O amor a uma vida a curto prazo (1Jo 2:15-17)
Sermon • Submitted
0 ratings
· 52 viewsNotes
Transcript
1João 2.15–17 (NAA)
15 Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Já viram como funcionam as propagandas da internet? Google, Youtube, Facebook, Instagram… Qualquer coisa que a gente pesquisa na internet, hoje, pode ser usado numa publicidade para tentar nos vender algo relacionado ao que pesquisamos.
E tome cuidado, se você tem o Google Assistente instalado, até mesmo o que você fala pode ser captado e no mesmo dia aparece uma propaganda sobre o que disse (comentar sobre o que aconteceu conosco).
Tudo isso acontece porque eles sabem que o ser humano é atraído pelo que vê. O mundo é um lugar cheio de armadilhas. O McDonald’s até coloca no seu slogan “Amo muito tudo isso”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO
Amor é um conceito muito importante para nós. Este é o tema principal da 1ª carta de João. Antes dos versículos que lemos, a partir do v. 7 até o 11 ele fala sobre o amor fraternal, o amor que precisamos demonstrar a todos ao nosso redor. Falamos anteriormente que aquele que conhece a Deus anda na luz e não nas trevas, aquele que conhece a Deus confessa seus pecados e é perdoado por Deus.
João escreve esta carta a um público que acredita que Jesus não existiu em carne, que era apenas um fantasma ou como um espírito que desceu em Jesus no batismo e saiu antes da crucificação. Se fosse como eles pensavam, o amor de Deus não teria sido demonstrado da maneira que foi. João procura, então, refutar todos estes conceitos errados sobre Jesus e sobre o Evangelho.
O amor a que João se refere, ao longo do capítulo 2, é um amor que cria vínculos, estabelece uma comunhão íntima, se dá por meio de devoção, lealdade. Quem ama, se doa, se inclina para aquilo ou aquele que ama. Podemos dizer que é o resumo da Lei, que é citado em:
Lucas 10.27 (NAA)
27 A isto ele respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todas as suas forças e todo o seu entendimento.” E: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”
A partir do v. 15, é falado sobre o amor ao mundo e o que há no mundo, que, quem se dedica às coisas do mundo mais do que a Deus, agindo pelos próprios instintos do homem pecador. O que o mundo oferece em nada está relacionado ao que é de Deus, muito pelo contrário! São duas coisas extremamente opostas.
Galera, o tema que quero tratar com vocês nesta noite é sobre a maneira como as pessoas deste mundo dedicam as suas vidas somente ao “agora”.
PROPOSIÇÃO: O AMOR A UMA VIDA A CURTO PRAZO
Dobradiça: Esta vida a curto prazo se refere aos pecados com que as pessoas amam se entregar. Podemos observar que os pecados desta vida passageira ocorrem de duas maneiras:
1. SURGEM NO CORAÇÃO
1. SURGEM NO CORAÇÃO
1João 2.16 (NAA)
16 Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne... — não procede do Pai, mas procede do mundo.
Explicação 1: A versão Revista e Atualizada coloca como “concupiscências”, a Nova Versão Internacional (NVI) traz como cobiça, o que é ainda mais forte e pesado. O alerta de João é para todos os que já tiveram um encontro com Cristo mas continuam flertando com ideias contrárias.
O primeiro alerta de João é para os desejos (concupiscências, cobiça) da carne. E o que, exatamente, caracteriza isto? Primeiramente, é importante identificar como um pecado interno, surge no interior do coração. Estes desejos tão totalmente explícitos, pois fazem com que a pessoa quebre o décimo mandamento: “Não cobiçarás”.
Este pecado começa no pensamento, no desejo de conquistar aquilo que se deseja, como Tiago explica em sua carta:
15 Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
É por isso, também, que Paulo orienta aos gálatas que busquem viver no Espírito:
16 Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem.
1João 2.16 (NAA)
16 Porque tudo o que há no mundo — ...os desejos dos olhos... — não procede do Pai, mas procede do mundo.
Explicação 2: Esta cobiça começa com aquilo que nós olhamos e que vai para o coração. A luxúria, por exemplo, leva o homem ou a mulher a uma atração sexual, em que apenas o olhar para outro homem ou outra mulher com intenções impuras já é considerado adultério, Jesus já havia alertado Seus discípulos no Sermão do Monte.
Aplicação: Talvez nenhum de nós aqui já tenha caído no segundo desejo ou cobiça, mas no primeiro com certeza, pois ele caracteriza os pecados em geral.
Cair no pecado não é algo que acontece de uma hora pra outra, mas é algo que é construído e alimentado no coração. Um homem ou uma mulher que cai no adultério não decide isso na hora, é algo que vai sendo alimentado com a foto no Instagram que chamou a atenção. Começa com um olhar inocente uma vez, se desperta interesse, o segundo e o terceiro olhar já podem não ser tão inocentes. É algo gradativo, do olhar, vai pra algumas curtidas, depois pras conversas, quando vê, já tá marcando encontro com a outra pessoa.
Sem falar dos golpes praticados por bandidos… conheço um rapaz solteiro, muito crente, diácono da igreja, mas que caiu no erro de olhar fotos que não convém… entrou em contato com a pessoa, pediu mais fotos e mandou fotos íntimas suas. Caiu no golpe, ele não estava falando com uma mulher, mas com uma quadrilha do Rio Grande do Sul que mandou pra ele um documento que seria uma denúncia de pedofilia, pois ele estaria supostamente se envolvendo com uma menor de idade. O documento era falso, claro, e eles o subornaram a mandar pra quadrilha um valor de 20 mil reais. Era o dinheiro que o rapaz guardava há anos pra comprar uma casa. Foi só depois disso, no desespero, que os pais descobriram e chamaram o pastor pra ajudar.
Contei essa história pra te fazer pensar nas consequências que podem surgir de alguém que age sem pensar e faz dos desejos dos olhos e da carne uma maneira de se satisfazer. Cuide daquilo que seus olhos veem e sua carne deseja, pois pode te levar a uma vida destruída.
Jovens caem no vício das drogas ou da bebida, às vezes, por curiosidade, por influência de amigos, por causa de artistas que usam… E como tem artista se drogando hoje em dia! Parece que, se não for usuário de nada, não é aceito no ramo da música, por exemplo. Sempre parece que quem usa é alguém bem sucedido, com muitos amigos e poder, reconhecimento. As propagandas despertam o interesse mostrando que quem bebe ou fuma é uma pessoa legal, é gente boa, é descolada. Não se engane! Quem entra por este caminho, pra voltar e ser resgatado o caminho é muito difícil!
Mas não se esqueça das coisas sutis que olha e deseja e que ocupam seu coração. O consumismo sempre vai agradar os olhos, a ideia é convencer pela facilidade, pelo gosto, pelo resultado. Muitas vezes, a gente compra ou consome algo que não precisava, com um dinheiro que não tem! Não caia na armadilha, isso pode te distanciar do Senhor. Se te afasta de Deus, então não é bênção!
Dobradiça: Além de surgirem internamente, no coração, os pecados desta vida levada a curto prazo:
2. SE MANIFESTAM EXTERNAMENTE
2. SE MANIFESTAM EXTERNAMENTE
1João 2.16 (NAA)
16 Porque tudo o que há no mundo — …a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo.
Explicação: A soberba da vida é a vaidade, é o desejo de deleitar-se nas conquistas sem se importar com as consequências de quando isso distancia de Deus, é procurar causar inveja nos outros. É ser arrogante, orgulhoso, ter um amor cego ao que os olhos veem.
Aplicação: Lembre-se que o pecado começa no pensamento. Começa no olhar e na imaginação do que pode acontecer se tivermos o que desejamos.
O carro que você sonha em ter, e quando conquista, se dedica mais ao carro do que à família, te faz brigar com a família por causa de uma sujeirinha no carro, por exemplo, se você cuida mais do seu carro do que se importa com seus familiares, o carro se tornou um ídolo. Se seu sonho é chegar na casa de um parente ou amigo, ou chegar na igreja, para exibir o novo carro a todos, está pecando pelo orgulho, e também faz com que o outro peque com a cobiça que já falamos.
Se você sonha, talvez, com uma casa na praia, mas imagina apenas para ficar o tempo todo lá, quando você conquista, é possível que isso te torne preguiçoso e se afaste de todos, se do convívio e da comunhão da igreja. Talvez seu sonho seja uma viagem pra Europa, ou então morar lá, e quando consegue, fica ostentando e esbanjando tudo o que tem, isso não te fará bem.
Se gasta todo o seu dinheiro, logo vai ficar igual o filho pródigo. Gastou tudo o que tinha e não dedicou a Deus. Lembrando que o nosso dinheiro também é uma maneira de louvarmos a Deus, quando ofertamos na igreja, dizimamos, estamos sustentando este ministério para que ele continue e seja relevante na cidade. Mas não só na igreja, também pode ajudar aquele que passa necessidade, seja com dinheiro, seja com alimentos ou outra coisa que precise.
Cuidado com a avareza, é o outro extremo a quem gasta tudo, é aquele que guarda tudo para si, acumula riquezas, sendo que o dinheiro é para ser usado e não acumulado. Quando somos avarentos, fazemos do dinheiro um ídolo.
10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.
O problema não é o dinheiro, mas o amor ao dinheiro. Quando é usado para o bem, é bênção, mas se usado para o mal, traz grandes tragédias. Um dos motivos de termos uma guerra, hoje, é o dinheiro. E como isso nos influencia! Empresas, para não perderem patrocínio e reputação, cancelaram suas atividades na Rússia, e muitas pessoas estão sendo prejudicadas. Putin, na sua busca por poder, está cada vez mais se distanciando do Ocidente e acusando os protestantes russos de estarem apoiando os países ocidentais.
Em essência, tudo o que temos pode se tornar um ídolo, pode ser colocado acima de Deus, e isso traz consequências. Isso pode nos derrubar. Cuide para não idolatrar aquilo que tem ou que deseja ter um dia.
PONTE CRISTOCÊNTRICA
17 Ora, o mundo passa, bem como os seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
O único que conseguiu fazer a vontade de Deus, de maneira perfeita e resistiu a todas as tentações foi Jesus. Vemos isso na tentação do deserto. Ele foi tentado a transformar pedra em pão para se alimentar, estando em jejum, foi tentado a se prostrar aos pés do Diabo e teria todos os reinos do mundo, foi tentado a se jogar do lugar mais alto do templo porque os anjos o salvariam da queda. Ele foi firme, pois sabia Seu propósito e Sua identidade.
Quando buscamos a Jesus, resistimos às tentações, e a promessa do apóstolo João é que Deus permanece com aquele que faz Sua santa vontade, ou seja, aquele que está em Cristo. Quando surgirem pensamentos e desejos que não vem de Deus, ore e busque a direção. Ele te fará resistir e vencer!
CONCLUSÃO
Não estou aqui pra te condenar. Cristo já sofreu a condenação no seu lugar!
Esta mensagem é um alerta a tudo o que pode te destruir. Propagandas podem chamar a atenção dos nossos olhos, mas precisamos ter sabedoria com tudo o que não nos é necessário. Não sou contra você fazer compras, não, tá?
Quero apenas te fazer refletir sobre o que consome seu coração, quais são as suas motivações e para onde ou o que você tem olhado.
23 De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
19 — Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. 21 Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração. 22 — Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; 23 se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!
Semana retrasada falamos sobre andar na luz de Deus. Com Ele, nossos olhos sempre serão luz! Que o nosso tesouro e a nossa vida estejam sempre diante da presença de Deus!
Que Jesus abençoe grandemente a sua vida e te capacite a cada dia a viver inteiramente para Ele! Abaixe sua cabeça, quero orar por você.