Âncoras para Fé

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Juízes 2.10–22 (NVI)
10 Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel. 11 Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins. 12 Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor. 13 Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e a Astarote. 14 A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir. 15 Sempre que os israelitas saíam para a batalha, a mão do Senhor era contra eles para derrotá-los, conforme lhes havia advertido e jurado. Grande angústia os dominava. 16 Então o Senhor levantou juízes, que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam. 17 Mesmo assim eles não quiseram ouvir os juízes, antes se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Ao contrário dos seus antepassados, logo se desviaram do caminho pelo qual os seus antepassados tinham andado, o caminho da obediência aos mandamentos do Senhor. 18 Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam. 19 Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado. 20 Por isso a ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele disse: “Como este povo violou a aliança que fiz com os seus antepassados e não tem ouvido a minha voz, 21 não expulsarei de diante dele nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu. 22 Eu as usarei para pôr Israel à prova e ver se guardará o caminho do Senhor e se andará nele como o fizeram os seus antepassados”.
INTRODUÇÃO
A fé como um processo de conhecer um Deus tão grande!
Perguntas a serem respondidas: "Até onde sua fé supera as adversidades?" "Quais são as âncoras para sua fé"
Significado de Âncora
Substantivo feminino[Marinha]: Peça de ferro presa a uma corrente, composta por duas ou mais pontas que, quando jogada ao mar, serve para fixar e impedir a movimentação das embarcações, navios etc; ferro.
(https://www.dicio.com.br/ancora/)
Uma geração que não conhecia o Senhor:
Porque? Quais eram, a partir de então, as suas âncoras?
1. RESPONSABILIDADE GERACIONAL
Juízes 2.10 (NVI)
10 Depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor e o que ele havia feito por Israel.
Esquecendo rápido de Dt 6:4-9
Deuteronômio 6.4–9 (NVI)
4 “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. 5 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. 6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. 8 Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. 9 Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.
A.A Falhamos na tarefa de ensinar os nossos filhos a amarem o Senhor?
A.A Essa responsabilidade é uma incumbência propositada, seja caminhando, deitado, conversando ou comendo, Deus nos chamou para conhecê-lo e amá-lo, assim como conviver com nossos filhos essa experiência intencional (Dt 6:7). Em cada ocasião pode haver uma boa oportunidade para vivência de um valor do Reino de Deus. Essa responsabilidade é uma missão constante, pois desafia os pais à perseverança de habitar a sua família na Palavra de Deus. Lembre-se sempre: Responsabilidade geracional é tarefa consciente, incumbência propositada e missão constante!
2. IDOLATRIA
Trocando de divindade
Juízes 2.13–15 (NVI)
13 Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e a Astarote. 14 A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir. 15 Sempre que os israelitas saíam para a batalha, a mão do Senhor era contra eles para derrotá-los, conforme lhes havia advertido e jurado. Grande angústia os dominava.
A proposta era deixar de confiar em um Deus soberano para colocar as expectativa em deuses que pensavam poder controlar.
Em 15 de abril de 1912 O insubmergível Titanic saia do Estados Unidos em direção a Inglaterra. Um auto-avaliação exagerada envolvia o Titanic. A começar pelo nome, que lembra os Titãs, divindades gregas primitivas, filhos de Uranos (deus do céu) e Gaia (deusa da terra). O Titanic não teria afundado se o diretor da empresa de navegação White Star Line, dona do navio, a tripulação e os passageiros não estivessem possuídos pela idéia fixa de que o transatlântico era insubmergível.
A.A Idolatria: Um pecado para hoje.
Trocando os prazeres. "O sistema de recompensa".
O Dilema de Israel é também o nosso, viver para ser feliz ou viver para glória de Deus?
3. ÂNCORAS PARA FÉ
Juízes 2.18–19 (NVI)
18 Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam. 19 Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.
"Spoiler da história de fracassos"
Fidelidade condicionada a alguém ou a alguma pessoa?
A.A - Passamos a vida nos agarrando a apoios, âncoras que aparente segurança!
A fé em Jesus é o abandono desses apoios para um se lançar em Cristo e nele se firmar.
DESAFIOS PARA VIDA
Reconstruir o altar do amor a Deus na família!
Renunciar os falsos deuses que ocupam espaço em nossas vidas, em nossos corações!
Firmar nossa fé nas promessas do Senhor e não nas mentiras que me contaram as circunstâncias ou as pessoas que me cercam.
Âncoras em Cristo:
Mateus 7.24 (NVI)
24 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Related Media
See more
Related Sermons
See more