IGREJA ESSENCIAL (QUEM PODE PERTENCER A UMA IGREJA? Pág. 50-55)
IGREJA ESSENCIAL • Sermon • Submitted
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Michael Lawrence:
Nós vivemos numa era terapêutica, uma era de relacionamentos quebrados e famílias fraturadas, em que pais são tolos, bufões, capatazes, ou apenas completamente ausentes. Os filhos criam a si mesmos até a fase adulta por meio de imagens da internet e da TV. Francamente, com as filhas é ainda pior.
Então, não deveria nos surpreender que, na linguagem bíblica de filhos e filhas, nós encontramos um poderoso antídoto para um veneno mortal. Mas, de fato, em nossa identidade como filhos e filhas de Deus nós recebemos algo muito mais poderoso do que um antídoto para os fracassos de nosso tempo.
Recebemos uma identidade que nos chama além de nós mesmos e de nossas necessidades emocionais para o enredo da glória de Deus. Um dia, a nossa esperança será recompensada; a nossa obra terá um fim.
“A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” (Romanos 8.19).
E essa expectativa não será frustrada. Naquele dia, uma nova história começará: a história da gloriosa liberdade dos filhos e filhas de Deus.
Primeiro, o Pai ama os filhos porque o Pai ama o Filho. O amor de Deus por nós como filhos não começa conosco. Começa com o seu amor pelo Filho Jesus Cristo. Por quê? Porque o Filho sempre foi e sempre será obediente ao Pai (João 10.17). E é esse amor que transborda em amor por nós, os filhos que estão unidos a Cristo pela fé.
Segundo, o papel de um filho é dar glória ao seu Pai ao representá-lo perante o mundo. Jesus fez essa afirmação acerca de sua própria vida repetidamente. João 5.19: o Filho somente pode fazer “aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz”. E tudo isso é para trazer glória ao Pai. Como Jesus orou, “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (João 17.4).
Mateus 5.9 (NAA)
9 — Bem-aventurados os pacificadores,
porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.44–45 (NAA)
44Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, 45para demonstrarem que são filhos do Pai de vocês, que está nos céus. Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Efésios 5.1 (NAA)
1Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados.
Romanos 8.12–14 (NAA)
Filhos e herdeiros
12Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne, como se estivéssemos obrigados a viver segundo a carne. 13Porque, se vocês viverem segundo a carne, caminharão para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, certamente viverão. 14Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
2. QUEM PODE PERTENCER A IGREJA – PARTE II
2.3. ADOTADOS COMO FILHOS E FILHAS.
2.3.1. A conversão pode acontecer dentro ou fora da igreja. Pode ser uma experiência solitária ou compartilhada com amigos e colegas. Mas SEMPRE deve resultar em fazer parte de uma igreja. Quando a Bíblia descreve nossa conversão como ADOÇÃO, vemos essa dimensão comunitária. Lemos isso em Gálatas 4: 4,5.
2.3.2. A palavra FILHOS reflete uma posição hereditária PRIVILEGIADA no mundo antigo. Mas essa promessa se aplica a todos os homens e as mulheres que creem em Jesus. Quando Deus o adota, quando lhe dá o dom da fé em seu Filho, ele o recebe em uma FAMÍLIA ESPIRITUAL de irmãos e irmãs, a saber, A IGREJA.
2.3.3. Na adoção, a criança ganha novos pais. Mas ela também ganha novos irmãos. Quando se torna um filho, ela também se torna um irmão – dois relacionamentos NOVOS, mas DISTINTOS.
2.3.4. Quando se torna um filho, você consegue um lugar na foto de família ao lado de seus irmãos. E é isso que acontece na conversão. Seu pai o COLOCA na foto de família com seus novos parentes. Vamos dar uma olhada mais de perto: Efésios 1:5
2.3.5. Antes do início dos tempos, ele reuniu essa família em todas as eras e de todos os lugares. Deus e o Filho, nosso IRMÃO MAIS VELHO enviado pelo Pai para nos resgatar da escravidão ao pecado e à morte para que pudéssemos nos JUNTAR à família. Romanos 8:15,16; Gálatas 4:4
2.3.6. Portanto, na adoção, a foto de família é uma foto em MOVIMENTO. Três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – trabalham juntas em perfeita HARMONIA em nosso favor.
2.3.7. E onde nós estamos na foto? Como filhos e filhas, somos HERDEIROS com Cristo. Romanos 8:17; Gálatas 4:7. Isso significa que COMPARTILHAMOS sua herança. Efésios 1:11,14
2.3.8. As famílias nem sempre se dão bem. Mas seus vínculos como membros da família os ajudam a perseverar em meio ao conflito. O sangue compartilhado PREVALECE. Isso, também é verdade com a igreja. Por termos sido RECONCILIADOS com Deus por meio do arrependimento e da fé, também fomos reconciliados UNS COM OS OUTROS.
2.3.9. O sangue de Cristo prevaleceu na igreja primitiva sobre as DIVISÕES entre gentios e judeus. Essa divisão faz com que os problemas nas igrejas hoje pareçam simples em comparação. Mas veja o milagre operado pela CONVERSÃO quando judeus e gentios creem no evangelho juntos: Efésios 2:19-22
2.3.10. Quando uma igreja se deleita EM CONJUNTO com a alegria da conversão, os crentes ganham outra perspectiva sobre o que ainda os divide. O santo templo não é DERRUBADO assim tão facilmente.
2.4. SEPARADOS.
2.4.1. Onde eu moro, é bastante comum que as igrejas incluam muitos membros que não foram convertidos. Poucos parecem pelo menos entender por que isso é um problema. Mas a Bíblia apresenta a CONVERSÃO como uma transformação que separa o povo de Deus do mundo. É uma experiência que ALTERA a eternidade. Jeremias 31:33
2.4.2. Escrevendo um pouco mais tarde e falando por Deus, o profeta Ezequiel antecipou o que Jesus diria a Nicodemos: Ezequiel 36:26,27
2.4.3. Passagens como essas não descrevem a igreja como um lugar onde as pessoas MEIO QUE TENTAM ser boas MEIO QUE TENTAM ajudar uns aos outros, pelo menos se for conveniente.
2.4.4. Não, a nova aliança PENETRA profundamente em nossos corações. Ela faz uma mudança RADICAL. Ela nos faz ABANDONAR nossa vida anterior e nos voltar para Cristo. Ela fornece o PODER DO ESPÍRITO para obedecer à lei escrita em novos corações.
2.4.5. Dentro da igreja, não podemos saber o verdadeiro estado espiritual de todos, o que eles creem do fundo do coração. Mas isso não muda o projeto arquitetônico da Bíblia para nossas igrejas – qual a INTENÇÃO dela e quais deveriam ser nossas PRÁTICAS.
2.4.6. Se você nasceu de novo, isto é, ARREPENDEU-SE de seus pecados e CRÊ em Jesus, você pertence à Igreja. Quando você é convertido não pode deixar de ADORAR. Você fica ANSIOSO para se reunir e adorar com outros crentes em Jesus.