A Supremacia de Cristo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
Colossenses 1.13–23 (RA)
13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. 21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, 22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, 23 se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
INTRODUÇÃO
É impossível ter tudo? Jesus é tudo o que importa!
Este livro é sobre Jesus, a vida inteira e tudo que a cerca aponta para Ele!
Eu acredito no cristianismo como acredito que o Sol (existe) nasce todo dia. Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor. (C. S Lewis)
Domínios: Trevas x Luz/ Reino - A propriedade.

1849 εξουσια exousia

de 1832 (no sentido de abilidade); TDNT - 2:562,238; n f

1) poder de escolher, liberdade de fazer como se quer

1a) licença ou permissão

Porque Jesus é tudo, a plenitude de tudo o que existe?
1. O PRINCÍPIO
Colossenses 1.15 (NVI)
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,
Tudo o que eu vejo ou mesmo o que não vejo, foi criado a partir de Jesus: Ele foi a régua usada por Deus para trazer tudo a existência.
O Primogênito da Criação: O ponto de partida - Precede a todos em tempo, lugar, grau ou importância!
A.: Com o que ou quem começamos fazer o que fazemos, planejar o que planejamos, gastar o dinheiro que temos, estudar, casar, trabalhar?
2. O PORQUÊ E O PARA QUÊ
Colossenses 1.16 (RA)
pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Tudo criado por Ele, O propósito e o "Porquê" pelo qual toda criatura existe: "Glória a Deus"
Propósito especial: Habilidade + Necessidade
Ils.: Quando nossos pais nos mandavam fazer o que não gostávamos, com o tempo aprendemos a gostar. Quando fazemos algo que não apenas gostamos, mas temos habilidade (Dom) e unimos isso a uma necessidade no mundo: temos aí o nosso propósito "especial".
3. O SENTIDO
Colossenses 1.17 (NVI)
Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.
Ils.: Ninguém caminha (na Rua, na Floresta) sem saber aonde quer ir, sem direção.
A.: Direção: Se o "porquê" é o lugar que eu chego, a direção é como chegar lá! Jesus é o caminho: A palavra caminho na bíblia - Os processos diários de Deus.
Somente o Eterno pode levar você ao verdadeiro sentido!
4. A CABEÇA DA IGREJA
Colossenses 1.18 (NVI)
Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.
A centralidade de Cristo na Igreja - A igreja de Laodiceia:
Apocalipse 3.20 (NAA)
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
A igreja precisa espelhar Cristo, viver, ver e fazer através dele!
A.: A Igreja e seu conteúdo, a irmandade e a comunhão precisam ser importante para mim: congregar, participar proativamente.
5. A CONVERGÊNCIA
Colossenses 1.19–20 (NTLH)
Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus.Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.
Assim como todos os rios convergem para o mar, tudo na nossa vida precisa convergir, "desaguar", encontrar seu auge em Cristo:
Eclesiastes 12.7 (RA)
e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
A.: A reconciliação da vida: Como encontrar plenitude no fazer da vida? Veja através da plenitude!
DESAFIOS
Jesus é o princípio, o porquê e o para quê, o sentido, a cabeça da igreja, a convergência de todas as coisas: Jesus é tudo!
O que implica saber essas coisas?
Comece as coisas, decida a partir de Jesus!
O nosso jeito tem que ser movido pelo propósito: Dar glória a Deus, Ser a imagem de Jesus e formar essa mesma imagem nos outros!
Nosso caminhar são processos, são espinhosos muitas vezes, porém nos conduz ao crescimento.
A igreja deve ser importante para mim, não por ser uma produtora de conteúdo ou entretenimento, mas porque nela e através dela Jesus manifesta sua presença, poder e propósito no mundo!
Percebo que quando estou em comunhão com Cristo, consigo reconciliar todas as coisas com a vontade de Deus, fazendo tudo em gratidão a Deus!
_____________
Ministrado Promessa Adhemar 19/03/21
Related Media
See more
Related Sermons
See more