Igreja, a família da fé (Ef. 3:14-21)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 46 views
Notes
Transcript
Efésios 3.14–21 RA
14 Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, 15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, 18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
INTRODUÇÃO
É inegável que a pandemia trouxe impactos negativos para as nossas igrejas. Pessoas que se afastaram, se acomodaram, tivemos perdas… É inegável, também, que apesar de tudo, vemos Deus sustentando Seu povo. Quem é firme não se abalou, mas voltou aos cultos. Exceto os enfermos que não estão podendo frequentar, mas sabemos que Cristo continua sendo o alicerce deles.
Problema: Fundamentar a vida em bases que não são sólidas. Sem solidez, qualquer coisa consegue derrubar a estrutura.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A carta de Paulo aos Efésios foi escrita provavelmente quando estava em prisão domiciliar em Roma, e a data da carta está entre os anos de 60 e 62 d. C.
Esta carta tem como finalidade trazer o conceito de unidade para os irmãos, depois de perceber como eles estavam firmes em Cristo, destacando que todo aquele que permanece recebe as bênçãos espirituais que somente o Senhor pode proporcionar.
Ele trouxe, também, o conceito de igreja, de comunhão entre os crentes, onde Cristo é o fundamento, é a base de toda a nossa estrutura como cristãos.
Amados irmãos, o tema que iremos tratar nesta noite é:
PROPOSIÇÃO: IGREJA, A FAMÍLIA DA FÉ
O que precisamos saber para vivermos como uma igreja firme e abençoada no Senhor?
Dobradiça: Primeiramente, o que recebemos como igreja, família da fé é o:
1. FORTALECIMENTO NO PODER DE CRISTO
Efésios 3.16–17a (RA)
16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé...
Explicação: Nesta oração de Paulo, o que ele pede primeiramente é para que todos aqueles que fazem parte da família da fé recebam fortalecimento com poder, mas não é um poder qualquer, é o poder de Deus em Cristo, um poder que opera em nós de acordo com a riqueza da glória do Senhor. O Espírito de Deus é a fonte de poder no homem interior, ou seja, naquele que está sendo transformado por Cristo. Este poder viria para, de maneira progressiva, fazer de todo crente em Cristo alguém que resiste às tentações e ao pecado que persegue a todos incessantemente. Esse “homem interior” é citado em:
2Coríntios 4.16 RA
16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.
Em contraste com o homem exterior, o interior vai sendo renovado por Cristo. E é este o anseio de Paulo na vida não só dos efésios. Ele busca que cada crente exerça a sua fé e a sua vida cristã diante de Deus, de forma a crescer no conhecimento e na graça do Senhor. Ele orienta aos filipenses:
Filipenses 2.12–13 RA
12 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; 13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
O homem interior é desenvolvido por meio de Cristo.
Além disso, Paulo tem como objetivo orar para que Cristo habite no coração de todos. O que significa ele habitando no coração dos crentes? Significa Ele dominando a vida por completo, visto que o coração, para eles, representava toda a vida de uma pessoa. Domina os pensamentos e as decisões, domina as intenções do coração, domina os sentimentos.
A partir do momento em que eles haviam se convertido, o Espírito Santo já estabeleceu morada neles juntamente com Cristo, não há como eles serem separados no interior dos que recebem a nova vida, pois eles são o próprio Deus.
Paulo tem por objetivo que os efésios declarem, assim como o apóstolo disse aos gálatas:
Gálatas 2.20 RA
20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Aplicação: A graça de Deus chegou até nós e, hoje, como povo, podemos todos viver debaixo do amor do Senhor. No poder de Cristo, sempre prevaleceremos diante dos problemas deste mundo. Resistiremos, vivemos pela fé.
O que devemos, hoje, nos perguntar, é se, de verdade, sentimos o poder de Cristo. De maneira prática, o que representa o poder de Cristo? O que é caminhar por fé? É ter consciência de que não somos deste mundo, de que, quando Cristo nos alcançou, desfrutamos de uma nova vida.
Será que Cristo está influenciando nossas decisões ou temos confessado que cremos nEle somente da boca pra fora? É muito fácil estar na igreja, cantar, ler a Bíblia, orar, sem viver a verdade. O desafio é ter o poder de Deus nos dominando ao ponto de vencermos os nossos desejos pecaminosos.
O desafio é se manter firme e dizer “não” ao que é errado quando todas as circunstâncias querem nos levar a dizermos “sim”.
Quando Cristo habita em nós, não sentimos vergonha de confessá-lo como nosso Senhor e Salvador diante daqueles que não creem. Testemunhamos Seus grandes feitos e como nos transformou. Falamos do tempo que somente o pecado habitava em nós, e como estávamos perdidos, alguns mais e outros menos. É inegável que, a partir do momento que recebemos a Cristo no coração, temos uma mudança de vida, uma mudança de pensamento, e uma hora ou outra, os outros ao redor irão perceber a nossa transformação.
Quando temos força em algo, resistimos mais ao que vem contra nós. E é assim na vida espiritual. A força de Cristo vem para nos invadir de uma forma tão amorosa, que não há como permanecermos no erro. Eu tenho dito que, com Cristo, somos libertos, o pecado ainda está em nós, mas não nos domina.
Dobradiça: Como família da fé, além de sermos fortalecidos por Cristo, também podemos receber:
2. CONHECIMENTO DO AMOR DE CRISTO
Efésios 3.17b–19 (RA)
17 ...estando vós arraigados e alicerçados em amor,
Explicação: Estar arraigado é ser comparado a uma árvore que tem a sua raiz muito bem fixada na terra. Não tem vento nenhum que consiga derrubar esta árvore! Para uma igreja, o amor de Cristo é a raiz, é o alicerce que a mantém de pé, ainda que venham muitas tempestades!
Quando os crentes possuem Cristo habitando em seus corações, consequentemente o amor de Cristo resulta em amor de uns pelos outros no corpo, na igreja, no povo de Deus.
Efésios 3.18–19 RA
18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
Isto parece estranho. Do que Paulo está falando? Ele está usando termos que aprendemos lá na Matemática e que são importantes até o dia de hoje como medida de distância em construções, por exemplo. O templo físico possui estas dimensões de largura, comprimento, altura e profundidade.
Em um sentido espiritual, ele está levando os efésios a compreenderem que fazem parte da construção do templo espiritual. Eles são como pedras usadas na construção da igreja. A igreja de Deus, aqui, é a igreja invisível, formada por, como ele diz, todos os santos. Se fazemos parte do templo, podemos entender quais são as suas dimensões quando estamos reunidos, quando estamos em comunhão. Naquela época, as pedras eram muito utilizadas nas construções. O apóstolo Pedro também utilizou esta ideia para deixar uma grande verdade:
1Pedro 2.4–6 RA
4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. 6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
Aplicação: Nós somos as pedras vivas! Jesus é a pedra que dá sustentação, uma pedra angular, é a pedra que, se não for colocada da maneira correta, a igreja jamais se sustenta!
Eu e você fazemos parte da mesma igreja, o mesmo povo, juntamente com os cristãos na Europa, na Ásia, na África, na Oceania, por toda a América, e até mesmo os povos mais distantes que já tiveram um encontro com Cristo, sejam os que ainda vivem ou os que já morreram! Fazemos parte do mesmo povo que os cristãos em Éfeso, sabia disso?
Agora, pensando como igreja local, há algumas coisas que precisamos pontuar. Uma igreja que se ama com o amor de Cristo é fortalecida. Uma igreja forte consegue se mover para servir dentro e fora das quatro paredes. Uma igreja forte se volta para as missões, para as pessoas que ainda não conhecem a Cristo. Temos sido uma igreja forte, irmãos? Ser uma igreja forte não é somente ter uma estrutura boa, um templo, ter equipamentos pra transmissão do culto, projeção, instrumentos para o louvor e microfones para o louvor e para a pregação. A igreja é feita de pessoas!
Mas é importante deixar claro que nem eu nem você conseguimos ser igreja sozinhos… Quem não frequenta, inventando a desculpa de que pode ser igreja sem frequentar os cultos está enganando a si mesmo. Cada um de nós faz parte do Corpo de Cristo, faz parte do templo. Chega de viver no individualismo e na insistência por querer buscar a Deus sozinho!
Como podemos achar que em casa conseguimos conviver com pessoas que não temos tanta afinidade? É muito fácil evitar ir aos cultos para não encontrar a pessoa que nos ofendeu. A pandemia acomodou muita gente. Sabemos que há pessoas que precisam ficar em casa, ainda temos enfermos. Mas, se você tem disponibilidade, tem saúde, viaja, vai para vários lugares, por que, na igreja, sempre parece tudo mais difícil? Este é o melhor lugar para estarmos, para sermos fortalecidos, louvarmos em comunidade.
Ter Cristo como a pedra fundamental é ter as Suas virtudes sendo recebidas: amor, bondade, alegria, comunhão, companheirismo, empatia, perdão. Quando temos o amor de Cristo, entendemos quais são as dimensões do templo espiritual.
Cristo está habitando em nós como templo vivo, e não há mal, não há poder das trevas que possa vencer a igreja de Cristo que permanece no Seu amor!
Efésios 4.15–16 RA
15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
PONTE CRISTOCÊNTRICA
Jesus Cristo é o nosso fundamento. É por causa dEle que a igreja permanece em pé!
1Pedro 2.7 RA
7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular
Os construtores O rejeitaram como a pedra principal, preferiram fazer seus alicerces com bases instáveis. Cristo, porém, rejeitado pelos homens, tornou-Se a pedra principal da nossa vida! Ele é a Rocha da salvação!
Não podemos ser imprudentes como os construtores que o texto fala, que buscam edificar suas vidas de maneira inconsequente. Sejamos prudentes ao buscar em Cristo o nosso alicerce, assim estaremos seguros!
CONCLUSÃO
Meus queridos, é hora de retornarmos aos nossos trabalhos da igreja. Aos poucos estou conhecendo um pouco mais sobre como era o ritmo da nossa igreja antes da pandemia. É hora de avançarmos! Iniciamos um trabalho abençoado com os adolescentes, e não vamos parar! Adolescentes, é hora de avançar! Jovens, é hora de avançar! Homens, mulheres da nossa igreja, não vamos ficar parados, vamos avançar!
A situação sanitária já está muito mais tranquila, não podemos ter medo, e muito menos usar tudo isso como desculpa!
Igreja do Senhor: DESPERTE! VAMOS EM FRENTE! TEMOS MUITO A FAZER!
Chega de criar empecilhos, barreiras. Servimos ao Senhor, e não a homens falhos e pecadores! Quem tem a Cristo como base não se abala com o vento, com a tempestade.
Que o Senhor Jesus nos abençoe e firme sempre os nossos passos! Que o Senhor abençoe a todos, amada igreja!
Related Media
See more
Related Sermons
See more