TEMA: COMPROMISSO INADIÁVEL

O Protagonista de toda história  •  Sermon  •  Submitted
1 rating
· 165 views

Neste sermão pretendemos à Luz do texto Bíblico de base e de várias referências das Escrituras mostrar a importância de assumirmos o compromisso inadiável de lermos a Bíblia toda várias vezes.

Notes
Transcript
TEXTO: Sl 119.105Num105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos.
ESBOÇO
TEXTO: Salmos 119:105
TEMA:Compromisso inadiável
ICT: A Palavra de Deus (Bíblia, Jesus são nossos Guias pelo Espírito Santo)
OG: Levar meus ouvintes a entenderem que a Palavra de Deus é o nosso guia e a desejar conhecê-la.
OE: Levar meus ouvintes a entenderem a importância da Bíblia e a decidirem assumir o compromisso de lê-la toda!
TESE: A Bíblia é a nossa regra de fé e prática e é a Palavra Revelada de Deus para nós.
TRANSIÇÃO: Para entendermos qual é esse compromisso, primeiro precisarmos responder à seguinte pergunta:
PONTO 1: O que este texto está nos dizendo?
LÂMPADA - PÉS - LUZ - CAMINHO - LÂMPADA E PÉS - HOJE
LUZ E CAMINHO - E NA NOSSA VIDA? - FÉ
TRANSIÇÃO: E O que o Protagonista da História tem a ver com esse texto que lemos?
PONTO 2: O Protagonista de toda história, Jesus, é a Palavra de Deus viva que se Fez carne e habitou entre nós!
A LUZ DO MUNDO - JESUS É O CAMINHO - JESUS É A PALAVRA O VERBO DE DEUS - CAMINHO DE EMAÚS
TRANSIÇÃO: Então qual é o compromisso inadiável?
PONTO 3: O compromisso inadiável é nos comprometermos a ler TODA A SUA PALAVRA!
SERMÃO ESCRITO
INTRODUÇÃO:
Desde que nascemos, nós de certa forma estamos em movimento ou nos movimentando, como é natural dos seres vivos.
A criança está em constante movimento, olhos, braços, pernas, mãos, dedinhos etc.
A Heleninha (neta da Paula) é um exemplo de criança que quando colocada no chão engatinha aceleradamente.
Nós crescemos e continuamos em movimento, as vezes deslocando geograficamente, ou até mentalmente, nossa mente costuma vagar sozinha, compromissos futuros, questões do passado e por aí vai.
Mesmo aqueles que não podem sair de uma cama, estão com seus corações batendo, corrente sanguínea fluindo, estímulos neurais ocorrendo. Em termos microscópicos não paramos nem quando estamos dormindo.
Olhando agora sobre a perspectiva da vida, a pergunta é onde estamos, para onde estamos indo, o que já caminhamos e o que ainda queremos caminhar.
No TJRJ fiz uma pergunta para uma plateia de 70 servidores que em, no máximo, 2 anos se aposentariam, nenhum deles sabia dizer qual a missão de vida e o propósito de vida fora do Tribunal. Isso me espantou muito!!!
É comum após determinada idade a reflexão sobre a jornada da vida e a elaboração da pergunta: O que eu fiz na vida?
É neste contexto de caminhada, de jornada, que entendemos ter o Espírito Santo de Deus um compromisso inadiável com cada um de nós!
Vamos à exposição e análise do texto.
TRANSIÇÃO: Para entendermos qual é esse compromisso, primeiro precisarmos responder à seguinte pergunta:
PONTO 1: O que este texto está nos dizendo?
VERSÍCULOS: Salmo 119:105
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos.”
INTERPRETAÇÃO:
Lâmpada e Luz, pés e caminho são sinônimos ou trazem ideias diferentes e complementares? Será que estamos diante da mesma frase dita duas vezes, como sinônimos, ou de conceitos e metáforas que trazem lições diversas e que se complementam?
LÂMPADA
Lâmpada essa palavra tem um contexto histórico bem diferente do atual. Hoje quando pensamos em lâmpada pensamos na famosa incandescente, lâmpada fria ou até de led.
Na época do salmista, a lâmpadaera diferente, em alguns casos muito semelhante àquela das histórias do gênio “Alladin”, ou seja, um recipiente no qual era colocado determinado produto que permitiria um pavio, ou até mesmo o líquido, ser queimado e produzir iluminação.
Dá para imaginar que esta luz proveniente da lâmpada tinha um raio de alcance limitado, poderia, portanto, iluminar nossos pés.
PÉS
Neste sentido “pés” dão a entender o que está ocorrendo hoje, no aqui e no agora, quais são meus próximos passos.
Quando olho para os meus pés, ao caminhar, eu abaixo meus olhos e vejo a próxima passada, o próximo passo.
LUZ
E luz?
Bom vamos lá a luz mais conhecida na época era a luz do sol, que iluminava muito mais que a lâmpada, deixando mais claro, literalmente o caminho a seguir.
CAMINHO
O caminho, naturalmente falando, por sua vez englobava o trajeto para chegar ao destino. Não era literalmente o destino em si, mas apontava para ele.
Todas essas metáforas “lâmpada, pés, luz e caminho” estão intrinsicamente ligadas com a Palavra!
Ou seja, reescrevendo o versículo em uma ordem diferente poderíamos dizer que a Palavra é lâmpada para os nossos pés e também é Luz para os nossos caminhos.
ARGUMENTAÇÃO E ILUSTRAÇÃO:
Como dissemos na introdução nós estamos em movimento, caminhando.
LÂMPADA E PÉS
A primeira frase nos remete a ideia de que a Palavra nos ilumina também o nosso hoje, o nosso presente, o aqui e o agora!
Quando olhamos para nossos pés estamos pensando na próxima caminhada. Essa caminhada é de nossa responsabilidade.
Ao olharmos para a Palavra vemos que quem deu os passos de Abraão foi o próprio Abraão. Quem deu os passos para sair do Egito foi Moisés e o povo que o seguiu, neste sentido, os passos que os nossos pés dão são responsabilidade nossa, entretanto, de uma forma maravilhosa Deus realiza seus planos.
Para que possamos no aqui e no agora sermos iluminados por Deus para sabermos quais os próximos passos que devemos dar precisamos ter contato com a sua Palavra.
A Palavra de Deus é a nossa regra de fé e prática para nos auxiliar e nos dirigir a fim de sabermos quais passos devemos tomar.
8Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. Hb 11.8.
Abraão ouviu a Palavra dada a Ele e deu os próximos passos em direção ao que aquela palavra tinha dito!
Na caminhada de Abraão Deus foi dando sua Palavra e conduzindo os próximos passosde Abraão.
É também com base na Palavra que podemos entender quais passos não podemos dar. Jesus ao ser tentado pelo diabo, sabia o que não devia fazer citando a Palavra:
3Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus:
— Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. 4Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Mt 4.3–4.
HOJE
Olhar para os nossos pés também pode nos remeter à ideia de focar no aqui e no agora, de estarmos pensando no nosso PRESENTE!
A Palavra de Deus em várias passagens nos exorta nesse sentido:
12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Sl 90.12.
11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje; Mt 6.11.
34— Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mt 6.34.
LUZ E CAMINHO
Abraão conseguia ver os próximos passos, poderia até ter uma ideia do caminho e sabia que existia um destino final, mas não conseguia vê-lo.
Nós amamos fazer viagem de carro, mesmo de longas distâncias.
A última que fizemos foi para Caldas Novas. Quando estávamos saindo do Rio não conseguíamos avistar Caldas, nem a Rodovia Dutra, o que conseguíamos ver o que estava a nossa frente e saber que estávamos no caminho certo, mas sem ver toda a extensão do caminho e nem avistar com nossos olhos o destino final.
A mesma coisa aconteceu quando saímos de Caldas para retornarmos à Niterói.
E como saber que estávamos no caminho certo? Em relação à viagem, era olhando para o GPS, as vezes no Waze as vezes no Google Maps, as vezes para os dois!
E NA NOSSA VIDA?
A Palavra de Deus é nosso guia de fé e o prática. Desde a reforma protestante que nós usamos o termo Sola Scriptura (somente as Escrituras) e, portanto, as Escrituras são o nosso guia rumo à Salvação e à vontade de Deus.
Em Hebreus vemos que a fé era baseada não no que se via, mas no que se esperava e que Deus espera de nós essa fé de que a sua Palavra e de que a sua vontade para nós é a melhor:
11 1Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. Hb 11.1.
6De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
7Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viame sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Hb 11.6–7.
22Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens a respeito de seus próprios ossos. Hb 11.22.
27Pela fé, Moisés abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a ira do rei, pois permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Hb 11.27.
E como podemos ter uma fé como esta?
Em Romanos Paulo fala sobre a fé:
17E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo. Rm 10.17.
A Palavra de Deus também nos inspira a vencermos os momentos desafiantes:
33Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo. Jo 16.33.
11Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. Fp 4.11–12.
E quanto da Palavra de Deus é útil para conhecermos no caminho que temos que percorrer e o nosso destino final? Paulo responde:
16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2Tm 3.16–17.
APELO: Que possamos nos orientar, seja no hoje ou quando olhamos para frente, na Palavra de Deus!
TRANSIÇÃO: E O que o Protagonista da História tem a ver com esse texto que lemos?
PONTO 2: O Protagonista de toda história, Jesus, é a Palavra de Deus viva que se Fez carne e habitou entre nós!
VERSÍCULOS:
Salmo 119:105
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos.”
INTERPRETAÇÃO:
Jesus, o Protagonista de toda a História, se autodeclarou:
A LUZ DO MUNDO
12De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andaránas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. Jo 8.12.
ARGUMENTAÇÃO E ILUSTRAÇÃO:
Nesta afirmação do Senhor Jesus podemos entender que ele é a Luz que ilumina os nossos caminhos pois o próprio Senhor nos incentiva a andarmos nele!
JESUS É O CAMINHO
6Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Jo 14.6.
JESUS É A PALAVRA O VERBO DE DEUS
14E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. Jo 1.14.
Portanto, Deus se revelou para nós, o que podemos conhecer Dele foi por Ele revelado. A Palavra de Deus é a revelação do que Deus quer para nós e Jesus, Protagonista de toda a História, foi a Própria Palavra de Deus (logos) viva que habitou entre nós!
Jesus num embate afirmou que as Escrituras testificavam dele:
39Vocês examinam as Escrituras, porque julgam ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Jo 5.39.
CAMINHO DE EMAÚS
No caminho de Emaús Jesus faz a melhor e maior explicação da Palavra e do que ela dizia a respeito dele, mostrou como ele era Protagonista de toda a História!!!
25Então ele lhes disse: — Como vocês são insensatos e demoram para crer em tudo o que os profetas disseram! 26Não é verdade que o Cristo tinha de sofrer e entrar na sua glória? 27E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Lc 24.25–27.
Como eu amaria estar nessa aula! Lá no céu vou pedir um repeteco!!!
E por fim Jesus condicionou dizer que o amamos se guardarmos sua Palavra e que o Espírito Santo de Deus nos ensinaria todas as coisas:
23Jesus respondeu: — Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. 24Quem não me ama não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês estão ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou. 25— Tenho dito isso enquanto ainda estou com vocês. 26Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse. Jo 14.23–26.
APELO:
Que possamos demonstrar o nosso amor pelo Senhor Jesus o Protagonista de toda a História através do amor que temos pela Palavra dele!
TRANSIÇÃO: Então qual é o compromisso inadiável que o Protagonista de toda a História nos convida a ter?
PONTO 3: O compromisso inadiável é nos comprometermos a ler TODA A SUA PALAVRA!
VERSÍCULOS:
Salmo 119:105
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, é luz para os meus caminhos.”
INTERPRETAÇÃO:
Só podemos conhecer de Deus o que ele revelou em sua Palavra e para isso precisamos conhecê-la integralmente!
ARGUMENTAÇÃO E ILUSTRAÇÃO:
Se queremos dizer que amamos ao Senhor Jesus precisamos conhecer a sua Palavra e sua Palavra é a Bíblia!
Se queremos ter iluminação para o nosso dia a dia (LÂMPADA E PÉS) e luz para a nossa caminhada (LUZ E CAMINHO) precisamos conhecer toda a sua palavra!
Os crentes de Bereia foram elogiados porque examinavam as mensagens recebidas com as Escrituras!
11Ora, estes de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Atos dos Apóstolos 17.11
Paulo exorta Timóteo a permanecer no que aprendeu e no que conheceu das sagradas Letras
14Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu 15e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 2Tm 3.14–15.
Portanto, para termos coerência com nossa fé éinadiável assumirmos o compromisso de iniciarmos uma leitura de Toda a Bíblia que testifica que Jesus é o Protagonista de toda a História!
CONCLUSÃO:
Neste ano, Deus colocou no coração de nossa família iniciarmos a leitura da Bíblia toda em nossos devocionais, é um desafio e estamos contando com a Graça e orientação do Senhor para concluirmos esse desafio!
Não olhe para trás, para o que passou, seja em relação a quantos anos tem de igreja e não leu a Bíblia ou seja para os 3 meses desse ano que já estão acabando! Foque no aqui e no agora!
O Salmo 119 é o maior Salmo da Bíblia pois ele aborda uma das mensagens mais importantes de todos os Salmos que é a relevância da Palavra de Deus.
Para iniciarmos e concluirmos precisamos entender que, por exemplo, para lermos a Bíblia toda em um ano precisamos ler aproximadamente 3 capítulos por dia.Se todos fossem do tamanho do Salmo 119 (e NÃO SÃO!), seria o equivalente a lermos 20 minutos (Youversion) pela manhã, pela tarde e pela noite!
São 1.189 capítulos, 31.102. O Salmo 119 tem 176 versículos e leva 20 minutos. Faltam 278 dias para 31/12/22. Se lermos 112 versículos por dia (aproximadamente 17 minutos de leitura por dia) concluímos a Bíblia até dezembro!!!
Nosso dia tem 1.440 minutos, só precisamos de 17 para concluir a Bíblia até 31/12. Equivale a 0,02% do dia!!!
Com bem menos do que esse tempo, poderemos em março do ano que vem celebrarmos todos os que assumirem e cumprirem esse compromisso!
Você topa esse convite do Protagonista de toda a História?
Vamos orar!
ORIENTAÇÕES PARA O PG
1) ENCONTRO (QUEBRA DE GELO) – 15 MINUTOS
Crie um ambiente acolhedor mesmo no Zoom!
2) EDIFICAÇÃO (APLICAÇÃO DA PALAVRA) – 40 MINUTOS
Não deixe o assunto desviar, nem que uma pessoa controle a conversa. Incentive a participação de todos.
3) RESUMO
Utilize o esboço do sermão acima, ou o próprio sermão abaixo
4) PERGUNTAS:
Usem as que vocês acharem mais adequadas, seguem algumas sugestões:
a) O que achou da ideia dada a Lâmpada e Pés como algo mais relacionado ao presente e da ideia de Luz e caminho para algo mais relacionado com o processo da caminhada em si?
b) Como você tem utilizado a Palavra no seu dia a dia? E como tem utilizado quando pensa na sua caminhada a longo prazo ou na sua história de vida?
c) Reflita sobre o quanto você entende ser importante a Palavra de Deus e se a sua leitura diária está coerente com essa importância que você dá. Exemplo: Qual a nota que daria de 0 a 10 sobre a importância da Palavra de Deus? Qual a nota que daria de 0 a 10 para o quanto você se dedica a lê-la totalmente?
d) Você aceita o compromisso de ler a Palavra de Deus toda até 31 de dezembro de 2022?
e) Como você interpreta Jesus ser a Palavra de Deus viva?
5) EVANGELISMO (15 MINUTOS)
Incentive o evangelismo pessoal. Convide amigos para o PG, para a Igreja.
6) AVISOS/MOTIVOS DE ORAÇÃO:
PROJETO DA IGREJA DE LEITURA DA BÍBLIA TODA ATÉ 31/12/22.
Related Media
See more
Related Sermons
See more