Abençoados que abençoam

Discursos de Jesus em João  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views

Nosso Senhor é bondoso, generoso e gracioso. São famosos seus convites aos seus ouvintes. Quem não se lembra de seu convite aos cansados e sobrecarregados (Mt 11.28), aos discípulos, para serem pescadores de homens (Mt 4.19)? Nosso texto básico de hoje mostra mais um desses convites graciosos de Jesus: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba."

Notes
Transcript

introdução

Nosso Senhor é bondoso, generoso e gracioso. São famosos seus convites aos seus ouvintes. Quem não se lembra de seu convite aos cansados e sobrecarregados (Mt 11.28), aos discípulos, para serem pescadores de homens (Mt 4.19)? Nosso texto básico de hoje mostra mais um desses convites graciosos de Jesus: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba." Mas o que isso significa? Isso tem alguma relação com a vida da igreja e do cristão? Como o Espírito Santo se encaixa nisso?
jesus participava das festas – Sete eram as festividades judaicas, algumas das quais também são registradas pelos Evangelhos por causa da presença de Jesus. Eram elas:
Pascoa, Pentecoste, Tabernáculos, Festa dos Pães Asmos, Dia da expiação (Yom Kipur), Festa das Trombetas (Rosh Hashaná). Purim - todas apontavam para jesus.
1 – Rios de Água Viva –
Jesus começa com um convite gracioso – Se alguém tem sede...
Jesus é o Siloé, a fonte espiritual. Jesus é aquele que pode satisfazer todos os anseios da alma humana. Ele supre cada aspiração, cada necessidade. A profecia apontava para ele, quando dizia: Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; vinde e comprai vinho e leite, sem dinheiro e sem custo (Is 55.1). É Jesus quem disse à mulher samaritana: Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede […] (Jo 4.14). É Jesus quem convida: […] Quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida (Ap 22.17). Jesus arrogava o poder de ser, para todos os cansados, insatisfeitos e sedentos, o que a pedra ferida no deserto havia sido para o antigo Israel.
2 – A Obra do Espirito
Jesus promete fazer de você uma bênção para outras pessoas (7.38). não somente aqueles que bebem da fonte, Cristo, recebem satisfação eterna em si mesmos, mas, somando a isso, a vida, de uma maneira generosa, é comunicada a outros. O que é abençoado se torna, pela graça soberana de Deus, um canal de bênçãos abundantes para os outros
3 – Opiniões diferentes desde sempre. V. 40-42
Alguns disseram que Jesus era profeta (7.40);
outros afirmaram que ele era o Cristo (7.41);
outros, ainda, questionaram se o Cristo poderia proceder da Galileia, uma vez que devia ser um descendente de Davi (7.41b–43).
Outros, entretanto, queriam prendê-lo (7.44).
Os guardas não conseguiram detê-lo, porque ficaram impactados com suas palavras: Nunca ninguém falou como este homem (7.46). O que eles queriam dizer era: tão divinamente, com tal graça e verdade, e, portanto, de modo tão convincente e efetivo.
Os principais sacerdotes e fariseus, aqueles que tinham maior conhecimento, entretanto, zombaram, dizendo que só a plebe que nada conhece da lei é que estava crendo em Jesus (7.47–49).
Conclusão
Somos muitos privilegiados pelo fato de o Senhor fazer com que rios de agua viva fluam de dentro de nós. Assim, par ticipamos alegremente da expansão de reino de Cristo, sendo instrumentos do Espírito para a realização de sua obra a todas as nações.
Aplicação
Você conhece alguém que tem opiniões diferentes das suas a respeito de Jesus? Creio que sim. Como você tem lidado com elas? Isso lhe causa estranheza? Essas pessoas percebem rios de água viva fluindo de dentro de você?
Related Media
See more
Related Sermons
See more