Como orar - sermão da montanha
Notes
Transcript
Como está sua vida de oração? Como você sabe?
Como está sua vida de oração? Como você sabe?
5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. 6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. 8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
1. Recompensa
1. Recompensa
5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. 6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.
a) Orações que serão respondidas com um sim!
b) Orações que serão respondidas com um não
2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
c) Orações diante de Deus são respondidas
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
2. Deus ouve e responde - ele não é uma vending machine
2. Deus ouve e responde - ele não é uma vending machine
Deus não é uma força que responde a encantamentos. Ele é alguém diante de quem apresentamos nossas necessidades.
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
a) Perseverança
6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. 7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
3. Não para dizer a Deus o que ele não sabe
3. Não para dizer a Deus o que ele não sabe
8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
Se Deus já sabe o que eu vou preciso e só me dá aquilo que já era a sua vontade, por que orar?
Orar diz respeito a relacionamento, a uma postura de confiança e submissão a Deus.
Ela é o reconhecimento da fraqueza: EU NÃO CONSIGO RESOLVER SOZINHO.
Mas não apenas isso. É o abraçar essa condição e não se revoltar contra ela. É se colocar diante de Deus, aprendendo a cada dia a amar mais essa condição de permanente dependência de Deus.
Meios e fins: Deus quis q sua vontade no mundo fosse feita como resposta a orações. Capítulo V.II