DOIS HOMENS, UM TESOURO
Notes
Transcript
Mateus 13.44-46
Jesus está contando uma serie de parábolas em Mateus 13. E podemos dividir esse grupo de parábolas em dois momentos diferentes e para dois públicos diferentes. O primeiro grupo é uma multidão na praia. Jesus sobe em um barco e começa a contar suas parábolas (13.1, 2). Para esse primeiro grupo, as parábolas tem dois objetivos: chamar a salvação, os eleitos, e endurecer os incrédulos.
Os discípulos vieram e lhe perguntaram: "Por que o senhor usa parábolas quando fala ao povo?". Ele respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. (A vocês é permitido entender os segredos do reino dos céus, mas a outros não.)
Mateus 13:10,11
Perceba que Jesus diz que esse mistério é uma concessão, uma permissão dada aos discípulos, os eleitos. Jesus está falando da graça. A salvação através da pregação do evangelho é resultado da graça de Deus. É a graça que traz entendimento, é a graça que abre os ouvidos do homem, é a graça que traz a compreensão da palavra, é a graça que dá a fé para crer no evangelho. Não é o método, a eloquência do pregador, mas a graça de Deus.
Parábolas são histórias simples para entender verdades eternas. E homens de coração duro, esperam por conceitos sofisticados e não por historinhas inventadas por um Galileu. Quer algo mais simples do que Deus enviar seu filho como um simples galileu nascido num estabulo e não na corte de Herodes? Não exatamente isso que Paulo disse aos coríntios:
1Co 1:18-25(18) Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. (19) Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. (20) Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? (21) Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. (22) Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; (23) mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; (24) mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. (25) Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Por isso tanto pessoas humildes, quanto acadêmicos quando creem no evangelho, creem em algo simples, mas poderoso. Esse é o motivo pelo qual Jesus contava parábolas.
O segundo grupo que está ouvindo essas parábolas são os discípulos de Jesus. Quando eles já estão em casa e não mais na praia. É interessante notar, que na parábolas que Jesus conta para seus discípulos ele fala de outro aspecto do reino de Deus. Ele fala da alegria daqueles que entram no reino e sua relação com ele.
Ele então conta sobre dois homens que encontra o reino de Deus de maneiras diferentes, mas que tem a mesma reação. É importante notar que a ênfase da parábola não são o dois homens mas o altíssimo valor dos tesouros.
O primeiro homem do verso 44 é alguém que não está procurando nada, mas acha tudo. Jesus diz de um tesouro escondido no campo. Meus irmãos se Deus não revelar seu reino, seu evangelho ao homem, ele será sempre um tesouro escondido. Um tesouro no campo é algo que as pessoas passam por cima diariamente, está debaixo dos pes e não veem. As escrituras é o mapa que aponta para o “X” no chão.
Olhe para o Brasil, mais de 200 milhões de pessoas, e não existe nenhum brasileiro que seja ignorante a respeito de Jesus, todavia milhões vivem como se ele não existisse. Tesouro escondido.
Mas o homem da parábola, é alguém que achou o tesouro. Quem é o dono do tesouro? Não é quem acha, mas quem é o dono do campo. Naquela cultura, como ainda hoje, as riquezas de uma terras pertencem ao dono da terra. É por isso que ele escondeu o tesouro novamente. Ou seja, é a pessoa que ouve o evangelho, mas esse evangelho não pertence a ela, não diz respeito a ela, o evangelho é o evangelho de Cristo, fala de Cristo. Não é sobre como você é especial, mas é sobre como Cristo é precioso. E você faz o que com isso no início da fé? Você guarda no coração.
Então Jesus esta falando de um homem que não estava procurando pelo reino do céus, alguém que estava vivendo a sua vida comum. E de repente achou a Cristo. É gente que ouve uma palavra, ou le uma frase e do nada cre, acha, encontra. E guarda aquilo no coração. E então sai e vende tudo o que tem, ou seja, começa a se desfazer de toda uma vida antes sem Cristo, para poder ter a Cristo.
Fp 3:7-10 (7) Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. (8) Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo (9) e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; (10) para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;
Portanto esse primeiro homem representa todos aqueles que descobriram e tomaram posse da salvação, ainda que não estavam, procurando por ela.
O segundo homem da parábola da perola de grande valor é diferente do primeiro. Ele é um negociante de joias e pedras preciosas. É alguém que está a procura, é alguém que sabe distinguir os valores daquilo que quer. É alguém que comercializa, procura a perola de grande valor. A parábola sugere um homem que já possui perolas, mas procura a mais excelente.
Jesus está ensinando que enquanto existem pessoas que encontra a Cristo sem procurar e isso é manifestação da graça de Deus. Também existem aquele que o estão procurando. E que apesar disso encontra-lo é uma manifestação também da graça de Deus.
É como Cornélio que adorava a Deus piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus (atos 10.2). Um verdadeiro negociante de pérolas. Cornelio é um homem a procura de Deus. É um daqueles casos que perceberam através da revelação natural a manifestação da gloria de Deus. E em sua busca Deus abre as comportas da graça sobre ele, enquanto orava, e o manda chamar Pedro que vai pregar o evangelho para ele.
Jesus está falando daqueles que estavam a procura do reino, e muitas vezes nas situações mais estranhas possíveis. Existem pessoas que estão procurando o reino do céus na moralidade. Pensam que sua justiça própria é a resposta para sua salvação. Outra estão procurando nas boas obras. Acreditam que encontraram Deus em ações sociais. Outras estão procurando Deus na espiritualidade moderna, em cristais, meditações transcendentais e coisas assim. Outra na idolatria.
Este homem da parábola da grande perola também vende o que tem. E a ideia aqui, é que ele vende todas as outras pérolas que possui, abre mão delas para ter a grande perola. São pessoas que quando encontram a Cristo, este é suficiente, e toda as outras coisas são abandonadas.
Creio que essa parábola nos desperta para não desprezarmos a procura destas pessoas. Mas que possamos ajuda-las a encontrar. Essas tem sido a nossa experiência ate hoje, alguns de nós aqui viemos a Cristo mesmo sem procurar por ele. Vivíamos nossa vida sem levar Deus em consideração ate que o encontramos.
APLICAÇÕES
· Todos os homens estão na mesma condição espiritual diante de Deus, perdidos e sem algo que atribui a ele valor real. Todos os homens precisam do tesouro dos céus.
· O evangelho é o tesouro de Deus dados aos homens. Ele é aquele que tras o verdadeiro valor em si, e torna o home que o possui, alguém verdadeiramente rico. Mas tem o evangelho não é apenas precioso, ele é extremamente belo como um grande perola de grande valor. O evangelho reflete a verdadeira gloria de Deus nos homens. Gloria esta que foi perdida no Éden.
· Daqueles que o encontram, uns encontram mesmo que sem querer, talvez seja o seu caso. Você não procurava por Cristo, mas o encontrou. Graças a Deus por isso. Outros o procuraram por anos, muitos como eu, apesar de nascer na igreja, passei a maior parte da minha vida procurando por ele, mesmo dentro da igreja, até o dia em que o encontrei de verdade.
· A você que encontrou esse precioso tesouro não viva como um miserável. Você foi feito cidadão do reino dos céus, herdeiro de todas as coisas em Cristo Jesus. Tome posse de Cristo e sua vida.
· Viva a partir dos valores do reino. Mesmo que você seja tentado ainda a reter algum bem de uma vida sem Cristo. Mesmo que você seja tentado a guardar alguma outra perola além do precioso evangelho, venda tudo. Os valores do reino vão incomparavelmente maiores.
· A você que está a procura de algo na vida que realmente seja valoroso, eu te apresento a Jesus Cristo, o tesouro dos céus. Ele é quem dá verdadeiro significado a sua vida. Ele é quem atribui verdadeiro valor a você. Ele é suficiente. Você pode encontra-lo hoje. Você ate não estar procurando por ele. Todavia meu desafio é que você o receba hoje.