SALMOS 46
Sermon • Submitted
0 ratings
· 55 viewsNotes
Transcript
Esta semana eu estava com uma pessoa que, ao receber um telefonema, usou uma frase recorrente nos nossos dias. Ela disse: “Estou bem! Na correria, mas estou bem!” A informação passada no início da conversa é que o assunto deveria ser tratado rápido, pois a correria estava grande.
Quantas vezes você já usou essa frase? Quantas vezes você ficou impaciente diante do elevador, apertando várias vezes o botão? Ou na escada rolante você caminhou para acelerar a subida? Tudo isso são sintomas do SÍNDROME DA PRESSA que afeta milhões de brasileiros. E torna-se um problema maior quando gera estresse, impaciência, ansiedade e uma agitação que nos consome, atrapalhando nosso relacionamento com o próximo e também com Deus, pois queremos as coisas acontecendo no tempo determinado por nós, e não por Ele. É um problema crônico, que precisa ser tratado.
O texto que lemos traz uma ordem que agride nossos ouvidos agitados, mas precisa ser obedecida: “AQUIETAI-VOS”. Em bom português é “fica quieto”, “sossegue”.
Essa ordem nos incomoda tanto que o sagrado livro traz outra ordem imediata, que mostra a razão para obedecermos a primeira de nos aquietarmos: “sabei". Essa palavra aponta para um conhecimento profundo, intenso, inclusive usado para traduzir a intimidade de um homem e de uma mulher. Internalize esse conhecimento importante e transformador: “Eu sou Deus”. “Sou exaltado”, estou no alto. Acima de tudo, acima de todos, entronizado, soberano, governando. AQUIETAI-VOS, EU SOU DEUS E CONTINUAREI A SER DEUS.
Esse Salmos nos mostra razões fortes para aquietarmos em meio às nossas agitações:
1 - Deus é nosso refúgio. Temos um refúgio certo. Mais de 3 milhões de Ucranianos buscaram refúgio em outros países. Os refugiados buscam acolhimento, tranquilidade e paz. Deus é tudo isso para nós. Ele é o nosso refúgio!
2 - Deus é a nossa fortaleza. Estruturas extremamente fortes e seguras, levantadas para a guerra defensiva. Existiam as fortalezas permanentes, com materiais duradouros, e as fortalezas de campanha, levantadas no campo de batalha com materiais locais, sem muito preparo, mas que atendiam demais na peleja. Deus é nossa fortaleza permanente, perene, nos protegendo do mal. E quando estamos no meio da batalha, Ele se apresenta ali, como as de campanha, e nos atende em nossas dificuldades. AQUIETAI-VOS. REFÚGIO E FORTALEZA é nosso Senhor.
3 - Deus é o nosso socorro. Ele é a resposta que chega quando clamamos. Precisa de socorro? Clame em oração, busque, bata. “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.
AQUIETAI-VOS. REFÚGIO E FORTALEZA E SOCORRO é o nosso Senhor. (v. 2,3). Ainda que um tsunami de problemas invada nossa vida, “há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus” e “Deus está nesta cidade”. Po mais agitado que esteja nossa vida, há um rio que corre do trono de Deus, que nos diz com sua calmaria: AQUIETAI-VOS. V9.
Como você está? Certamente você continuará me respondendo como o rapaz do telefonema que me referi no início: “na correria”. Não vamos parar de correr, mas espero em Deus que você responda assim a partir de hoje: “NA CORRERIA, MAS COM A ALMA DESCANSADA NO DEUS QUE É REFÚGIO, FORTALEZA E SOCORRO”.
