A GRANDE RIQUEZA DO MISTÉRIO CRISTO EM VÓS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

A GRANDE RIQUEZA DO MISTÉRIO.

CRISTO EM VÓS
COL. 1:24-29.
INTRODUÇÃO
FALAR DO CONTEXTO DA CARTA
UMA OBSERVAÇÃO ANTES DE ENTRARMOS NO TEXTO DE HOJE:
A PARTIR DO V9 PAULO ORA PELA IGREJA DE COLOSSENSES, PAULO SE APEGA AO RELATO DE EPAFRAS PARA CONDUZIR SUA ORAÇÃO, VEJAMOS VERSOS 3, 4 E 5
PAULO TAMBÉM DIZ QUE ESSA PALAVRA CHEGOU A TODO MUNDO E ESTÁ PRODUZINDO FRUTO E CRESCENDO (A IMAGEM DE UMA ARVORE FRUTÍFERA).
NO VERSO 10 DE SUA ORAÇÃO PAULO RETOMA A IMAGEM DE UMA ARVORA NOVAMENTE, PORÉM AGORA ELE ACRESCENTA A PALAVRA CONHECIMENTO:
epignōsis
Os versos 13 e 14 resumem a obra divina da redenção. Os detalhes estão nos versos 15–23.
Verso 13: “que os qualificou…”; Verso 14: “e que nos redimiu…”.
Além disso, notem como as idéias principais dos versos 12–14 – trevas, luz, herança, remissão de pecados – também ocorrem em Atos 26.18,23,
NOSSO TEXTO
V24 - AGORA: nyn - no presente momento.
V22 - AGORA: nyn - no presente momento.
V24 Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós:
Mas “agora” – ele está preso! Isso não contradiz sua enorme e premente tarefa? Porventura não deveria ficar impaciente e infeliz?
Provavelmente os colossenses estavam bastante consternados com esse fato, assim como também os coríntios tinham dificuldade para entender como um “procurador” do “Rei de todos os reis” podia estar a toda hora metido nesses sofrimentos e aflições, açoitado, apedrejado, aprisionado.
Será que nós mesmos não achamos que qualquer empecilho para nosso serviço para o Senhor, em forma de dificuldades e sofrimentos, é um enigma, que pesa sobre nós em relação a outros e muito mais em relação a nós mesmos? O que Paulo fará “agora”?
Eu agora me regozijo nos meus sofrimentos por vocês
Mas, em vez de reclamar, ele se regozija, pois essas provações não comprovam seu apostolado? Lembre-se de Atos 9.16. E o sofrimento em favor de Cristo não se constitui em grande privilégio, também por outras razões?
E sua perseverança em meio aos muitos sofrimentos não fortaleceria a fé dos colossenses, e dos crentes de toda parte? Paulo tem todo direito de dizer “meus sofrimentos por vocês”.
V24b - e o que está faltando nas aflições de Cristo, eu, em seu lugar, estou suprindo em minha carne, por seu corpo, que é a igreja.
Não é como se Paulo estivesse fazendo tudo isso por si mesmo, mas ele está fazendo a sua parte. Os outros crentes fazem a parte deles. Paulo está convencido também do fato de que suas aflições estão sendo suportadas para benefício do glorioso corpo de Cristo, a igreja. Ele sabe que por meio de sua calma perseverança e claro testemunho durante a provação, a igreja será estabelecida na fé.
Na prática, a soma total do sofrimento precisa ser paga antes que o Senhor possa retornar, trazendo o tempo da salvação plena. Agora Paulo amortiza uma parcela dessa culpa no lugar da igreja.
MEUS AMADOS IRMÃOS QUANTAS VEZES NOS PERGUNTAMOS VALE APENA TODO ESSE SOFRIMENTO?
OUTRAS VEZES NOS PERGUNTAMOS SE NOSSA DEDICAÇÃO A IGREJA VALE APENA.
QUERO FAZER OUTRA PERGUNTA PRA VOCÊS A LUZ DE QUE CONSTRUÍMOS ESSAS PERGUNTAS, SE NÃO A LUZ DE NOSSOS INTERESSES PECAMINOSOS.
PAULO COLOCA O SEU SOFRIMENTO COMO ALEGRIA PELA IGREJA.
O V25 PAULO DESENVOLVE A CARTA PARA UMA COMPREENSÃO DOS COLOSSENSES TAMBÉM A RESPEITO DO SEU SOFRIMENTO
V26 Porque existe um “mistério”, “oculto antes das eras e das gerações”. Como deve ser maravilhoso e grandioso o que Deus havia ocultado tanto tempo e tão profundamente! “Agora, todavia, se manifestou aos seus santos.” Isso aconteceu porque “Deus quis anunciá-lo”.
Paulo usa o termo “mistério”, mas não para indicar um ensinamento secreto, rito ou cerimônia, tendo algo a ver com religião, mas oculto das massas e revelado a um grupo exclusivo.
Ao contrário, na literatura paulina um mistério é uma pessoa ou uma verdade que teria permanecido desconhecida, se Deus não a houvesse revelado.
Agora, no entanto, quer dizer, nessa era presente que iniciou com a encarnação, e até mais especificamente com a proclamação do evangelho aos gentios, se manifestou a seus santos, a saber, à totalidade da igreja.
V27 O QUE É OU QUEM É O MISTÉRIO QUE DEUS QUIS DAR A IGREJA?
O mistério é o próprio Cristo, exatamente como em 1 Timóteo 3.16; cf. Efésios 3.3,4,9. É Cristo em todas as suas gloriosas riquezas realmente habitando, pelo seu Espírito, no coração e vida dos gentios.
Cristo em vocês é aqui proclamado como a esperança ou a base sólida para a expectativa da glória escatológica.
O conteúdo desta glória é apresentado no contexto:
“A herança dos santos na luz” (v.12), “a apresentação” da noiva ao esposo (vv.22,28)
VejaMos também Cl 3.4,24; Rm 5.2;.
Enquanto o apóstolo incluía o estado intermediário nesse conceito de glória (2Co 5.1–8; Fp 1.21,23), seu horizonte era a segunda vinda de Cristo e o regozijo eterno.
COMO PODEMOS APLICAR ESSE VERSÍCULO AS NOSSAS VIDAS MEUS AMADOS IRMÃOS?
PODERÍAMOS começar com a pergunta esperança ou engano?
A) Nós vivemos os desejos insatisfeitos;
B) Outros buscam a voz da consciência dentro de si;
C) Existe ainda um argumento do perseverante caráter do eu dentro de mim. Numa linha progressiva, eu já sobrevivi a sucessivos estágios do ser. Eu era um embrião.
Um momento de reflexão é só o que basta para mostrar a fraqueza desse tipo de argumentação em qualquer de suas formas. O anseio persistente pelo ideal na esfera da beleza, da compulsão interior, etc..... etc .......
NESSE VÁCUO ENTRA ESCANCARADAMENTE A TEOLOGIA DO COACH.
QUAL A RESPOSTA: Cristo… a esperança da glória
Paulo proclama a Cristo como a única base sólida para a expectação não apenas da ETERNIDADE, mas da glória futura, escatológica. Além do mais, a evidência que Cristo deu ao mundo de um futuro estado de perfeição não reside apenas em suas palavras e obras, mas reside em si mesmo.
RM 8:11.
V28 O qual nós anunciamos (katangellō)
1. Anunciar amplamente — dar a conhecer abertamente e com ampla distribuição.
Em relação aCristo em vocês, a esperança da glória”, Paulo prossegue: o qual proclamamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem, com toda a sabedoria.
Seja Paulo, Timóteo, ou outro, que proclame o evangelho (cf. 1Co 9.14), o testemunho de Deus (1Co 2.1), ou qualquer outro que for chamado, em qualquer caso, é sempre o próprio Cristo que eles proclamam (e assim também Fp 1.17). Essa proclamação tomou a forma de admoestação e ensino.
ADVERTINDO: noutheteō - 1. admoestar — advertir ou aconselhar em termos do comportamento de alguém.
1 TS 5:12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;
2 TS 3.15 Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.
PODEMOS IMAGINAR O MINISTÉRIO PÚBLICO E PARTICULAR DA PREGAÇÃO DO EVANGELHO.
O apóstolo está bem convencido de que sua pregação fora completa e plenamente suficiente para trazer a sabedoria de Deus aos corações colossenses.  A advertência precede o conhecimento das riquezas do mistério de Cristo.
ENSINAR - didaskō 1. ensinar — conferir habilidades ou conhecimentos
Somente um homem que toma conhecimento da terrível realidade do inferno pode apreciar corretamente a riqueza da salvação em Jesus. Depois de entender a seriedade da advertência, então ele desfruta da glória da sabedoria revelada.
O ensino de Paulo era feito com vistas à admoestação, e essa tinha sua raiz no ensino.
O Cristianismo para Paulo era certamente uma vida, mas uma vida baseada em uma doutrina. E para aqueles – e somente aqueles – que abraçam a Cristo como sendo, pela soberana graça de Deus, Senhor, Salvador e, portanto, Capacitador, ele pode ser também o Exemplo.
O MEIO QUE PAULO USA A PROCLAMAÇÃO É PELA ADMOESTAÇÃO (ACONSELHAR) POR NA MENTE NOUS - AQUI TEMOS O SENTIDO LITERAL DA PALAVRA
AGORA FICA MAIS FÁCIL ENTENDER NOSSA PALAVRA NOUTHESIA:
Noutético vem da palavra de origem grega “nouthesia”, que literalmente significa “o ato de pôr em mente” (formado de nous, “mente”, e tithemi, “pôr”). O termo nouthesia é “o treinamento pela palavra”, quer por incentivo, ou, se necessário, por reprovação ou reclamação.
O aconselhamento Noutético é um tipo de admoestação cujo objetivo é proporcionar orientação para uma vida correta diante de Deus.
A atividade noutética e a sua conjunção com “didaskõ”.
28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando (didaskō) a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
Didaskõ é uma palavra grega e significa “Dar instrução” “ Ensino” (Cl 3.16).
CL 3.16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
A confrontação noutética sempre envolve um problema e pressupõe um obstáculo que tem que ser vencido.
QUAL O OBJETIVO DE TUDO ISSO?
A fim de podermos apresentar todo homem perfeito em Cristo
Naturalmente, “em Cristo” significa a união mais estreita possível com ele, uma união que é trazida pelo Espírito Santo, e que é mantida viva pelo exercício da fé que não é apenas dada por Deus, mas sustentada por ele em cada uma de suas expressões.
MEUS AMADOS IRMÃOS AQUI HÁ UM TRABALHO DE EXAUSTÃO PARA QUE ISSO ACONTEÇA, AQUI NÃO TEMOS UM TOQUE DE MÁGICA
V29 - Paulo prossegue: pelo que labuto, isso é, trabalho duro a ponto de fadiga e exaustão (cf. Gl 4.11; Fp 2.16; 1Tm 4.10)
MEUS AMADOS IRMÃOS QUANTO TRABALHO CUSTA PARA LEVAR UMA PESSOA A SER PERFEITA EM CRISTO?
Trata-se de algo maravilhoso poder realizar um trabalho que leve a resultados eternos. Porém: é verdadeiro trabalho, e não uma brincadeira! Não acontece automaticamente e em segundo plano.
Custa ardente empenho e demanda pleno engajamento, além de uma luta incansável.
Quem de fato se encontra em um trabalho assim com pessoas sabe a que Paulo se refere: “A isso se dirige meu trabalho, que realizo com lutas…
“… segundo sua eficácia que opera em mim com poder.”
Concretizar o mistério de Deus “Cristo em vós”, transformar pessoas de Colossos ou de qualquer outro local em “pessoas perfeitas em Cristo” – nenhum ser humano é capaz disso, nem mesmo alguém como Paulo. Disso somente o próprio Deus é capaz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more