Tema: Somente a Escritura
Somente a Escritura • Sermon • Submitted
0 ratings
· 33 viewsNotes
Transcript
Título: A Palavra é viva e eficaz
Texto: Hebreus 4.12
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Introdução:
5 Solas embora sejam temas contemporâneos na época ninguém se reuniu e disse vamos criar os 5 solas, mas foi um tema cunhado no século XX, porém estas manifestações já estavam acontecendo com o intuito de protesto contra as ações negativas de Roma e da autoridade Papal.
Um dos proeminentes da Reforma se não o mais conhecido é Martinho Lutero que foi um monge da ordem Agostiniana (Santo Agostinho) após uma caminhada de 3 anos servindo a autoridade papal ele é enviado a Roma a negócios e lá ele se depara com a corrupção e luxuria da igreja romana, ele fica chocado com a quantidade de relíquias e a leviandade dos sacerdotes italianos e começa e ter a compreensão da necessidade de uma reforma, Lutero passa a estudar a Bíblia em Alemão e dar aulas de Salmos, Romanos, Galatas e Hebreus e enquanto preparava suas aulas encontrou a paz interior que não era possível ser encontrada nos ritos religiosos e ao ler Romanos 1.17 convenceu-se que somente pela fé em Cristo pode se tornar alguém justo diante Deus e a partir dai entende que a justificação é somente pela Fé (O Sola Fide) e como esta compreensão vem ao ler a Biblia ele passa a entender o (Sola Scriptura) Somente através das Escrituras que o pecador encontra a autoridade Divina para sua salvação e não nas tradições e não nos documentos oficias da igreja e não nas autoridades religiosas, não é a igreja que interpreta as Escrituras (Segundo o Catolicismo você só é capaz de entender a Bíblia quando der ouvidos o que a igreja está dizendo). Não existe duas fontes de revelação, mas uma única fonte e é justamente isto que o Somente as Escrituras vem trazer é que as escrituras não precisam de outros interpretes ela é sua própria interprete, quando achamos um texto difícil de entender nós recorremos a outros textos que eles nos ajudam a entender, textos obscuros são esclarecidos através de outros textos que jogam luz para que haja entendimento, ou seja a Bíblia explica a Bíblia, ela é a única regra de fé e pratica constituída pelo Deus vivo para nos direcionar a um caminho de salvação e de piedade.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Lampada - Salmos 119.105 (A Bíblia é nossa direção)
A Bíblia é apta para nos ensinar, nos guiar, seu teor é pedagógico, didatico e proporciona a seus leitores e seguidores experiencias praticas.
No A.T as lâmpadas do tabernáculo ou os candeeiros no templo tinham que ser mantidos acessos a noite toda.
Levítico 24.3 Na Tenda do Encontro, do lado de fora do véu que esconde as tábuas da aliança, Arão manterá as lâmpadas continuamente acesas diante do Senhor, desde o entardecer até a manhã seguinte. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações.
1.1 Aquele que vive sem esta luz a sua vida é carente de senso de direção.
Jó 18.5 A lâmpada do ímpio se apaga, e a chama do seu fogo se extingue.
Provérbios 20.20 Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão.
1.2 Aquele que vive guiado por esta luz descobre tesouros esondidos e tem sua vida iluminada.
Provérbios 13.9 A luz dos justos resplandece esplendidamente...
Sem Deus, vidas humanas ficam na escuridão e até mesmo o íntegro não tem nenhuma lâmpada em si próprio. Só o Senhor Jesus pode dar luz à lâmpada de uma pessoa, quer dizer, dar vida a essa pessoa, a luz é usada como um símbolo para a qualidade e quantidade de vida.
As lâmpadas representam a presença contínua de Deus, Significa que a vida para o mau é curta e incompleta, mas para o justo é a clareza para seus caminhos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Alimento - 1Timóteo 4.6 “6 Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.” (A Bíblia é nosso alimento)
A Raiz da palavra é:
2.2 - Nutrir, alimentar, sustentar.
a) Palavras de auto-ajuda = Fast food ( Rápida absorção e sensação de saciedade momentanea e tendem a ser prejudiciais a saúde)
b) Palavra de Deus = Alimento sólido (Nos sentimos mais saciados e a curto e longo prazo passamos a ter mais qualidade de vida)
2.3 - Educar: É estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo é aperfeiçoar e desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais, é preparar o cidadão para a vida.
a) Formar a mente
b) Treinar.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Espada - Efésios 6.17 (A Bíblia é nossa arma de guerra)
μάχαιρα - A máchaira: A espada é a palavra de Deus.
Um pensamento similar ocorre em Hb 4.12: Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”
Mas a máchaira é mais provavelmente a faca do sacerdote, do açougueiro ou do cirurgião, visto que a função não é a de destruir ou punir, mas de furar e revelar.
Aqui não se fala do herói audacioso, que marcha para a batalha em defesa de seu Deus.
Pelo contrário, trata-se da proteção abrangente de Cristo, que ele concede a seus seguidores que do contrário estariam fatalmente abandonados.
A solução: a espada do Espírito é a Palavra de Deus. Devemos permitir e desejar que essa Palavra nos leia, nos avalie, nos corrija e nos santifique
João 17.17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Cristo usou a Palavra para vencer as tentações do inimigo Mateus 4.1–11 (NVI)
1 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. 2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. 4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”. 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: 6 “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “ ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. 7 Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”. 8 Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. 9 E lhe disse: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”. 10 Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto’”. 11 Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.
Nós devemos praticar a palavra Tg 1.22 “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.”
Para obedecê-la é necessário que a manuseemos corretamente 2Tm 2.15
Esta é a palavra que “permanece para sempre” e não pode ser destruída. Os martelos que ousem destruí-la serão esmiuçados. A bigorna permanece.
Is 40.8 “8 A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre”.”
4. Semente - Marcos 4.14 “14 O semeador semeia a palavra.” (A Bíblia é aquela que tem o poder de gerar vida).
4.1 A palavra se desenvolve em nossas vidas
Marcos 4.30-32 “30 Novamente ele disse: “Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? 31 É como um grão de mostarda, que é a menor semente que se planta na terra. 32 No entanto, uma vez plantado, cresce e se torna a maior de todas as hortaliças, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
4.2 A palavra Frutifica
4.3 A Palavra gera
4.4 Produz
4.5 Muliplica-se
