Perdão
Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Revisão da mensagem anterior
Explicar como a Palavra sobre Ofensa e essa sobre perdão se encaixa em nosso tema anual: Compartilhando o Amor de Deus através dos Relacionamentos
Contextualização: A razão de Jesus contar essa parábola - O que é uma parábola? Os personagens descritos aqui quem eles simbolizam? Pai = Deus; Filho mais novo = gentios (qualquer pessoa não judeu) ; Filho mais velho = Judeus. A moral dessa parábola: Deus ama os gentios e os perdoa quando eles se arrependem e se voltam para eles. Um filho perdido que partiu e um filho perdido dentro que ficou...
1) Precisamos da liberdade que só o perdão pode dar porque: É impossível não sermos Ofendidos “7 Ai do mundo, por causa dos escândalos! Pois é inevitável que eles venham; mas ai do homem por meio de quem o escândalo vier!” (Mateus 18:7)
É impossível não sermos ofendidos,
Devemos tomar muito cuidado para nãos sermos os ofensores, pois o castigo é tremendo
O filho mais novo ofendeu o seu pai com o seu pedido e sua partida
O filho mais novo ofendeu o seu irmão com o seu pedido e com a sua partida
A família como um lugar de ofendidos e ofensores:
A gente se ofende na mesma proporção em que valorizamos alguém. Poderíamos dizer usando a linguagem matemática, que o poder da ofensa é DIRETAMENTE PROPORCIONAL ao grau de relevância que a pessoa tem para o seu seu relacionamento.
Veja o que Davi disse: Sl.55.12-14 “12 Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia; 13 mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. 14 Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus.”
Aplicação: Parece que a solução é não valorizarmos mais ninguém, é não nutrirmos expectativa nenhuma acerca das pessoas, É ASSIM QUE MUITAS PESSOAS ESTÃO VIVENDO, É UM JEITO MUITO TRISTE DE VIVER!
Essas pessoas estão presas a Ofensas (armadilha, pedra de tropeço) que o Diabo lhes fez.
DAR E RECEBER PERDÃO / PEDIR PERDÃO E PERDOAR
Essas pessoas precisam urgente da Liberdade que só o perdão pode dar
Talvez essa situação descreva a tua vida hoje. Você está preso falta de perdão. Decida pelo perdão e liberte-se
2) Precisamos da liberdade que só o perdão pode dar porque: O perdão tem poder de melhorar a nossa vida. Alguém já disse que: “Perdoar não é coisa de gente boazinha, é coisa de gente inteligente” (FAZER AS PESSOAS REPETIREM)
A situação do Filho pródigo era deprimente, por seus próprios erros ele chegou ao fundo do poço:
Lucas 15.14–16 (NAA): 14— Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a fim de cuidar dos porcos. 16Ali, ele desejava alimentar-se das alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
Para um judeu ter que tratar de porcos, seria talvez parecido para gente como ter que trabalhar em um lixão, e por estar com tanta fome, desejar comer aquilo que os outros jogaram fora. A decisão dele era: Se manter no orgulho e permanecer ali, ou se quebrantar, se arrepender e voltar e pedir perdão para o Pai e ter a sua situação mudada para a melhor.
As dificuldades sempre vem sob a vida das pessoas que não liberam perdão e não pedem perdão. Essas dificuldades muitas vezes é a forma de Deus mostrar para gente que há algo de errado em nossa vida, Deus nos mostra que há a ser reparado. Veja o exemplo do Filho pródigo:
“17 Então, caindo em si, disse: “Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome! 18 Vou me arrumar, voltar para o meu pai e lhe dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e diante do senhor; 19 já não sou digno de ser chamado de seu filho; trate-me como um dos seus trabalhadores.’ ” 20 E, arrumando-se, foi para o seu pai…” (Lucas 15 - NAA)
Aplicação: Nós precisamos da liberdade que só o perdão pode dar porque: O perdão tem poder de melhorar a nossa vida
Perdoar é dar um chance para a sua vida ser mudada, transformada, restaurada, melhorada. Perdoar é coisa de gente inteligente, que quer ir para frente
Em se tratando de Perdão, decidir restaurar o relacionamento rompido é o primeiro passo, o qual deve ser seguido pela atitude de “se levantar e ir”.
3) Precisamos da liberdade que só o perdão pode dar porque: Sem perdoarmos não seremos perdoados
Na tão conhecida oração do Pai nosso, Jesus termina ensinando algo que parece ser a chave de acesso ao Pai em oração. Essa chave não é usar as palavras: “EU DETERMINO, OU, EU RECEBO”, mas a chave da oração bem sucedida é: PERDOAR ÀQUELES QUE NOS OFENDERAM.
Veja o que Jesus disse: Mt.6:14-15 “14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15 se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”
A falta de perdão bloqueia nosso Relacionamento com o Pai: Se você chegou aqui nessa noite e fez alguma oração sem perdoar alguém, eu sinto lhe informar que a sua oração não passou do teto, ela caiu sobre a tua cabeça.
Perdoar é uma questão de obediência. Jesus disse em resposta a uma tentativa de lacração de Pedro, que perguntou se até sete vezes devia perdopar quem lhe ofendesse, Jesus disse não set vezes, mas 70X7, ou seja, muitas vezes:
“21 Então Pedro, aproximando-se dele, perguntou-lhe: Senhor, até quantas vezes deverei perdoar meu irmão que pecar contra mim? Até sete vezes? 22 Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete vezes; mas até setenta vezes sete” Mateus 18:21,22)
Não perdoar alguém ou não perdoar a si próprio, pode ser a causa de várias doenças psicossomáticas:
“As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física” (Instituto de Psiquiatria Paulista - https://bityli.com/SFvsy)
SE O PERDÃO TEM O PODER DE MELHORAR A NOSSA VIDA, A FALTA DELE PODE PIORAR E MUITO A NOSSA VIDA
Sintomas psicológicos de doenças psicossomáticas: Ansiedade; Irritabilidade; Impaciência; Tristeza; Falta de interesse nas atividades diárias; Exaustão.
Sintomas físicos de doenças psicossomáticas: Dor e queimação no estômago, associado ou não à náuseas e vômitos; Constipação e/ou diarréia; Sensação de falta de ar e/ou dor torácica; Dores musculares; Aumento da pressão arterial; Aceleração dos batimentos cardíacos;Dores de cabeça; Alterações na visão; Coceira, ardência ou formigamento com aparecimento ou não de lesões de pele;
Queda excessiva de cabelo; Insônia;Dor ou dificuldade para urinar; Mudanças na libido; Dificuldade de engravidar ou alterações do ciclo menstrual.
Lista de Doenças psicossomáticas: Enxaqueca; Síndrome do Intestino Irritado; Alergias alimentares, respiratórias e/ou de pele; Gastrite; Impotência sexual; Infertilidade.
Além de perdoar os outros, é muito importante a gente receber o perdão de Deus e perdoar a nós mesmos. SOUBE DE HOMEM QUE TINHA CUMPRIDO PENA POR ASSASSINATO E QUE DIZIA QUE NÃO ADIANTAVA ELE BUSCAR A DEUS PORQUE DEUS NUNCA O PERDOARIA PELO QUE HAVIA FEITO. Se Deus nos perdoa, porque nós mesmos não nos perdoamos?
A falta de perdão é uma autorização/brecha para o Diabo agir contra você
Aplicação: Precisamos da liberdade que só o perdão pode dar porque: Sem perdoarmos não seremos perdoados
A falta de perdão bloqueia nosso relacionamento com o Pai. O filho pródigo aceitou o perdão do Pai. A palavra de Deus nos diz:
Lc.15.20-24 “20 E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. 21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; 23 trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, 24 porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.” (Fazer as pessoas imaginarem a cena)
O FILHO MAIS NOVO TEVE SUA POSIÇÃO NA FAMÍLIA RESTITUÍDA. O filho mais novo conheceu a graça imerecida do Pai
A falta de perdão pode fazer você adoecer, se já não fez!
Você precisa da liberdade que só o perdão pode dar, decida perdoar e receber o perdão hoje
4) Precisamos da liberdade que só o perdão pode dar porque: A Falta de Perdão do Filho mais velho
O filho mais velho não quis entrar nem participar do Banquete:
Lc.15:24-32 “24 porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.
25 Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. 27 E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. 28 Ele se indignou e não queria entrar;
saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. 29 Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; 30 vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.
31 Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. 32 Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.”
O filho mais velho estava ofendido primeiramente com o Pai. Ele não percebia a bênção que era ser filho, fazia tudo por obrigação, só conhecia a graça e tudo o que fazia para o Pai, fazia para alcançar a justiça do Pai e ter merecimentos. Ele não conhecia a graça.
A graça do Pai, foi derramada de modo incondicional sobre o filho mais novo, que teve a sua posição restituída na Família sem mérito algum.
A GRAÇA IMERECIDA DO FILHO MAIS NOVO, ESTÁ DISPONÍVEL A MIM E A VOCÊ HOJE
CONCLUSÃO: Precisamos da liberdade que só o perdão pode dar porque: É impossível não sermos Ofendidos ; O perdão tem poder de melhorar a nossa vida; Sem perdoarmos não seremos perdoados; A Falta de Perdão do Filho mais velho
Quem você precisa perdoar? Decida fazer isso nessa noite
Você já sente o perdão de Deus? Receba esse perdão nessa noite. O Pai ao ver vc chegar ele corre eu sua direção, ele te abraça, te dá novas roupas, um anel no dedo e uma sandália nos pés, te devolve à posição de Filho na Família