Quem é Você?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

A Historia de Jacó

Iniciar o sermão contanto historia pessoal de quando jogava bola.
Importância do autoconhecimento
Leitura de Gênesis 25:19-26
Gênesis 25.19–26 NVI
Esta é a história da família de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque, o qual aos quarenta anos se casou com Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, também arameu. Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou. Os meninos se empurravam dentro dela, pelo que disse: “Por que está me acontecendo isso?” Foi então consultar o Senhor. Disse-lhe o Senhor: “Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo”. Ao chegar a época de dar à luz, confirmou-se que havia gêmeos em seu ventre. O primeiro a sair era ruivo, e todo o seu corpo era como um manto de pêlos; por isso lhe deram o nome de Esaú . Depois saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; pelo que lhe deram o nome de Jacó . Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.
O nome Jacó está ligando com o adjetivo “Enganador”
A relevância que tinha a primogenitura naquela época, principalmente por estar ligado diretamente ao trabalho sacerdotal da familia. Além disso o Messias viria da linhgem daquele que fosse abençoado.
Personalidades distintas
Esaú era selvagem, imponente, aventureiro, não gostava de ficar preso, vivia o presente sem se preocupar com o futuro. Ele era o preferido do pai. Porém não via com bons olhos o compromisso que deveria assumir ao receber a benção
Jacó, mais pacato, deligente, cuidadoso, se preocupava mais com o futuro. Era o preferido de sua mãe. Poderiamos dizer que era cuidado em baixo de suas asas. Ele aspirava receber as bençãos do pai.
Constantemente Rebeca se lembrava das palavras do anjo e buscava sempre analisar o carater de seus filhos, coisa que Isaque não o fazia .
A aspiração de Jacó se torna uma obsessão, ele sonha com isso, ele pensa nisso. Porém Jacó não conhecia ao Deus que tanto venerava.
Leitura de Gênesis 25:29-33
Gênesis 25.29–33 NVI
Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: “Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto!” Por isso também foi chamado Edom . Respondeu-lhe Jacó: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho”. Disse Esaú: “Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?” Jacó, porém, insistiu: “Jure primeiro”. Ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó.
Aqui fica evidente o quanto cada um se importava com a primogenitura.
Avançando para o cap. 27 - Isaque chama Esaú e diz que vai abençoa-lo, Rebeca vendo a cena chama a Jacó e o coloca perante o pai.
Leitura de Gênesis 27:18-27
Gênesis 27.18–27 NVI
Ele se dirigiu ao pai e disse: “Meu pai”. Respondeu ele: “Sim, meu filho. Quem é você?” Jacó disse a seu pai: “Sou Esaú, seu filho mais velho. Fiz como o senhor me disse. Agora, assente-se e coma do que cacei para que me abençoe”. Isaque perguntou ao filho: “Como encontrou a caça tão depressa, meu filho?” Ele respondeu: “O Senhor, o seu Deus, a colocou no meu caminho”. Então Isaque disse a Jacó: “Chegue mais perto, meu filho, para que eu possa apalpá-lo e saber se você é realmente meu filho Esaú”. Jacó aproximou-se do seu pai Isaque, que o apalpou e disse: “A voz é de Jacó, mas os braços são de Esaú”. Não o reconheceu, pois seus braços estavam peludos como os de Esaú, seu irmão; e o abençoou. Isaque perguntou-lhe outra vez: “Você é mesmo meu filho Esaú?” E ele respondeu: “Sou”. Então lhe disse: “Meu filho, traga-me da sua caça para que eu coma e o abençoe”. Jacó a trouxe, e seu pai comeu; também trouxe vinho, e ele bebeu. Então seu pai Isaque lhe disse: “Venha cá, meu filho, dê-me um beijo”. Ele se aproximou e o beijou. Quando sentiu o cheiro de suas roupas, Isaque o abençoou, dizendo: “Ah, o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo que o Senhor abençoou.
Após Jacó sair da presença de seu pai, Esaú chega e eles percebem que foram enganados, a promessa é de morte, Jacó deveria morrer pelo insulto causado.
Jacó começa uma preregrinação para casa do seu tio Labão, no meio disso ele tem uma visão, ao qual Deus reafirma a promessa feita a Abrão e Isaque.
Jacó chega na casa de seu tio, se apaixona por Raquel, trabalha 7 anos por ela, e assim como ele enganou, ele foi enganado. Ao acordar após o casamento ele se depara com a situação de ter casado com Lia e não com Raquel. Sentindo traído, ele vai tirar satisfação com seu tio ao qual propos mais 7 anos de trabalho por Raquel.
Uma segunda vez Jacó é enganado por Labão, ao fazer a separação dos rebanhos.
Jacó “foge” de Labão ecomeça a viver apreensivo, atrás vinha Labão, pela frente ele encontraria Esaú. Mas Deus conduz toda a situação e Jacó faz uma aliança com Labão.
Logo em seguida ele enfrenta o seu maior medo. Uma luta.
Leitura de Gênesis 32:22-32
Gênesis 32.22–32 NVI
Naquela noite Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. Depois de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía. E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. Então o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”. O homem lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Jacó ”, respondeu ele. Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”. Prosseguiu Jacó: “Peço-te que digas o teu nome”. Mas ele respondeu: “Por que pergunta o meu nome?” E o abençoou ali. Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”. Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa. Por isso, até o dia de hoje, os israelitas não comem o músculo ligado à articulação do quadril, porque nesse músculo Jacó foi ferido.
Deus vem de encontro ao medo de Jacó. A ferida na coxa de Jacó representada o quão fraco nós somos. Jacó sai dali com 2 sentimentos muito aparentes. O sentimento de cansaso, dor, angustia. Mas também o sentimento de vitoria e alegria por ter visto Deus face a face.
Em seguida, Jacó se encontra com Esaú e nem os mais otimistas poderiam esperar um desfecho assim. Jacó e Esaú se reconciliam. 33:10 Diz “Vi o semblante de Deus; e te agradastes de mim.” (Experiência com Deus)
Apelo (fundo musical)
Ler o print
Related Media
See more
Related Sermons
See more