A criação do ser humano e o jardim Gn 2.4-24
Sermon • Submitted
0 ratings
· 9 viewsNotes
Transcript
Introdução -
Introdução -
Gênesis 2.4 até o 3.24 que veremos a primeira parte hoje e a segundo em outra mensagem, é claramente uma continuação da unidade narrativa. Gn 2.4 inicia com a palavra “toledot” da dez que estão no livro: “esta é a gênese” - inicio - começo. Em outras palavras, o que aconteceu na criação do Universo depois que Deus criou tudo muito bom 1.31. o Capítulo 2 é a continuação. Porém, enquanto o capítulo 1 é mais genérico na criação do ser humano, o capítulo 2 é mais específico.
O capítulo 1 começa “no princípio, criou Deus os céus e a terra, isto é o Universo. Em seguida o capítulo 2 concentra mais o foco no Jardim e nos primeiros homem e mulher.
Gênesis 1 como Rei onipotente, criador, fala e acontece, traz a existência o que não existe. Gênesis 2 o Senhor é descrito de modo mais íntimo, como um oleiro que se inclina e molda o barro 2.7; como um jardineiro que planta um jardim 2.8; como um escultor que modela a mulher da costela do homem 2.21-22; mais pra frente como alguém que passeia no jardim 3.8; e como um Juiz que preside uma audiência e profere uma sentença 3.9-19.
Embora a narrativa tenha vários pontos, ela possoi algo central “começa com Deus formando o homem e a mulher e os colocando no jardim, e termina com eles expulsos do jardim.
O Senhor Deus formou o homem - v.7; 21-22
O Senhor Deus formou o homem - v.7; 21-22
A primeira pergunta é por que existem 2 criações do ser humano? dois momentos, dois relatos ?
a resposta é que o primeiro relato é mais amplo, mais genérico, segundo sayão vemos um trailler e depois o filme. kkkkkk.
Algumas lições dessa criação do ser humano -
Primeiro lugar ele é criatura - pó da terra - quem de fato nós somos? Ele não é jamais equiparado a Deus, ele não pode ser divinizado, idolatrado. Sua posição é criatura e não Criador. Simplesmente por isso, não poderia ter espaço para “arrogância” ou “soberba” - ninuguém pode pensar que é mais do que é. Somos frágeis - um dos fatos da bíblia enfatizar que o ser humano foi criado do pó da terra, tem o propósito de nos mostrar a finitude e sua limitação como ser humano. Salmo 8 “que é o homem?” -
Pó da terra - James Montgomery Boice captou bem a compreensão desse versículo quando diz que a criação do homem é uma combinação de pó e glória, daquilo que é de baixo e daquilo que é de cima. Ao mesmo tempo que o homem é feito do pó, ele recebe o sopro divino; nesse sentido, se o pó fala de sua humilhação, o sopro divino fala de sua exaltação.
Deus, como o divino oleiro, põe a mão no pó para criar o homem e se deleita em Sua obra prima. Há na língua hebraica uma estreita relação entre Adão [adam] e pó da terra [adama]. Esse jogo de palavras mostra a estreita relação do homem com o solo, sua infância, seu lar, sua sepultura (2.5,15; 3.19).
Segundo lugar ele é imagem e semelhança de Deus / talvez seja uma das lições mais significativas do ser humano - o fato de ser feito imagem de semelhança de Deus o distingue dos animais e outros seres na criação. O homem não pode ser comparado a um animal. O ser humano tem uma dignidade especial. É supreendente quando vejo em alguns países ou até no brasil, um animal com mais valor que o ser humano. Matar um se humano é um crime contra Deus. imagem e semelhança determina quem nós somos, inteligência, criatividade, consciência de si mesmo, a questão moral.
Terceiro lugar - essa imagem e semelhança 18-23- não é criado de modo isolado, ele é essencialmente comunitário. Por isso cria homem x mulher - é interessante que ele cria a mulher com senso de diginidade, a idéia bíblica é que um esteja diante do outro, que se encaixe um com o outro, ele tira a mulher da costela do homem para enfatizar companheirismo, unidade, que se encaixe perfeitamente um com o outro. Não há espaço na bíblia para machismo e nem para feminismo.
Quarto lugar - Domínio sobre a criação - v.19
Quinto lugar - Foi criado para Adorar a Deus, em parceria com a Família.