Nossa Nova Vida Identificada com a Cruz
Não Erre o Caminho: um estudo na carta aos Gálatas • Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsPaulo lembra que seu apostolado tem a confirmação dos apóstolos, confronta a hipocrisia de Pedro e ratifica sua identidade com a cruz de Cristo.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
No primeiro capítulo Paulo argumenta a favor do seu apostolado e da mensagem do evangelho.
Estes aspectos estavam sendo questionados por perturbadores na igreja da Galácia.
Paulo alega que aqueles irmãos estavam abandonando rapidamente o verdadeiro evangelho por um outro tipo de mensagem que não era o evangelho.
Então ele diz: sejam amaldiçoados todos aqueles que tentem enganar vocês. Nem que seja um de nós ou até mesmo um anjo que traga uma mensagem diferente do evangelho deve ser aceita.
Paulo continua no capítulo 2 a argumentar contra este movimento que se instalara na Galácia. Vamos acompanhar a leitura...
Paulo Lembra a Comunhão com os Irmãos de Jerusalém, mas não sua dependência.
Paulo Lembra a Comunhão com os Irmãos de Jerusalém, mas não sua dependência.
A história do batismo como passaporte para a salvação...
Paulo busca explicar que nem mesmo em sua ida a Jerusalém foi constrangido a circuncidar o grego Tito.
Muitas vezes dentro da comunidade existem pessoas que tentam manipular a mensagem do verdadeiro evangelho introduzindo ideias que distorcem do evangelho da graça.
Paulo lembra aos Gálatas que não foi persuadido por estas pessoas e que seu evangelho também não dependeu da aprovação dos demais apóstolos.
Na verdade Paulo critica aqueles que pensavam que Deus agiria em baseado na aparência.
No fim aqueles irmãos considerados colunas da nova comunidade estendem a mão sobre Paulo e Barnabé em sinal benção ao seu ministério aos gentios.
Um detalhe que não podemos deixar passar, provavelmente Paulo está em Jerusalém em um período em que a fome tem assolado aquelas comunidades de fé, os líderes lembram a Paulo de não esquecer dos pobres em suas viagens.
Tire a Máscara
Tire a Máscara
Parece que os tumultuadores da igreja da Galácia relataram episódios de uma viajem de Paulo a Antioquia.
Neste encontro Paulo se vê obrigado a confrontar Pedro por seu comportamento destoante.
Paulo o acusa de hipocrisia. A ideia é de uma encenação, o uso de uma máscara para dar realidade a uma peça contada.(lembrar de uma de nossas peças teatrais)
Tentar impor a prática da lei como método de alcançar a nova vida é Cristo é um engano, nossa justificação vem mediante a fé em Cristo Jesus.
Uma Nova Vida
Uma Nova Vida
Não devemos reconstruir aquilo que a graça derrubou, não é que descartamos a Lei, apenas reforçamos que por meio dela não é possível encontrar justificação.
Nossa vida deve estar crucificada em Cristo. Esta é nosso nova identidade é Cristo em nós daqui por diante.
Hoje a vida que vivemos na carne a vivemos pela fé em Cristo.
Conclusão
Conclusão
Esta é uma carta dura e cheia de preocupações de Paulo
Ela alerta como é possível tentarmos viver a graça do evangelho e ao mesmo tempo tentarmos associar a ele práticas legalistas
Como corremos riscos em viver uma vida mascarada
Mas, não nos esqueçamos, o evangelho é a notícia em que Cristo na cruz entregou sua vida por nós, e esta vida que vivemos hoje está identificada com esta vida crucificada.