Abençoados que abençoam
Discursos de Jesus em João • Sermon • Submitted
0 ratings
· 24 viewsNosso Senhor é bondoso, generoso e gracioso. São famosos seus convites aos seus ouvintes. Quem não se lembra de seu convite aos cansados e sobrecarregados (Mt 11.28), aos discípulos, para serem pescadores de homens (Mt 4.19)? Nosso texto básico de hoje mostra mais um desses convites graciosos de Jesus: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba."
Notes
Transcript
introdução
introdução
Nosso Senhor é bondoso, generoso e gracioso. São famosos seus convites aos seus ouvintes. Quem não se lembra de seu convite aos cansados e sobrecarregados (Mt 11.28), aos discípulos, para serem pescadores de homens (Mt 4.19)? Nosso texto básico de hoje mostra mais um desses convites graciosos de Jesus: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba." Mas o que isso significa? Isso tem alguma relação com a vida da igreja e do cristão? Como o Espírito Santo se encaixa nisso?
jesus participava das festas – Sete eram as festividades judaicas, algumas das quais também são registradas pelos Evangelhos por causa da presença de Jesus. Eram elas:
Pascoa, Pentecoste, Tabernáculos, Festa dos Pães Asmos, Dia da expiação (Yom Kipur), Festa das Trombetas (Rosh Hashaná). Purim - todas apontavam para jesus.
1 – Rios de Água Viva –
Jesus começa com um convite gracioso – Se alguém tem sede...
Jesus é o Siloé, a fonte espiritual. Jesus é aquele que pode satisfazer todos os anseios da alma humana. Ele supre cada aspiração, cada necessidade. A profecia apontava para ele, quando dizia: Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; vinde e comprai vinho e leite, sem dinheiro e sem custo (Is 55.1). É Jesus quem disse à mulher samaritana: Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede […] (Jo 4.14). É Jesus quem convida: […] Quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida (Ap 22.17). Jesus arrogava o poder de ser, para todos os cansados, insatisfeitos e sedentos, o que a pedra ferida no deserto havia sido para o antigo Israel.
2 – A Obra do Espirito
Jesus promete fazer de você uma bênção para outras pessoas (7.38). não somente aqueles que bebem da fonte, Cristo, recebem satisfação eterna em si mesmos, mas, somando a isso, a vida, de uma maneira generosa, é comunicada a outros. O que é abençoado se torna, pela graça soberana de Deus, um canal de bênçãos abundantes para os outros
3 – Opiniões diferentes desde sempre. V. 40-42
Alguns disseram que Jesus era profeta (7.40);
outros afirmaram que ele era o Cristo (7.41);
outros, ainda, questionaram se o Cristo poderia proceder da Galileia, uma vez que devia ser um descendente de Davi (7.41b–43).
Outros, entretanto, queriam prendê-lo (7.44).
Os guardas não conseguiram detê-lo, porque ficaram impactados com suas palavras: Nunca ninguém falou como este homem (7.46). O que eles queriam dizer era: tão divinamente, com tal graça e verdade, e, portanto, de modo tão convincente e efetivo.
Os principais sacerdotes e fariseus, aqueles que tinham maior conhecimento, entretanto, zombaram, dizendo que só a plebe que nada conhece da lei é que estava crendo em Jesus (7.47–49).
Conclusão
Somos muitos privilegiados pelo fato de o Senhor fazer com que rios de agua viva fluam de dentro de nós. Assim, par ticipamos alegremente da expansão de reino de Cristo, sendo instrumentos do Espírito para a realização de sua obra a todas as nações.
Aplicação
Você conhece alguém que tem opiniões diferentes das suas a respeito de Jesus? Creio que sim. Como você tem lidado com elas? Isso lhe causa estranheza? Essas pessoas percebem rios de água viva fluindo de dentro de você?