SALMO 34

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

SALMOS 34

INTRODUÇÃO
1  Bendirei o SENHOR em todo o tempo,o seu louvor estará sempre nos meus lábios. 2  A minha alma se gloriará no SENHOR;os humildes ouvirão isso e se alegrarão. 3  Louvem comigo a grandeza do SENHOR,e todos juntos lhe exaltemos o nome. 4  Busquei o SENHOR, e ele me acolheu;livrou-me de todos os meus temores. 5  Os que olham para ele ficarão radiantes;o rosto deles jamais se cobrirá de vexame. 6  Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas angústias. 7  O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.
V1 - BENDIREI: Abençoar (favor) — invocar (ou promulgar) favor divino, implicando frequentemente em uma disposição positiva ou em ações gentis para com o destinatário.
Antônimo do Sentido: amaldiçoar (invocar dano)
O louvor é privilégio e dever do povo de Deus. DAVID DICKSON: sejam quais forem suas condições, nunca faltarão aos crentes motivos para glorificarem a Deus; essa glorificação é um dever e aponta para o louvor a ele. “Gloriar-se-á no Senhor a minha alma.” Apenas as almas humildes, que têm consciência de sua própria fraqueza, são pessoas que recebem o benefício das misericórdias de Deus, concedidas aos outros e a si mesmos.
CALVINO DIZ EM SEU COMENTÁRIO:
Esta, pois, é uma regra que deve ser observada pelos santos – que devem amiúde evocar à memória todo o bem que lhes tem sido concedido por Deus; mas se nalgum tempo tem de exibir seu poder mais proeminentemente preservando-os de algum perigo, tanto mais os torna solícitos em testificar de sua gratidão
MEUS AMADOS IRMÃOS Como parte de sua ação de graças, o salmista se compromete a bendizer sempre ao Senhor, bem como a ter constantemente louvor em seus lábios.
A repetição constante do nome do Senhor é uma característica notável por todo o salmo (ver vs. 1–4,6–11,15–19,22). Tão grande tem sido a misericórdia do Senhor, que ele se compromete a louvá-lo vezes e mais vezes.
AQUI COMEÇA O EXERCÍCIO DE CRESCIMENTO:
O Senhor não é engrandecido pelo louvor humano, mas sua glória entre a humanidade aumenta. Ele deseja ser conhecido por sua glória não porque isso acrescente alguma coisa a ele, mas porque nos tornamos maiores na medida em que contemplamos sua grandeza, bondade e sabedoria.
Quando voltamos nossos olhos para o bem supremo, que é ele mesmo, tudo o que o mundo admira e busca pelo bem ou pelo mal se torna pequeno e vil.
Related Media
See more
Related Sermons
See more