOR. (4)
Veja que o pastor de Éfeso era um nobre pastor, fazia a obra com maestria. Ele era organizado, doutrinário, firme, dogmático...
Porem, era proficional!
Não havia verdade, piedade, amor, veracidade, paixão, devoção, quebrantamento, arrependimento, humildade e esse é um mal que atinge muitos pastores, são proficionais!!!
Uns pastoreiam uma igreja pensando na outra (adultério ministerial)
Outros procuram outro campo somente pelo dinheiro que pagam - amam a mamom.
Outros lideram para benefícios proprio (priorizam somente os mais ricos da igreja)
Outros se fazem de piedosos, mas o fim é seu bem proprio (2Tm3.5).
2Timóteo 3.5 BEARA
tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Porem, não são impios, lobos (pois haverá lobos que vão dirigir igrejas) apenas deixaram o primeiro amor, deixaram de pastorear pela causa nobre, por amor, por verdade, por amor a JEsus, a maioria por se decepcionar com homens e amar a riquez, mas quem nos chamou foi Jesus e Ele cuidará do pastor, pois o tem e conserva em sua mão.
SOLUÇÃO
Arrependa-se, se humilha, faz uma nova aliança com O Senhor ou renova ela e inicia novamente do ponto de onde caiste, pois não basta odiar os nicolaitas, resistir aos falsos apostolos, resistir aos maus pois o que JEsus quer realemnte de um pastor é o amor a JEsus, a obra, a verdadeira dedicação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more