Deus e o Sofrimento [Jó 42.1-6]

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Captação

Surfista Bethany Hamilton – perde o braço e testemunha

Posso abraçar mais pessoas com um braço hoje do que poderia com os dois

Introdução

Jesus prometeu apenas duas coisas aos seus seguidores, a vida eterna e perseguição! Nos nossos dias mais cedo ou mais tarde passaremos por privações sofrimentos ou coisas do gênero, mas porque será que hoje na igreja nós não sabemos lidar com isso? A prosperidade é sinônimo de integridade? E o inverso é verdadeiro?

Contexto

Encorajar a dependência em YHWH como o Deus que é inescrutável e justo em seu trato soberano com suas criaturas.”
Deus é tão soberano que ele permite o sofrimento a quem não “merece” e não precisa dar explicações a sua justiça é inerente a sua pessoa.
Jó vivia no período dos patriarcas, era um homem exemplar em sua sociedade, oferecia sacrifícios em favor dos filhos e era fiel a Deus (1.8) a ponto de Deus quando falou com Satanás usar este como exemplo e Satanás da a ideia de que Deus estava comprando a fidelidade humana com as bençãos materiais. (1.10)
Deus mostra que não era verdade e que de fato Jó era temente a Deus e sua fidelidade é incondicional, por diversas vezes ele mostra a sua confiança em Deus mesmo em meio ao sofrimento (13.15; 19.25 – 27). Ele se mantém firme mesmo quando todos os que ele ajudou ou estiveram perto dele o abandonam (19.13 – 20), Deus afastou todos dele e este se sente sozinho
Ele era fiel e tinha essa convicção várias vezes ele defende a sua inocência em meio a tantos ataques (23.10 – 12)
Apesar dessa fidelidade ele só pode dizer que conhecia a Deus de fato de experimentar e não de ouvir falar quando passou por tudo isso até lá ele só conhecia a Deus de longe!

Transição

Jó havia passado por muitas crises não só com as perdas mas a oposição de sua esposa e de seus amigos que de forma insistente colocam a sua fidelidade em cheque mesmo assim ele se manteve firme até o fim e a sua fidelidade foi reafirmada por Deus agora na sua presença não mais no reino espiritual quando houve diálogos que ele não poderia ver, mas dessa vez foi ao seu alcance!

A fidelidade de Jó não depende das bençãos (livro todo)

Ilustração

Bethani não estava vivendo em pecado e mesmo assim foi atingida por tamanho sofrimento.

Deus não precisa falar o porquê do sofrimento ele é Deus (3)

Jó ainda não sabe exatamente o que aconteceu e Deus nem sequer explica que era para a sua glória e uma grande vitória no céu, mas Jó percebe a magnitude da situação é Deus quem está no controle o homem não é nada e Deus não precisa justificar o por quê ele permite (causa) um dano ou sofrimento, Jó percebe isso e ve o quanto ele se enganou.
Deus respondeu ao clamor de Jó, mas não da forma como este desejava.

Ilustração

Se questiona do porquê ter acontecido isso com ela, mas numa viagem missionaria percebe não o por que mas para que.

O sofrimento desenvolve o relacionamento com Deus quando reagido da forma correta (5)

Jó percebe o quão Deus é grande e ele pequeno, percebe que não poderia nem sequer responder a Deus mediante a situação ele se ve em uma das situações mais bonitas, com uma boa teologia e bençãos ele conhecia a Deus de ouvir falar e assim era um homem fiel, mas agora após passar pelo sofrimento mantendo a sua fidelidade e confiança no seu redentor ele conhece Deus por ver (no sentido traslato como afirma shokel de experimentar)
A experiencia de Jó com Deus mudou completamente após o seu sofrimento, Deus não permitiu o sofrimento por causa de um briguinha com Diabo, mas para desenvolver o seu relacionamento com Jó que já era considerado o mais fiel da terra.

Ilustração

Se torna um referencial a pessoas que perderam partes do corpo e testemunha do amor de Cristo mesmo eDepenm sua situação em rede nacional

A humildade e confiança são as reações corretas mediante ao sofrimento (6)

Podemos ver que jó teve a reação correta ao perceber quem ele era e quem é Deus a sua reação foi de submissão, humildade e confiança

Ilustração

Percebe que Deus permitiu isso mas ele tinha um proposito que ela não conhecia.

Princípios Eternos

Troque o questionamento das circunstâncias pela adoração por quem Deus é.
Compreenda seu papel e o tamanho de Deus
Olhe para que Deus é e confie independente da circunstância
Preciso reagir da forma correta aos problemas por mais que eles sejam grandes, Deus é bom e é gracioso.
Seja submisso, humildade e confiança em meio aos problemas da vida
Gaste mais energia confiando em Deus do que buscando respostas que talvez nunca encontrará

Conclusão:

O crente não precisa saber o por que sofre se souber quem o conduz ao longo da estrada (COP)
Ao ser perguntada se gostaria de voltar ao tempo e não ter surfado naquele dia, ela responde que não pois aprendeu as lições mais importantes da sua vida e que agora podia abraçar mais pessoas com um braço do que jamais pudera com os dois.

A Reação Adequada ao Sofrimento não Compreendido nos Aproxima de Deus

Desafio

Dependa de Deus em meio a um sofrimento não compreendido
Ore pra que Deus gere essa dependência
Related Media
See more
Related Sermons
See more