IGREJA ESSENCIAL (INTRODUÇÃO – pág. 21-28)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Jonathan Leeman:
“(...) oferecer ou encorajar (mesmo com boas intenções) a igreja virtual como uma opção permanente prejudica o discipulado cristão. Isso treina os cristãos a pensar que sua fé é autônoma, e os ensina que podem seguir a Jesus como membros da “família de Deus”, em algum sentido abstrato, sem ensiná-los o que significa ser parte de uma família e fazer sacrifícios por ela.”
Este livro tem como objetivo ajudá-lo a descobrir pela primeira vez por que Deus quer que você tenha como prioridade se REUNIR e se COMPROMETER com a igreja local. Dito de maneira simples: UM CRISTÃO SEM IGREJA É UM CRISTÃO COM PROBLEMAS.
Já passamos há muito do tempo em que poderíamos presumir que até mesmo os crentes em Jesus Cristo mais dedicados ENTENDIAM por que deveriam se envolver com as igrejas.
Portanto, não é como se a COVID-19 tivesse de repente convencido os cristãos de que não precisam da igreja. Milhões já haviam TOMADO ESSA DECISÃO antes mesmo de as reuniões envolverem cadastros online, distanciamento social e máscaras.
A COVID-19, no entanto, acelerou a VASTA TENDÊNCIA de separação entre fé pessoal e religião organizada. E é difícil voltar ao hábito depois que ele foi quebrado por mais um ano. Esse problema não é somente da Igreja. Tente voltar para a academia depois de um bom tempo sem frequentar. Retirada a experiência unificadora do culto semanal conjunto sob o mesmo teto, os laços de afeto se DESFAZEM.
A política pode revelar-se ainda mais DECISIVA. Como os cristãos podem cultuar ao lado de pessoas com prioridades tão diferentes? Claro, os cristãos podem compartilhar as mesmas visões sobre TRINDADE, O BATISMO e até mesmo ESCATOLOGIA. Mas de que adianta isso quando nos sentimos MAIS À VONTADE com nossos aliados políticos que talvez nem mesmo sejam cristãos?
E os pastores? Eles ouviram nossas reclamações. Por que não nos contataram para saber a nosso respeito enquanto estávamos trancados em casa? Como eles gastaram seu tempo durante a pandemia? Os sermões online eram sem graça, isso quando alguém se preocupava em assistir lutando contra a distração de crianças inquietas.
Além disso, ficou mais fácil do que nunca assistir aos sermões online de outros pastores sem sentir culpa e DAR O CANO em nossa própria igreja. Sabíamos que ninguém jamais saberia a diferença, já que não veríamos nossos pastores pessoalmente de qualquer maneira.
E a comodidade? Não há necessidade de acordar cedo no domingo. Não há necessidade de se vestir para o culto. Não há necessidade de procurar vaga para estacionar. Não há necessidade de aturar os bebês de outras pessoas chorando. Não há necessidade de bater papo com gente cuja posição política você repugna. Não há necessidade de abafar um bocejo durante um longo sermão.
EXISTE, ENTÃO, UM FUTURO PARA A IGREJA? A IGREJA VIRTUAL É O FUTURO? SIM PARA A PRIMEIRA PERGUNTA; NÃO PARA A SEGUNDA.
Na verdade, qualquer pessoa que ama a igreja deve aprender a perdoar e ser tolerante com os cristãos. Deus não nos convida à igreja porque é um lugar confortável para encontrar um pouco de encorajamento espiritual. Não, ele nos convida para uma família espiritual de DESAJUSTADOS E REJEITADOS. Ele nos recebe em uma casa que raramente é o queremos, mas é EXATAMENTE o que precisamos.
A pandemia ESGARÇOU nossos relacionamentos e trouxe à tona um pouco da dor e do medo por trás dos rostos felizes. Então, por que REDESCOBRIR a igreja? Então o que acontece exatamente quando você vai à igreja?
Não estamos nos referindo apenas a coisas como o sermão, o louvor e o culto. Estamos falando sobre o que acontece além dos sorrisos, além das canções, além da leitura das Escrituras. Estamos falando sobre os PLANOS E PROPÓSITOS DIVINOS – porque sua igreja é muito mais do que parece ser. É, de fato, a menina dos olhos de Deus, o corpo pelo qual Jesus Cristo deu seu corpo. É ESSENCIAL.
É por isso que Deus usa o mais íntimo dos relacionamentos humanos, O CASAMENTO, para explicar o que está acontecendo em sua igreja. Efésios 5:25-27
Os maridos amam suas esposas dando suas vidas. Da mesma forma, Jesus Cristo – o único Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo, nascido da virgem Maria, crucificado por ordem de Roma, ressuscitado dos mortos no terceiro dia – se ENTREGOU pela Igreja.
Por meio de seu sacrifício na cruz, ele perdoou todos os que abandonam seus pecados e confiam nele. Você pode ser santo porque Jesus deu seu corpo. Assim como você alimenta e cuida de seu corpo, Cristo alimenta e cuida de sua IGREJA. Efésios 5:29
Por isso é difícil imaginar esse MISTÉRIO quando você está sozinho em casa, porque até mesmo os membros estranhos do corpo – e especialmente eles – nos lembram que ninguém se aproxima de Deus senão por PURA GRAÇA. I Coríntios 12:27
Sim, sua igreja é o próprio corpo de Cristo. Se vocês se arrependeram do pecado e creram nas boas – novas da morte e ressurreição de Jesus, TODOS pertencem a Cristo – E UNS AOS OUTROS. Romanos 12:4,5
Você volta à Igreja porque PERTENCE a Deus, porque Cristo DEU seu corpo. E porque deu seu corpo Cristo fez um corpo de crentes de cada tribo, língua, povo e nação. Apocalipse 5:9
Nesse corpo, ninguém é mais importante do que ninguém, porque todos fazem parte dele somente pela graça e somente por meio da fé. Não há PARCIALIDADE pelos ricos nem PREFERÊNCIA pelos importantes. Tiago 2:1-7 e I Coríntios 12:26
Além de tudo isso, sua igreja é onde Cristo diz que está presente de uma maneira única. Ousaríamos até mesmo dizer que sua igreja e a nossa é onde o céu desce à terra – onde nossas orações começam a ser respondidas: VENHA O TEU REINO, FAÇA-SE A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
Related Media
See more
Related Sermons
See more