SEGURANÇA
Sermon • Submitted
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
IGREJA BATISTA LOGOS 02/04/2022
IGREJA BATISTA LOGOS 02/04/2022
TEXTO BASE: 2Timóteo 4:6-8 “Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida.Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia , e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.”
A) INTRODUÇÃO
Nessas palavras das escritura vemos o apóstolo Paulo olhando em três direções: PARA BAIXO, PARA FRENTE E PARA TRÁS. Para baixo, a SEPULTURA; para trás, SEU PRÓPRIO MINISTÉRIO; e para frente, AQUELE GRANDE DIA, O DIA DO JUÍZO.
Feliz é alma que pode olhar para onde Paulo olhou, e então, falar como ele:
ELE OLHOU PARA BAIXO: Olhou para sepultura sem temor, Ouçamos o que ele tem a dizer: “Estou sendo já oferecido por libação”.... ou seja, sou como um animal conduzido ao local de sacríficio, amarrado por cordas às pontas do altar. Todos os preparativos já foram feitos, agora me resta somente receber o golpe mortal. “E o tempo da minha partida é chegado” … Ou seja, sou como um navio prestes a desatracar e lançar-se ao mar. A bordo está tudo pronto, estou somente esperando que as amarras que me prendem a beira do cais sejam soltas e, então, levantarei velas e iniciarei a minha viagem. ESSAS FORAM AS NOTÁVEIS PALAVRAS QUE BROTARAM DOS LÁBIOS DE UM FILHO DE ADÃO, SEMELHANTE A NÓS. A MORTE COMO UM ACONTECIMENTO SOLENE. Estou vendo tudo, mas não tenho medo.
OUÇAMO-LO NOVAMENTE. PAULO OLHOU PARA TRÁS: Para sua vida ministerial. E pode fazê-lo sem envergonhar-se. Ouçamos o que ele disse: “Combati o bom combate”… Com essas palavras, ele falou como um soldado. Combati naquela boa guerra contra o mundo, carne e diabo, da qual muitos retrocederam. “Completei a carreira”… Com essas palavras Paulo manifesta-se como alguém que havia corrido e conquistado o prêmio. Não me desviei do meu foco, mesmo diante de tamanhas lutas e adversidades, e agora finalmente já posso avistar meu alvo. “Guardei a Fé”… Com essas palavras, Paulo fala como um mordomo. Conservei puro aquele glorioso evangelho que foi posto ao meu encargo. Paulo parecia estar dizendo, Não estou envergonhado.
OUÇAMOS O APÓSTOLO MAIS UMA VEZ. Finalmente, ele olha para frente, pra o grande dia da prestação de contas, e fá-lo sem qualquer sendo de dúvida e incerteza. Observemos suas palavras: “Já agora a coroa da justiça me está quardada, a qual o Senhor reto juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas tambem a todos que amam a sua vinda”… Notemos que o apóstolo falou sem a menor hesitação ou senso de desconfiança, como algo que já lhe pertencia. Ele declara sua inabalável confiança Naquele que é Fiel. “Uma coroa está me reservada, o próprio Senhor entregará a mim”… Paulo fala como se estivesse contemplando com seus próprios olhos.
B) DESENVOLVIMENTO
O que esse tem tem haver com SANTIDADE. “ ONDE HÁ MAIS SANTIDADE, GERALMENTE EXISTE MAIS SEGURANÇA”.
UMA SEGURA ESPERANÇA É ALGO VERDADEIRO E BÍBLICO - A segurança do crente não consiste em mero sentimento ou fantasia. A pergunta que se impõe é está: Que dizem as escrituras? A palavra de Deus ensina que o crente pode ter segurança de sua salvação. Muitos ficam sem jeito quando escutam sobre essa doutrina, mais afirmo que é constante na Bíblia esse tema. Isaías 26:3 “Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que têm uma fé firme, às pessoas que confiam em ti.” Isaías 32:17 “A justiça trará paz e tranqüilidade, trará segurança que durará para sempre.” Romanos 8:38-39 “Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais ; nem o presente, nem o futuro;nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.”
UM CRENTE PODE NUNCA CHEGAR A TER ESSA SEGURA ESPERANÇA E, AINDA SIM SER SALVO - Uma criança pode nascer herdeira de colossal fortuna e não saber ou não tomar consciência de sua imensa riqueza. Por semelhante modo, um homem pode ser uma criança dentro da família de Cristo, pensando e falando como criança e, assim, embora salvo, nunca venha a desfrutar de uma vivida esperança. João 6:37 “Todos aqueles que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim.”
C) RAZÕES PELAS QUAIS A PLENA CERTEZA DE ESPERANÇA É EXTREMAMENTE DESEJÁVEL:
POR CAUSA DO PRESENTE CONSOLO E PAZ COM QUE NOS BRINDA - As dúvidas e incertezas têm o poder de estragar grande parte da felicidade dos cristãos. A segurança nos faz viver no ainda que.... Habacuque 3:17-18 “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador.”
PORQUE TENDE A FAZER COM QUE O CRENTE SE TORNE MAIS ATUANTE - Falando de modo geral, ninguém faz tanto por Cristo, neste mundo, como aqueles que desfrutam da mais completa confiança de entrada no céu. O crente que não possui essa segurança passa muito tempo com dúvidas, conflitos e perguntas. Tiago 1:6-7 “Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor,”
PORQUE TENDE A PRODUZIR CRENTES MAIS SANTOS - 1João 3:3 “E todo aquele que tem essa esperança em Cristo purifica-se a si mesmo, assim como Cristo é puro.” Uma esperança que não purifica é um escárnio, uma ilusão e uma armadilha. ISSO É MUITO SÉRIO. Ninguém terá maior inclinação por manter-se em quarda e vigilância acerca de seus próprios corações e vidas do aqueles que conhecem a consolação de um convívio de íntima comunhão com Deus. Romanos 6:1-2 “Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais?É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?”
D) CONCLUSÃO
A nossa JUSTIFICAÇÃO é uma obra perfeita e acabada, não admitindo graus.
A nossa SANTIFICAÇÃO é um processo, e assim continuará sendo até à nossa última hora de vida.
Importante frisar que ninguém obtém a segurança da salvação sem diligência, por mais que a deseje. Nas questões espirituais, não há vantagens sem sofrimentos, assim como nas questões deste mundo passageiro. Provérbios 13:4 “Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja.”