PGzão - 01/04/2022 - Andando em sabedoria
Sermon • Submitted
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Andando em sabedoria
Andando em sabedoria
Pelo que diz:
Desperta, ó tu que dormes,
levanta-te de entre os mortos,
e Cristo te iluminará.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
Introdução
Introdução
Se Deus aparecesse hoje na sua frente e se propusesse a atender a atender qualquer pedido, o que você pediria? Pensa aí! Qualquer coisa!
A Bíblia conta história de um rei para quem o Senhor realmente apareceu e fez essa proposta. Ao invés de pedir qualquer coisa material ou egoísta, o rei Salomão optou por pedir ao Senhor sabedoria para governar o seu povo. Grande escolha. Por causa dela o Senhor deu-lhe todo o resto das coisas que poderia pedir: poder, riquezas, mulheres, sucesso...
Acontece que, desde o começo de tudo, a sabedoria é um tema constante nas Escrituras. Ela é, quase sempre, uma virturde distintiva dos servos de Deus ao longo da história, chegando a ser descrita como uma pessoa no livro de Provérbios. Essa referência, desde o Antigo Testamento, já apontava para Cristo, que é a personificação da sabedoria.
Esse fato já revela parte do mistério da sabedoria. Se Cristo é a personificação da sabedoria logo, quanto mais parecidos com ele nós somos, mais sábios também nos tornaremos.
A grande questão é que, na prática, nós não sabemos exatamente o que poderá nos levar a uma verdadeira sabedoria. Devemos ser como Cristo, certo. Mas como isso se dá na vida real?
É isso que Paulo responde no trecho que lemos...
Contextualização
Contextualização
O livro de Efésios serve justamente para isso: demonstrar, na prática, o modo como os cristãos devem viver.
Isso acontece porque a igreja de Éfeso não tinha nenhum grande problema ao qual o Apóstolo Paulo tivesse que dar uma grande atenção. Essa ausência fez com que a carta aos Efésios se tornasse um verdadeiro tesouro, já que Paulo teve tempo para expor sua teologia com profundidade e explicar, de modo pormenorizado, o modo como os cristão deveriam se portar.
Essa carta explica o modo como fomos vivificados e unidos em Cristo, mostra-nos como devemos estar unidos como igreja e levando uma vida verdadeiramente diferente daqueles que não temem ao Senhor.
É aqui que Paulo afirma que nós temos que andar como não como néscios, mas como sábios.
O apóstolo começa com um chamado à prudência “vede prudentemente” (v. 15), mas mesmo antes disso, o apóstolo já tinha feito um verdadeiro chamado ao despertamento (v. 14).
O que Paulo está dizendo é “ACORDA, GENTE”. Ele está nos chamando a olhar ao nosso redor e enxergar como as coisas funcionam. entender como os néscios agem e, em contrapartida, como os sábios guiam os seus caminhos. Ele nos orienta a andar nesse mundo com SABEDORIA.
Paulo está nos dizendo para não andar enquanto dormimos. Infelizente, meus irmãos, muitos cristãos estão dormindo enquanto a vida passa. Essas pessoas não estão utilizando bem os recursos, o tempo e a vitalidade que Deus lhes deu para que pudessem servir a Cristo nessa vida.
Filosofia do Zeca Pagodinho: deixa vida me levar.
Um dos grandes motivos para buscarmos a sabedoria é deixarmos de ser levados por qualquer vento.
Exemplo: Dudu
Uma pessoa realmente sábia define um curso a seguir, um destino onde chegar, um objeitivo a alcançar. A partir daí, ele segue para esse caminho, olhando para esse alvo.
E isso vale para as coisas grandes tanto quanto vale para as menores coisas.
Vai desde planejar o que você quer fazer da sua vida, até o que você precisa fazer no seu dia. Muitas vezes a gente se perde em meio às demandas e não consegue fazer nada.
Eu mesmo sou uma negação. Fico fazendo coisas de madrugada por falta de organização.
Exemplo da Ariane
Você têm se planejado e caminhado rumo a um alvo na sua vida?
Exemplo do jovem e o exemplo da barra de ferro. Estava indeciso entre faculdades.
Exemplo do rapaz que quer namorar mas não tem projeto algum. Namorar é uma proposta de sociedade. Meninas não aceitem menos que isso.
Exemplo: Kátia.
A sabedoria que traspassa toda a Bíblia, que foi dada por Deus a Salomão e que se personifica em Cristo, deve também ser a nossa sabedoria. E paulo nos dá bons motivos para seguir o seu conselho. Vamos ver alguns deles:
Porque a vida é curta (v.16)
Porque a vida é curta (v.16)
Paulo nos orienta a “remir o tempo”. Se tem uma coisa uma coisa que nos escassa é tempo. A vida é curta e o tempo que temos passa extremamente rápido. O que estamos fazendo com ele?
A palavra remir dá a ideia de fazer o uso sábio e sagrado de cada oportunidade que temos para fazer o bem e de viver da forma mais plena possível.
Veja, levando em conta que a expectativa de vida do brasileiro é de 72 anos de idade, já percebemos que isso é pouco. Agora, supondo que uma pessoa durma 8 horas por noite, ela vai gastar 24 anos da sua vida DORMINDO. Sobraram 48 anos, o que você fará com eles?
A palavra oportunidade e teve sua origem no tempo das grandes descobertas marítimas para dar nome aos ventos que sopravam exatamente na direção do destino do navio.
Quantas oportunidades temos deixado passar pela simples apatia, pela preguiça e por levar uma vida sem intensidade?
Isso vale pra tudo!
Exemplo do meu irmão com o trabalho.
Paulo nos convida a ficar acordados e a olhar a vida no olho. Ela está na nossa frente e devemos aproveitá-la.
Não podemos deixar que a apatia tome conta da nossa vida e nos faça perder grandes oportunidades de servir aos outros e a Deus. Precisamos usar o nosso tempo de um modo que glorifique ao Senhor e precisamos buscar otimizá-lo, afinal, a vida é curta e nós precisamos fazer muito.
Porque os dias são maus (v. 16)
Porque os dias são maus (v. 16)
Outro motivo que Paulo nos dá para sermos sábios nesse sentido é que os dias são maus. A vida, por si, já é curta, mas os dias também são maus e isso aumenta a urgência por sabedoria. No contexto em que o Apóstolo Paulo escreveu essa carta, a perseguição romana aos cristãos estava se tornando cada vez mais ferrenha. Além da vida ser curta, eles poderiam ser martirizados a qualquer momento.
Se a vida já é curta, devemos nos lembrar que, a qualquer momento, podemos ser alcançados por uma tragédia e partirmos desse mundo de forma precoce. Nada impede que o homem mal nos alcance, que soframos de algum mal súbito ou que sejamos vítimas de algum grave acidente. Os dias são maus, devemos buscar sabedoria para ontem.
Exemplo de pessoas assassinadas e acidentadas
Porque Deus nos deu entendimento para compreender a sua vontade (v. 17)
Porque Deus nos deu entendimento para compreender a sua vontade (v. 17)
Paulo diz que nós devemos compreender a vontade de Deus. Essa palavra “compreender” significa que Deus nos deu um intelecto capaz de descobrir e colocar em prática a vontade de Deus. O apóstolo deixa claroa que Deus têm um propósito para cada um de nós, e é desse propósito que nós devemos nos ocupar. Por isso, devemos usar o nosso intelecto para descobrir qual é esse propósito e nos dedicarmos a ele com todo vigor.
Infelizmente, muita gente entende a descoberta desse propósito como algo místico. Como se um anjo fosse descer do céu e dizer: você será advogado, ou, você será agente da SANEAGO. Não. Deus nos deu intelecto e critérios para concluirmos o que ele tem para nós.
A Palavra de Deus (Colossenses 1:9-10)
O testemunho do Espírito em nosso coração (Colossenses 3:15)
As circunstâncias (Romanos 8:28)
Muitos pensam nesse plano de Deus como algo estritamente espiritual, mas isso pode ser qualquer coisa. O Senhor me chamou para o ministério e eu estou sofrendo lá, mas o Senhor chamou alguns para o direito, para a engenharia, para a medicina e Ele quer que você cumpra bem esse propósito propósito para que o nome dEle seja glorificado.
O chamado para o pastorado não é mais santo ou mais digno que o chamado para ser advogado. O Senhor quer que o glorifiquemos através de ambos.
Conclusão
Conclusão
Já vimos que a sabedoria é Cristo e ser sábio é andar como ele andou.
Tudo isso que vimos hoje nós devemos aplicar porque Cristo viveu assim, ele foi a personificação da sabedoria e por isso estava sempre atento.
Cristo não deixava a sua vida passar, ele veio a este mundo por um motivo, com uma missão, e Ele a completou.
Por compreender isso, Cristo jamais disperdiçava seu tempo, muito pelo contrário, o usava com sabedoria para caminhar rumo ao seu propósito. É esse o exemplo que devemos seguir.