IGREJA ESSENCIAL (QUEM PODE PERTENCER A UMA IGREJA? Pág. 43-49)

IGREJA ESSENCIAL  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
Devemos escolher uma igreja como quem faz compras? Aprenda com os primeiros cristãos. Mesmo nessa era de cultos virtuais, algumas coisas nunca devem mudar.
JAY KIM|12/MARÇO/2022
Décadas atrás, o teólogo Dietrich Bonhoeffer escreveu que “aqueles que amam seu sonho de uma comunidade cristã mais do que amam a própria comunidade cristã tornam-se destruidores dessa comunidade, mesmo que suas intenções pessoais possam ser as mais honestas, sinceras e sacrificiais”
Atos dos Apóstolos 2.42 (NAA)
Como viviam os convertidos
42E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
À medida que procuramos uma comunidade de fé à qual possamos pertencer, devemos perguntar “Esta é uma igreja com a qual posso me comprometer?”, antes de perguntar “Esta igreja é confortável ?” Colocar nosso conforto antes do compromisso é tratar a igreja como mera forma de lazer, o que pode levar à nossa estagnação espiritual disfarçada sob uma fina camada de confortos.
Atos dos Apóstolos 2.44 (NAA)
44Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
Para esses crentes do passado, a comunhão era um valor vivido e encarnado, e não um mero conceito hipotético. Hoje, porém, quando fazemos a pergunta “O que tenho em comum com essas pessoas?” estamos essencialmente perguntando: “Essas pessoas concordam comigo?” E a diferença é gritante.
Atos dos Apóstolos 2.46 (NAA)
46Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
Então, em vez de perguntarmos “Esta igreja é divertida?”, que tal começarmos com uma pergunta diferente: “Esta igreja é uma comunidade cheia de alegria e sinceridade?”
Em outras palavras, essa comunidade encarna uma simplicidade alegre — nascida do desejo de se reunir em torno das Escrituras, do ensino, da oração e da conexão genuína de uns com os outros — independentemente de quão espetaculares seus adereços exteriores pareçam e soem?
• Cristãos batizados. Pessoas que NASCERAM DE NOVO e se identificam como crentes por meio do BATISMO.
• Vamos pensar agora sobre a CONVERSÃO e porque ela é ESSENCIAL para redescobrir a igreja.
2.1. ESTRAGANDO A FESTA.
2.1.1. Para quem é novo na Igreja, a terminologia parece engraçada. Quando você ouviu o termo BENÇÃO fora da Igreja? Onde mais há um GAZOFILÁCIO? A música não é familiar. Quando cantamos as mesmas canções de trinta anos atrás na igreja, chamamos isso de música contemporânea. No rádio, isso se chama de CLÁSSICOS.
2.1.2. Visitar uma igreja pode ser como estragar um dia de festa de outra família. Imagine que você decide bater na porta de alguém na hora da ceia de Natal. Todas as pessoas de lá se conhecem e se amam.
2.1.3. Imagine que eles realmente o convidem para participar das festividades. Graças à cultura popular, você provavelmente tem uma ideia do que esperar. Haverá comida e presentes. Mas os pratos dependerão das tradições familiares já simplesmente pressupostas ao longo de gerações.
2.1.4. Pode ser essa a sensação de visitar uma igreja, mesmo que esta igreja queira muito que você a visite e seja membro. O que isso significa? Para se tornar parte de uma família, você precisa ter NASCIDO nela ou ser ADOTADO. E a Bíblia realmente usa ambos os conceitos para descrever o que é chamado de CONVERSÃO.
2.1.5. Assim como você NÃO ESCOLHE nascer ou ser adotado, também não escolhe a conversão. Vamos explorar, então, o que a Bíblia ensina sobre o nascimento espiritual e a adoção como algo necessário para fazer parte da igreja.
2.2. É PRECISO NASCER DE NOVO.
2.2.1. Se você está confuso com o conceito de nascimento espiritual, você não é o primeiro. Na verdade, o nascimento espiritual ESPANTOU um dos primeiros seguidores de Jesus e levou a uma das conversas mais CONHECIDAS do Novo Testamento. João 3:3
2.2.2. Como assim? Nicodemos fez a pergunta óbvia em seguida: Como é possível? Depois de sair de sua mãe, você não pode voltar a entrar. Jesus não ESCLARECEU muito em sua resposta, mas essa é a chave para nossa pergunta deste capítulo. A resposta é: QUALQUER UM. João 3:16
2.2.3. Mas quem pode pertencer à família espiritual chamada igreja? Somente aqueles que entraram no reino de Deus. Apenas aqueles que nasceram da água e do Espírito, de acordo com Jesus; isto é, apenas aqueles que NASCERAM DE NOVO E FORAM BATIZADOS. Como isso acontece? João 3:16
2.2.4. Nicodemos esperava que só fosse possível entrar no reino de Deus OBSERVANDO a lei de Deus e suas extensas estipulações sobre trabalho e descanso, comida pura e impura e os vários sacrifícios de animais. Jesus resumiu a lei de uma forma revolucionária e simples: CREIA EM MIM, E EU DAREI A MINHA VIDA POR VOCÊ.
2.2.5. Jesus prossegue explicando que sua eventual morte na cruz, que parecia ser sua derrota, era na verdade o plano de Deus para SATISFAZER a justiça e PERDOAR o pecado. E ele provou isso na ressurreição dos mortos. João 3:36
2.2.6. Na primeira vez que nascemos, herdamos o pecado de nossos pais, que vem desde a rebelião original de Adão e Eva. É por isso que devemos nascer de novo, para não morrermos sem ESPERANÇA. Precisamos ser salvos das CONSEQUÊNCIAS DO PECADO, que são a morte eterna e a separação de Deus, nosso criador. I Pedro 1:3
2.2.7. Portanto, a fé para crer em Jesus é um DOM DE DEUS. E é um dom que Deus tem prazer de dar a quem o pede. Ele vem para todos que se arrependem ou abandonam seus pecados e depositam toda sua fé em nada e em ninguém senão JESUS CRISTO. Efésios 2:8
2.2.8. Redescobrir a igreja é perceber ou lembrar por que, antes de mais nada, nos reunimos. Nós nos reunimos para ADORAR a Deus – Pai, Filho e Espírito Santo - , que nos salvou do pecado e da morte. É isso que cantamos. É isso que ensinamos. É isso que observamos no batismo e na ceia do Senhor.
2.2.9. Sem conversão, sem nascer de novo, não há igreja para REDESCOBRIR. Se Jesus não morreu por nossos pecados nem ressuscitou no terceiro dia, não há mais esperança a ser encontrada dentro da igreja do que fora dela.
Related Media
See more
Related Sermons
See more