Eu quero fugir de Deus
Sermon • Submitted
0 ratings
· 21 viewsNotes
Transcript
Texto: Jonas 1.1-17
Texto: Jonas 1.1-17
Tese: A soberania transforma nosso fracasso em sucesso.
Introducao
Jonas: Um Homem que Preferiu Morrer a Obedecer a Deus (Capítulo 1: O Homem, Seu Tempo e Sua Mensagem (Jn 1.1))
Jonas foi o mais estranho de todos os profetas. Sua mensagem produziu efeitos até naqueles que não o ouviram diretamente. No entanto, nenhum pregador foi tão bem-sucedido. Nem mesmo Jesus, pois muitos se opuseram à sua pregação. No hebraico, o sermão de Jonas se compunha de apenas cinco palavras, nada mais. Contudo, o sermão produzia muito impacto.
Jonas: Um Homem que Preferiu Morrer a Obedecer a Deus Capítulo 1: O Homem, Seu Tempo e Sua Mensagem (Jn 1.1)
Jonas fez todo o possível para que a sua missão fracassasse. Jonas tinha um espírito indignado, um preparo insatisfatório, um sermão medíocre. Resultado: um sucesso tremendo! A maioria dos pregadores trabalha duramente para obter bons resultados; Jonas trabalhou duramente para não ter bons resultados, mas ele teve sucesso, apesar da sua atitude. Jonas foi o único pregador da História que ficou frustrado com o seu sucesso.
A enfase que se da sobre o peixe que engoliu Jonas gera erros de interpretacao, fazendo do peixe o centro do livro e nao Deus. Foi Deus quem mandou Jonas Ninive, Deus mandou o vento, Deus mandou o peixe, Deus usou Jonas, Deus mandou a figueira, Deus salvou Ninive.
O erro do nosso coracao nos faz ver a criacao como maior do que Deus. Nosso medo aumenta nosso problema a proporcoes gigantescas. Nossa ansiedade faz as coisas serm maiores do que sao.
Quando nosso foco nao é Deus, tudo ao nosso redor parecerá maior do que ele. Vamos dar muita importancia aquilo que Deus ve como nada. O seu coracao conhece a Deus?
I) Quem foi Jonas? (v.1)
Jonas: Um Homem que Preferiu Morrer a Obedecer a Deus O Autor do Livro de Jonas
O nome Jonas, “Yonah” no hebraico, significa “pomba”.
A) A vida de Jonas é o oposto de seu nome. Ele nao deseja ver a salvacao de seus ouvintes, pelo contrario, ele quer ver a destruicao deles.
B) Jonas detestava a Assiria. Nacao perversa
C) Profetizou no reinado de Jeroboao II (2 Rs 14.23-25)
No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samaria Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel; e reinou quarenta e um anos. Fez o que era mau perante o Senhor; jamais se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel. Restabeleceu ele os limites de Israel, desde a entrada de Hamate até ao mar da Planície, segundo a palavra do Senhor, Deus de Israel, a qual falara por intermédio de seu servo Jonas, filho de Amitai, o profeta, o qual era de Gate-Hefer
D) Arrogancia de Jonas. Achou que podia resolver problemas melhor do que Deus.
E) Jonas está motivado de forma errada a fazer a obra de Deus. Jonas obedece por obrigacao e nao por querer.
F) Jonas tem piedade de uma planta que ele não cultivou, mas nenhuma compaixão para mais de 120 mil pessoas “[…] que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda” (4.11).
Jonas quer mudar a mente de Deus em vez de mudar a própria conduta. Ele espera que Deus se arrependa da Sua misericórdia em vez dele se arrepender de sua dureza de coração.
II) Pagaos (v.2)
a) Pagaos. Nao temiam ao Deus de Jonas, mas foram mais fervorosos do que ele na tempestadade (v.5)
b) Ninive, nao temia a Deus. Era conhecida por sua perversidade.
b) Os pagãos temem a Deus e se convertem; Jonas teme a Deus e se rebela
c) Os pagãos demonstram mais amor do que Jonas, o profeta de Deus. Jonas não demonstrou preocupação alguma com os marinheiros quando se refugiou no sono da fuga. Os marinheiros tentaram de todas as formas salvar Jonas, contudo, mais tarde Jonas não demonstrou nenhum amor pelos ninivitas, antes desejou que eles fossem subvertidos. Jonas é objeto do amor dos pagãos, mas não demonstra amor algum a eles. A ética dos pagãos ultrapassa a ética de Jonas.
Tem crente que nao esta nem ai pra ninguem, a nao ser ele mesmo. A Igreja é um lugar que ele da o ar da graça, como se estivesse fazendo um favor para alguem.
II) A pessoa de Jonas( v.1)
a) Jonas é eleito. É alvo da soberania de Deus. (Ef 1.4-5)
b) Jonas é profeta. Ele nao cria a mensagem, ele apenas transmite a mensage. Jonas queria sua propria Teologia.
c) Jonas tem sua desobediencia. Todo ser humano que faz algo fora da vontade de Deus está em pecado.
III) A fuga de Jonas (v.3-4)
a) Jonas tenta fugir de Deus. Deus é onipresente. Está em todo lugar, logo tentar fugir dele é no minimo loucura. Voce nao teme essa onipresença?
b) Deus é onipotente, querer ter mais poder do que ele é loucura.
C) Tarsis. Cidade no Sudoeste da Espanha. Tarsis era rica. Cheia de ouro e prata. Era remota, escondida. Ninguem iria la, nem mesmo Deus, pensou Jonas.
D) Por que Jonas fugiu? Na cabeça dele, se Ninive fosse destruida, eles nao invadiriam Israel mais tarde. Para ele, a salvacao de Ninive era a derrota da Israel.
E) Jonas é confrontado pelos pagaos (v.5.8,10).
F) Jonas foge pois:
Conhece Ninive. Ele os jugou como nao merecedores do Evangelho. As vezes nosso conhecimento de algo nos leva a detestar aquilo que conhecemos.
Ele foge pois sabe que Deus é misericordioso. Ao contrario de Jonas, muitos fogem da Igreja, da vida de oracao e da leitura da palavra ou da vida em comunhao com a Igreja pois sao preguicosos.