A oração que Jesus ensinou
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Pai nosso
Pai nosso
Mateus 6. 5 - 15 “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! Porque, se perdoard…”
Versão bíblia mensagem.
esplanar
Neste trecho nos mostra um desmascaramento daquela flagrante hipocrisia, mas que não tem vinculação alguma conosco. porém, isso é perder de vista toda significação desse ensino de Jesus, a saber, o desmascaramento devastador dos terríveis efeitos do pecado sobre a alma humana, e, especialmente, o pecado na forma de egoismo e orgulho. Nisso consiste o ensino de Jesus.
pecado quando afastado do Senhor. esplanar.
“O pecado é algo tão terrível que conforme o Senhor o desmascarou, não somentenos seguirá até ás portas do céu, mas tambeém - se isso fosse possível - até o próprio céu.
Sermão do monte pg. 448.
Vãs repetições ; Deus não se deixa imprecionar com o volume de palavras.
O pai nosso:
O modelo de oração ordena aos cristãos que orem e ensina como fazê-lo. A oração modelo contém 6 pedidos divididos em 2 grupos. Os três primeiros falam da santidade e dos propósitos de Deus; o segundo grupo é formado por três pedidos pessoais. Todos são validos mas a honra e o reino de Deusdevem ser prioritários.
Santificado seja seu nome
Todos deveríamos ser conhecidos pela nossa consumidora paixão para que o mundo inteiro viesse a conhecer ao Senhor Deus dessa forma.
Em Salmos 34.3 o salmista convida a todos aa se unirem a ele no engrandecimento do Senhor. Que estranha ideia ! Diz ele: “ Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome”. A primeira vista parece bastante ridículo. Deus é o eterno, o autoexistente, absoluto e perfeito em todos os seus atributos ou qualidades. Como homens fracos e imperfeitos como nós poderíamos engrandecer-lhe? Como poderíamos fazer Deus tornar-se maior e maior (pois, é este o significado da palavra “engrandecer”) ? Comopoderíamos exaltar o nome que já é exaltado acima de todo e qualquer nome? Tudo isso parece ridículo e absurdo. Não obstante, como é lógico, se ao menos percebêssemos o sentido com o qual o salmista se utilizou da ideia, veríamos exatamente o que ele quis dizer. Realmente, ele não quis dizer-nos que podemos acrescentar alguma coisa à grandeza de Deus, porquanto isso é simplesmente impossível; mas quis dizer que o seu interesse era que a grandeza de Deustransparecesse cada vez mais intensamente entre os homens.
Esse é o significado dessa primeira petição. Ela aponta para um ardente desejo para que o mundo inteiro se proste diante de Deus, em adoração à sua pessoa, em reverência, em louvor, em honra prestada e em ação de graça.
Se quisermosconhecer a Deus e ser abençoados por Ele, precisamos começar as nossas orações pela adoração à Sua pessoa. precisamos orar, dizendo: “santificado seja o teu nome”, disendo-Lhe que, antes de mensionar-mos quaLquer preocupação conosco, o nosso mais profundo anelo é que Ele seja conhecido entre os homens. Aproximemo-nos de Deus “ com rwverência e santo temor; porque o nosso Deus éfogo consumidor” (Hebreus 12:28-29).
Venha o teu reino:
Deveriamos ser impulsionados por um profuno desejo de que o reino de Deuschegasse até aos corações dos homens. Nosso desejo deveria ser que esse reino viesse a torna-sev realidadeviva em nossos próprios corações; porquanto é na medida em que O adoramos, que rendemos a Ele as nossas vidas, que somos conduxidos por Ele que seu reino vem aos nossos corações. Também deveríamos ansiar por ver esse reino chegar às vidas e aos corações de outros homens e mulheres. Quando oramos : “venha o teu reino”, estamos orando pelo sucesso do Evangelho, em sua amplitude s poder; estamos orando pela conversão de homens e mulheres; estamos orando para que o reino de Deus tome conta da Europa, das Americas, da Ásia, da África e da oceania, ou seja do mundo inteiro. “Venha o teu reino” é uma oração missionária toda-inclusiva.
Entretanto, a ideia aqui envolvida vai mais longe ainda que isso. Trata-se de uma oração que indica que estamos”…esperando e apressando a vinda do dia de Deus...” ( II Pedro 3:12).
Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu...
Não precisa de explicação. É uma espécie de consequência e conclusão lógicas da 2ª petição, a qual, por sua vez, é uma conclusão lógica da 1ª. O resultado da vinda de o reino de Deus entre os homens se será o cumprimento davontade do Senhor entre os homens.
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. E perdoa noissas dividas, assim como perdoamos aos nossos devedores. e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do maL.
todos os aspectos da nossa vida podem ser contemplados dentro desta 3 petições, e é justamente poor isso que essa oração é tão admiravel. Em tão pequeno espaço, nosso Senhore cobriu a vida inteira de um crente. Nossas necessidades físicas, nossas necessidades mentais, e, naturalmente, nossas necessidades espirituais estão aqui incluidas. O corpo não foi esquecido, a alma também não foi omitida, e, por semelhante modo, o espírito. isso envolve tudo que há no ser humano - corpo, alma e espírito.
Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. O que poderia alguém dizer, após ter-se defrontado com uma oração magnifica como essa, após ter lido tais palavras? Deve haver uma espécie de ação de graças final deve haver alguma forma dew doxologia. Quando consideramos as nossas necessidades, e também o quanto dependemos dEle e nossas relações com Ele, não podemos parar, dizendo: “livra-nos do mal”.
Precisamos terminar nossa oração conforme havíamos começado, isto é, louvando ao Senhor.