NOSSA MISSÃO É MULTIPLICAR! Lucas 9.10-17
Multiplicamos os recursos que Deus nos dá ao compartilhamos com os necessitados ao nosso redor.
Lucas registra também a primeira multiplicação dos pães e peixes, o único milagre registrado pelos quatro evangelistas. Jesus ensinou que o Evangelho é proclamação, ensino, cura espiritual e física, mas é também alimento material. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda sobrou. O simbolismo é especial: sobraram doze cestos, mesmo número das tribos de Israel, mostrando que quando dependemos de Jesus, todo povo de Deus pode sempre se alimentar.
BETSAIDA [Casa da Pesca]
Cidade, também chamada de Betsaida Júlia, que ficava à margem nordeste do lago da Galiléia. Ali nasceram Pedro, André e Filipe (Jo 1:44). Essa cidade foi condenada por Jesus (Mt 11:21). Ali ele alimentou mais de 5000 pessoas (Lc 9:10–17) e curou um cego (Mc 8:22–26).
Jesus dedica-se às massas como mestre e médico, até a noite (cf. Mt 14:14; Mc 6:34). O dia findava. Os discípulos estavam preocupados porque a fome inexorável poderia inquietar o povo e arruinar qualquer ensinamento. Para evitar qualquer constrangimento, pediram a Jesus que despedisse o povo.
É nesse momento que os discípulos, provavelmente todos juntos, se acercam de Jesus com o conselho de despedir a multidão, para que busquem comida e alojamento nas vilas e nos campos vizinhos. Eles apresentam sua razão: “porque aqui estamos em lugares ermos”. Em outros termos, isto não é cidade que possui todos os tipos de bazares de fácil acesso, onde se pode encontrar alimento; esta é uma região desolada. Além disso, ir a qualquer das vilas ou campos vizinhos para comprar alimentos levaria tempo, e “o dia já está chegando ao fim” (Mc 6.35).
É costume judaico proferir uma oração de bênção ou de gratidão antes da refeição. A oração atraiu uma bênção maravilhosa para um alimento tão insignificante. O pouco de comida serviu para saciar milhares. Jesus, que não realizara o milagre para saciar sua própria fome ao ser tentado pelo diabo, fez uso de seu poder miraculoso para saciar os outros, os muitos. Até mesmo sobraram doze cestos, cheios de bocados. De acordo com Jo 6:12, Jesus ordenou que recolhessem o restante, para que nada se perdesse! As dádivas de Deus devem ser respeitadas e honradas, mesmo quando estamos satisfeitos.