Deus como rei do Universo que criou todas as coisas e o ser humano - Gn 1.26-2.3
Série Gênesis • Sermon • Submitted
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” v.31
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” v.31
O capítulo 1 todo de gênesis nos mostra que temos um Deus como Rei soberano do Universo. O que quero dizer é que o Capítulo 1 todo tem como ideia central uma interpretação “Teocêntrica” - Ou seja, Deus é o centro de tudo! Relembremos - Ele começa com Deus v.1 “No princípio, criou Deus os céus e a terra”, isto é, todo Universo. O Versículo 2 apresenta o Espírito Santo que pairava por sobre as águas. Em seguida lemos 10 vezes “Disse Deus” - “E assim se fez”, e sete vezes, que “viu Deus que era bom/muito bom.” Deus abençoou os animais, em seguida o ser humano, e depois o sétimo dia 1.22,28,2.3. E, finalmente Deus descansou de toda a sua obra, que como Criador fizera. PORTANTO, o que quero dizer: Deus é retrato como Rei supremo! Ele fala e se faz, ele traz ordem ao caos, dá nome ao Dia, a noite, aos céus, a terra e ao mar. O objetivo do texto é ensinar algo: “Pelo poder da sua Palavra, o Rei do Universo criou a terra e o seu reino” -
Novamente, imagine que Israel tenha ouvido esse relato quando estava no exílio da Babilônia. O poderoso exército babilônio havia devastado o pequeno país, matado muitas pessoas e levado outros para o exílio. Eles tinham incendiado o templo, destruído a cidade de Jerusalém e escravizado o povo. Parecia que o Deus de Israel não era páreo para os “deuses babilônicos”.
Ainda ler isso hoje, faz diferença para nossos problemas!
Ser humano é a coroa de toda criação - v.26
Ser humano é a coroa de toda criação - v.26
No sexto dia - Deus criou os animais terrestres e então parece que estamos chegando no “apogeo” da criação - “E Deus disse - façamos o homem (ser humano) a nossa imagem e semelhança.
Como disse na semana passada, um rei antigo podia colocar imagens de si mesmo, estátuas, nas províncias longiquas e essas imagens do rei diziam a todos que essas provincias eram parte do seu Reino.
Deus fez os seres humanos à sua imagem e os colocou sobre a terra. Em outras palavras o mundo em que vivemos é domínio de Deus. Como imagens de Deus, nós representamos Deus na terra. Podemos cuidar de toda criação de Deus! Esse é o plano original de Deus para o seu reino, para os seres humanos e o relacionamento com Ele. Ver Salmo 8.
O ser humano recebeu alta honra para governar sobre a criação v. 26-27
O ser humano recebeu alta honra para governar sobre a criação v. 26-27
No sexto dia, Deus cria os animais terrestres segundo a sua espécie e cria o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, abençoando-os com mandato cultural, social e espiritual.
Deus cria os animais terrestres segundo a sua espécie. Aqui, a criação dos animais é descrita com a palavra “fazer”, asah. Deus não cria sem critério, mas, assim como na criação das plantas, também agora a terra participa da criação dos animais.
Mas, com o ser humano é diferente - Deus cria o homem e a mulher à sua imagem e semelhança.
O haja impessoal (ou seus equivalentes) dos sete atos criativos anteriores é substituído pelo “façamos” pessoal.41 No versículo 26, Deus disse: “Façamos” (asah) e, no versículo 27, Deus “criou” (barah). Afinal, Deus fez (asah) ou criou (barah) o ser humano? A resposta é ambos. Adão foi trazido à existência daquilo que Deus já havia criado: o pó da terra. Mas o ser humano passou a ser alma vivente (2.7) não de algo que já existia, mas pelo fôlego de vida que Deus soprou em suas narinas.42
Vocês conseguem ver o quão bom Deus foi para com o ser humano?