A Festa das Trombetas - 5a Festa
FESTAS JUDAICAS • Sermon • Submitted
0 ratings
· 132 viewsTrombetas - uma festa que nos remete ao toque da ou das trombetas do Apocalipse, ou da trombeta de que fala Paulo em 1Ts.4.16-18; 1Co.15.52.
Notes
Transcript
Lv.23.23-25
Lv.23.23-25
Fonte: 296.3-Gui - p.95 ss
Introdução
A Festa da Páscoa, dos pães sem Fermento e a festa das Primícias falam do Messias Ressurreto; a Festa do Pentecostes nos indica para o derramamento do Espírito Santo e de seus dons abundantemente derramados sobre a Igreja de Cristo. A Festa das Trombetas, a Festa do Dia do Perdão (ou Dia da Expiação) e a Festa dos Tabernáculos apontam para o Messias que vai voltar à terra e para seu reino milenar.
A importância da Festa das Trombetas era a de chamar à atenção para o sétimo mês, um mês que trazia consigo dois eventos muito importantes na vida do antigo Israel: o Dia da Expiação (ou Dia do Perdão) e a Festa dos Tabernáculos.
Embora todo novo mês, ou lua nova, fosse anunciado com o sonido de trombetas de prata, no primeiro dia do sétimo mês, na Festa das Trombetas, era o som de um chifre curvo de carneiro (Shofar) que sinalizava que este mês era especial (Nm 10.10). Era um instrumento que desempenhou papel importante na história de Israel. O shofar foi tocado no Sinai (Ex.19.19), em Jericó (Js.6.20), para reunir Israel para a guerra (2Sm.20.1), no início do Ano do Jubileu (Lv.25.9), durante a subida ao trono de um novo rei (1Rs.1.39) e, como um lembrete de que o Senhor sobe à sua morada celestial (Sl. 47.5). Robert I. Vasholz, Levítico, trans. Jonathan Hack, 1a edição., Comentários do Antigo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2018), 296.
Desenvolvimento
O toque da Trombeta era a convocação do povo “para uma assembleia santa”.
Qual o sentido desta festa? -
é que Deus nos leva a uma chamada final de atenção para algo brilhante e eterno que está por acontecer: a Festa dos “Tabernáculos” que se aproxima - a volta e a presença maravilhosa de Jesus Cristo no meio do seu povo! (1Ts.4.16-18; 1Co.15.52; Ap.4.1-2) Aleluia!!!
Deus reforça o conceito de que todos devem estar alertas ao sinal da trombeta - referindo-se à nossa santidade e estilo de vida separado do mundo, vivendo na graça e misericórdia do Senhor.
O Toque da Trombeta nos faz pensar em “passar a tropa em revista”.
2. O termo hebraico usado para O Toque da Trombeta é Zikaron Teruah, que significa “O som ou alarme das Trombetas”. O povo de Deus deve estar atento ao toque das trombetas de Deus (Ap.8-11).
Deus, hoje, está preparando um povo forte, destemido, sincero, honesto e, sobretudo, santo.
Será que uma igreja que vive correndo só atrás de milagres, prosperidade e vida fácil no “mar de bênçãos” está realmente preparada para ouvir o toque das trombetas de Deus?
Será que os nossos templos estão abrigando realmente fieis, assistindo-os, instruindo-os a respeito dessas coisas vindouras? Ou eles estão mais preocupados com suas ampliações e aquisições materiais, com o seu conforto e bem estar pessoal?
3. Esta festa irá se estender por DEZ DIAS. O primeiro dia é conhecido como Rosh Hashaná que quer dizer o primeiro dia do ano. Nele começam os Dez dias de Arrependimento - que indicam para a preparação da igreja hoje composta de gentios e judeus crentes no Senhor Jesus Cristo. Isso me faz pensar:
Nas 7 semanas de Daniel (Dn.9.20-27)
Na parábola das 10 virgens (Mt.25.1-13)
No Dia do Arrebatamento (1Ts.4.16-18)
Conclusão
A Festa das Trombetas é uma festa de alerta a todos nós - de que Jesus está voltando para buscar sua noiva (arrebatamento) em breve. Como noiva que celebrará as Bodas, ela deve arrumar seu “enxoval” espiritual, sua mala nupcial. O que devemos colocar nesta mala para partir ao encontro do noivo? Com certeza, virtudes e qualidades do próprio noivo, para nos identificarmos e sermos um com Ele.