O amor de Deus por Jacó

A sete perguntas do povo a Deus.  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views

Tratar da relação de Deus com o povo após cativeiro e da relação do povo com Deus.

Notes
Transcript
MALAQUIAS
Entre os anos 500 e 450 a.C., o profeta Malaquias anunciou as mensagens de Deus ao povo de Judá, depois de haver sido reconstruído o templo de Jerusalém. O povo não estava obedecendo às leis de Deus, e era necessário que eles abandonassem os seus pecados e as suas maldades. Malaquias também falou contra os sacerdotes, pois eles não estavam cumprindo o seu dever de apresentar sacrifícios e ofertas que agradassem a Deus. Malaquias anunciou que o Senhor viria purificar o seu povo, mas antes daquele dia enviaria o seu mensageiro para preparar o caminho. Aqueles que se arrependessem e voltassem para Deus seriam novamente o seu povo.
O livro é dividido em sete partes:
"Em que nos Tens Amado?”
"Em que Desprezamos nós o Teu Nome?”
“Porque Deus nao aceita nossa oferta?”
“Porque não aceita nossos sacerdotes?”
“Em que estamos desagradando a Deus?”
“Em que estamos desagradando a Deus?”
“Em que estamos roubando a Deus?”
“Em que estamos difamando a Deus?”
A. "Em que nos Tens Amado?" 1:2-5. As perguntas em torno das quais o livro de Malaquias gira são aquelas que o profeta coloca na boca dos israelitas apóstatas do seu tempo. Elas podem ter sido ou não enunciadas, mas certamente podiam ser encontradas nos corações do povo. A primeira pergunta trai uma falta de verdadeira piedade, uma ausência de confiança. Só corações de pedra poderiam ficar desatentos às incontáveis manifestações do amor de Deus pelo povo da aliança. Mas ao falar do Deus de seus pais, os israelitas diziam: "Não temos visto evidência do Seu amor".
2. Eu vos tenho amado. Veja Dt. 7:8; Jr. 31:3; Os. 11:1. Esaú. Um nome às vezes usado para com o irmão de Jacó e outras para com os idumeus. Irmão de Jacó. Esaú era o primogênito dos gêmeos (Gn. 25:23-26). Todavia amei a Jacó. No exercício de sua boa vontade soberana (Rm. 9:10-18), Deus escolheu conceder a promessa da aliança e Suas bênçãos àquele que não era o primogênito. O amor de Deus fora traduzido em ação constante através da história de Israel.
3. Aborreci a Esaú. Romanos 9:10 e segs. sugerem que o "aborrecimento " consistia em Deus perpetuar a linhagem do Povo Escolhido através de Jacó e não através de Esaú, e em dar a Esaú uma posição de subordinação para com o seu irmão (cons. Gn. 27:37-40). Por outro lado, tanto Esaú como seus descendentes viveram vidas profanas e pecadoras (Gn. 26:34; 27:41; Ob. 10-14). Um Deus santo não pode deixar de se colocar contra o pecado e os pecadores não arrependidos. Fiz dos seus monto uma assolação, e dei a sua herança. A fúria dos exércitos caldeus, responsáveis pela destruição de Jerusalém em 586 A.C., talvez também fosse sentida por Edom (cons. Jr. 25:9, 21); e mais tarde os árabes nabateanos expulsaram os idumeus definitivamente de sua terra. Chacais. A herança de Esaú veio a ser um lugar deserto, habitação de chacais.
4. Tornaremos a edificar. Edom estava confiante que podia lutar contra Deus e voltar ao seu primitivo estado de prosperidade. Mas eu destruirei. Em juízo, Deus enviaria os nabateanos ou qualquer outro poder que estivesse na mente do profeta. Terra de perversidade. Aqueles que testemunhassem a situação angustiosa de Edom concluiriam que Deus a colocara nessa situação humilhante por causa de sua perversidade. Contra quem o SENHOR está irado para sempre. Dos golpes do conquistador Edom jamais se recuperaria.
5. Os vossos olhos o verão. A indicação pode ser que os contemporâneos de Malaquias testemunhariam a conquista. Grande é o SENHOR. Quando o povo de Israel visse Edom em ruína perpétua mas Jerusalém reconstruída e restaurada, reconheceria o amor de Deus e não faria a atual pergunta: "Em que nos tens amado?" Fora dos termos e não desde os termos, E.R.C.
Aplicações:
Related Media
See more
Related Sermons
See more