A obediência é saber

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Dt 30. 11-14
Introdução
1. Somos agraciados porque vivemos bebendo de uma cultura cristã. Mesmo que nos últimos tempos ela venha sendo desnutrida, ainda temos homens e mulheres sábias que compreendem quão importante é obedecer os mandamentos de Deus, que disciplinam e abençoam aqueles que se sujeitam a eles.
2. Voce ainda pode conhecer casais com idade avançada, que vivem a benção de serem disciplinados obedientes para com as normas de fidelidade exemplar no casamento. E apesar de muitos deles não professarem uma fé consolidade em Jesus, vivem nessa cultura de respeito para com essas diretrizes básicas, cultivadas pela infuencia da igreja.
3. Vamos então, olhar nas últimas orientações de Moisés, que adverte e aponta como Deus é amoroso para dar a orientação a fim de que seu povo fosse feliz, quando cumprisse os seus mandamentos. De outro lado a desobediência é a prova da ignorância de um coração corrompido e separado da fonte da verdade.
I - O abençoado Moisés.
4. Particularmente, as pessoas que estavam seguindo o líder deveriam ter a percepção da vida desse homem, e como Deus estava abençoando todo o seu comportamento, guiando seus passos e aprovando o que ele fazia, ou seja, suas obras. A pergunta mais ingênua deveria ser, Po quê. E a resposta muito mais ingênua deveria ser - porque ele está andando conforme a vontade de Deus, em obediência.
5. Se os desafetos de Moisés olhassem para a vida dele, poderiam enxergar Deus escolhendo-o para um propósito, que era ajudá-los. Eles deveriam crer nas experiências de Moisés e Deus. 1º) A forma estranha que sua mãe planejou, colocando num cesto, sendo apanhado e cuidado de forma mais estranha no palácio de Faró; 2º) A tentativa de aos 40 anos procurar fazer algo por seu povo; 3º) sua fuga e seus 40 anos vivendo afastado do seu povo; 4º) Seu chamado aos 80 anos para liderar a libertação dos seus irmãos.
6. Agora vemos que até Moisés havia perdido a confiança em fazer um trabalho tão grande. Primeiro, porque na força da idade, não havia conseguido, muito menos agora com 80. Porém, a falta de confiança se dá por um fato mais profundo - a incredulidade de se entregar na obediencia do mandado do Senhor.
7. Mas, se Deus é por nós, quem será contra nós? entretanto muito crente ainda acredita em olho gordo, macumbaria. E eu creio que a falha está em não entregar sua vida para servir ao Senhor, que é uma falha na obediência.
II - Por quê não gostamos dos mandamentos?
8. A escolha de Israel é tão importante para toda a humanidade porque vem deles os mandamentos e a possibilidade de, de novo podermos ter plena confiança que pela obediencia aos seus mandamentos, podemos ter paz, alegria e esperança além desta vida.
9. Mas não gostamos dos mandamentos de Deus. Primeiro - O homem foi criado segundo a imagem e semelhança de Deus, mas a queda perderam a capacidade de gerar filhos conforme essa semelhança. Embora ainda exista o imago dei na geração dos filhos, no entanto é apenas uma sombra do que deveria ser. Adão e Eva ao gerarem seus filhos, já conceberam conforme a semelhança deles e não de Deus. Isso quer dizer - já perderam a capacidade de relacionamento perfeito e de obedecer às ordens divinas.
10. Segundo - o individualismo do nosso tempo tem cegado a visão de que os mandamentos são para o nosso bem. Talvez voce pense que não é assim. Então porque questionamos tudo que não gostamos, mesmo que nao nos prejudique?
11. 1Co 10.24-27,31-33. Hoje, quando voce recebe um visitante é desconfortável porque não existe mais a reverência e respeito com o que se põe à mesa. Porque um filho não come carne de frango, outro não come legumes, outro não gosta de carne assada, outro não gosta de carne cozida, etc.. O que causa estranheza é até nas coisas mais simples vermos dificuldade de considerar o que a Palavra de Deus ensina. Coma o que for à mesa. Agora, se temos dificuldade, o que significa? que não consideramos o próximo, e as coisas tem que ser do meu jeito, senão… A Palavra é esta: deixe seu individualismo para que aconteça a benção da unidade. Que o amor seja completo.
12. Por que não gostamos do que se nos oferece? porque não estamos acostumados por não sermos disciplinados.
III - Este mandamento é difícil? (v.11a)
13. Não - tem se tornado difícil por causa do nosso coração duro e resistente. E isso para nossa própria derrota. Porque já antevimos que os mandamentos foram dados para o nosso bem. A vontade de Deus é boa, e como se seu caráter é só bondade, poderia nos dar algo ruim?
14. Até a separação de Deus quanto à queda do homem foi um ato de sua misericórdia e bondade. Isto porque onde Deus se apresentar tudo é renovado. E onde Deus está não existe possibilidade de haver trevas, o pecado desaparece. Se o pecador olhar para a face de Deus, será consumido, desaparecerá. Por isso o Filho precisou se encarnar como se fosse um pecador. Por isso Ele disse “não irei no meio de vós, para poupardes”. Por isso Ele disse a Moisés “não podereis ver a minha face”.
IV - Além disso eles estão perto de vós (v11b-14).
15. Além de não serem difíceis, também estão perto. Deus deu de forma amorosa e não é preciso sacrifícios extremos para aprendê-los. Assim como fazemos nossos filhos ir para escola aprender a ler e escrever, assim eles estão registrados pela mão e a boca de Deus na sua Palavra.
16. Não é preciso ficarmos embaixo de uma árvore ou no monte, ou no vale, horas esperando que Deus nos diga seus mandamentos. Eles foram entregues a Moisés para levá-los ao povo.
17. Mas infelizmente ainda temos cristãos que relativizam a palavra inspirada pelo ES. Isso para obedecer a tradição da igreja, ou por não crer nela.
V - Ele é vida, escolha a vida (v15-20).
18. O que Deus está dizendo - quando diz que os mandamentos não são difíceis e está diante de ti, tem o fim de dizer que:
*existe a possibilidade de escolher entre a vida e a morte, entre o bem e o mal.
19. A exortação final para escolher o bem tem direção para as maldições e a bençãos decorrentes de uma ou outra. Voce pode obedecer a Deus e ser benção o escolher fazer sua própria vontade, que está desnutrida da verdade e corrompida pelo pecado e ser uma maldição no meio do povo de Deus e dos que estão à sua volta.
Related Media
See more
Related Sermons
See more