1 Tessalonicenses 3

1 Tessalonicenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript
Texto: 1 Tessalonicenses 3
Grande ideia: A igreja deve confortar os irmãos que passam por grande tribulação
INTRODUÇÃO
- Como tem sido nosso procedimento frente a tribulação dos nossas irmãos?
- Temos sido refrigério para os que sofrem.
- Até que preço estamos dispostos a pagar para abençoar nosso irmão.
1. TIMÓTEO É ENVIADO AOS TESSALONICENSES
- Verso 1: Meus irmãos, Paulo está tão preocupado com a amada igreja de Tessalonica, que decide ficar sozinho em Atenas. Paulo ao longo de seu ministério demonstra o quão importante é estar ao lado dos amigos de ministério, pois assim o trabalho era dinamizado e a companhia e amor cristão fortalecia os vínculos fraternais. Mas diante do que está acontecendo entre os Tessalonicenses ele abre mão da companhia de um de seus amigos, para que a igreja possa ser assistida.
- Verso 2: Por isso os dois líderes mais velhos, a saber Paulo e Timóteo decidem enviar o pupilo deles, o jovem servo de Jesus Timóteo. Que Paulo declara, que apesar de mais novo e servo de Jesus como ele e Silvano.
- Timóteo tinha a missão de confirmar e exortar os estimados irmãos daquela igreja. Surge então uma pergunta: Confirmar o que? Exortar o que? A resposta é relativamente, confirmar a Fé deles em Jesus e exortá-los a permanecer firme nessa fé. Afinal de contas, se perdermos a fé em nosso Senhor Jesus, perdemos tudo.
- Verso 3: O motivo desse envio para dar suporte a esses irmãos, é devido a grande tribulação que eles estão enfrentando. Paulo tinha medo da inquietude que a tribulação poderia trazer no meio da igreja. Tribulação essa que poderia esfriar a fé de muitos.
- Paulo, exorta os irmãos, dizendo que as tribulações fazem parte da caminhada cristã.
- Verso 4: No verso 4, Paulo os lembra que essa verdade foi anunciada e vivida por eles desde a fundação da igreja, a igreja naquela localidade, foi iniciada em meio a perseguições. Paulo também os alertou quanto a isso. Eles nunca foram enganados da natureza de servir a Cristo.
- Verso 5, Paulo diz a eles, que por isso que envio Timóteo, pois temia o esfriamento deles, ao ponto de temer que muitos desistissem da caminhada. Timóteo então é o enviado para os alimentar por meio da Palavra, Palavra essa que indaga a natureza da nossa fé e nos direciona para o caminho correto.
APLICAÇÃO
- Muitas vezes por amor de Cristo, temos que abrir mão de nossa zona de conforto. Para Paulo era importante a presença de todos os seus colaboradores, ne período em que estava em Atenas, contudo, era mais importante abrir desse conforto, para que a igreja de Tessalonica fosse suprida.
- Lembremos também, que nesse processo de auxílio na caminhada cristã. Ninguém é melhor do que ninguém, todos podemos ser refrigério na vida um do outro, por meio do poder da Palavra. Muitas vezes, achamos que o refrigério vem, quando fulano ou beltrano nos ajudar. Mas na vida cristã, títulos não colocam irmãos acima um do outro, na prática todos são iguais e podem abençar reciprocamente a vida um do outro. Timóteo poderia abençoar a vida dos Tessalonicenses tão bem quanto Paulo.
- A Palavra de Deus nos confirma e nos exorta, é por meio da Palavra que nossa fé é fortalecida, mesmo em meio as tribulações. Mesmo afligidos, somos lembrados do Deus que se revelou em sua Palavra.
- Ao vermos irmãos com a possibilidade de desvio, precisamos ser instrumentos de Deus, para os trazer para os princípios e verdades fundamentais da fé.
2. TIMÓTEO RETORNA COM AS NOTÍCIAS (6-10)
- Verso 6: No verso 6, vemos o retorno de Timóteo, ele volta para perto de Paulo em Atenas e traz excelente notícias. Essas notícias demonstram o amor e como de fato aquela igreja se tornou discípula de Paulo. Eles haviam aprendido e por isto estavam firmes, mesmo em meio a grandes tribulações que passavam.
- Paulo queria estar com os irmãos, mas eles também gostariam de estar junto do apóstolo, demonstrando assim uma grande comunhão que foi criada entre eles.
- Verso 7 e 8: Nos versos 7 e 8, Paulo agora se sente confortado. Paulo também estava sofrendo, passando por um momento muito difícil, contudo, saber que os irmãos Tessalonicenses estava passando pelas tribulações no mesmo vigor que Paulo, trazia a ele alegria.
- Interessante que muitas vezes, podemos pensar assim: Eu não tenho como preocupar com a aflição dos outros, pois eu já estou vivendo grandes aflições. Mas Paulo nos ensina que a atitude cristã é diferente. É certo que temos nossas aflições, mas como irmãos, nos preocupamos uns com os outros, podemos sofrer, mas nunca deixamos de apoias mutuamente uns aos outros.
Versos 9 e 10. Nos versos 9 e 10 Paulo se alegra e agradece a Deus com ações de graças pela vida desses irmãos, pois o seu grande temor, não aconteceu, esses irmãos estavam firmados no que haviam aprendido. Paulo fica tão feliz que ora ao Senhor para que possa novamente encontrar-se com essa igreja tão amada por ele.
- Paulo mostra que mesmo em meio a grande demonstração de fé, tinha aspectos que podiam ser melhorados. Essa realidade se faz presente na vida de todo cristão, nossa fé deve amadurecer ao longo da caminhada. E imperfeições de entendimento deve ser concertado
APLICAÇÕES
- Meus irmãos, uma das nossas alegrias na vida cristã, digo na vida daqueles que são chamados a conduzir o povo de Deus, repousa na realidade de que suas ovelhas aprenderam o que foi lhes ensinado. Paulo estava alegre com isso, satisfeito, pois os Tessalonicenses aprenderam e aplicaram as verdades cristãs em suas vidas, mesmo em meio as perseguições. É na perseguição que vemos quem de fato está disposto a servir a Jesus.
- Devemos ser sesíveis aos sofrimento de nossos irmãos, mesmo em meio as lutas que enfrentamos, imagine, eu e você preocupados mutuamente? Bem como, devemos nos preocupar que o desenvolvimento dos nossos irmãos na caminhada, para que possam estar cada vez mais fortalecidos.
3. PAULO INTERCEDE PELOS IRMÃOS DE TESSALONICA (11-13)
- O conteúdo dessa oração é sublime e grandioso, Paulo mostra que só Jesus que é o caminho para a salvação pode abrir o caminho para que eles possam novamente reencontrar-se. Jesus no salva e também é soberano em todas as áreas de nossas vidas.
- Ele pede que Jesus aumente o amor. Jesus é a fonte de amor, Ele é o amor por excelência. Sendo assim, só Jesus pode conceder o verdadeiro amor. Jesus é a grande expressão do amor, Paulo pede que Jesus os conceda mais e mais amor. Essa dever ser a nossa oração, para que Jesus nos ensine a amar cada vez mais. O amor é o cimento que nos une, que nos faz ser mais fortes.
- E o fim disso tudo é: um coração santo e sem culpa que aguarda a volta maravilhosa de Jesus. Para juntos vivermos eternamente na glória.
- De fato, a igreja deve ser estimulada a orar pelo amor entre os irmãos. Pois a igreja só será bem-sucedida, se estiver junta em todos os momentos, mesmo em meio as tribulações precisamos estar unidos no fraternal amor de Cristo.
CONCLUSÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more