Marcos 12:38-40 – 3 desejos de maus líderes religiosos
Sermon • Submitted
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Imagine que é seu aniversário e durante todo o mês que o antecedeu, todos os mais próximos a você se prepararam para comemorar. Eles estão decorando há um mês. Eles foram ao supermercado, compraram suprimentos, encontraram receitas e fizeram planos. E agora que é seu aniversário e todos estão reunidos para você. Mas há um problema: todos eles estão ignorando você. Você sai do seu quarto e agradece a todos por terem vindo, mas eles estão tão ocupados comemorando que não prestam atenção em você.
Se este fosse seu aniversário, provavelmente seria muito doloroso para você. Não vamos fazer a mesma coisa com Jesus.
Proposição
Proposição
Há três desejos que os maus líderes religiosos têm: atenção, posição e posses. Precisamos tomar cuidado com as pessoas que têm um desejo desordenado dessas coisas. Vamos tomar cuidado e também contemplar Jesus Cristo – o líder religioso supremo.
Com isso em mente, vamos ler Marcos 12:38-40.
E ao fazermos isso, veremos três coisas que os maus líderes religiosos desejam e o que isso significa para nós.
Desejo nº 1: Atenção
Desejo nº 1: Atenção
Ler o v. 38: Ao se expressar dessa maneira aqui, Marcos deixa claro que o que se segue nada mais é do que um resumo do ensino do Mestre., e uma advertência aos discípulos para se previnirem contra os escribas,que têm prazer em andar ao redor com roupas longase esvoaçantes, saudações formais nos mercados,lugares especiais nas sinagogas e lugares de honra nos banquetes.
Os escribas eram os especialistas religiosos na Lei do Antigo Testamento. Copiaram-no à mão, memorizaram-no, ensinaram-no, escreveram sobre isso, resolveram disputas sobre isso. Eles eram como professores de seminário e escritores de comentários bíblicos. Além disso, porém, eles funcionavam como advogados e líderes governamentais. Então, por que Jesus nos diria para ter cuidado com eles.
Ilustrações da maneira pela qual os escribas tentavam ganhar elogios são dadas aqui:
Ilustrações da maneira pela qual os escribas tentavam ganhar elogios são dadas aqui:
Em primeiro lugar, Jesus diz que os escribas “gostam de andar com roupas compridas”. Os escribas usavam certas túnicas quando faziam seu trabalho. Eram vestes especiais apenas para pessoas de elite de primeira linha. Mas havia dois problemas com a maneira como os escribas se relacionavam com suas vestes:
Eles gostavam de andar com suas vestes.
Os escribas adoravam andar com suas vestes e serem vistos nelas. Isso é o que eles desejavam.
Eles gostavam de andar ao redor com roupas longas e esvoaçantes
Esses homens estão se exibindo, andando ao redor como reis ou sacerdotes, restes a realizar funções oficiais.
Mas e4les não usavam essas vestes apenas quando faziam seu trabalho de escriba. Talvez eles até andassem pela cidade com eles para que as pessoas lhes dessem atenção e “saudações nos mercados”.
Os escribas gostavam de chamar atenção – não honrar a Deus e servir as pessoas.
Desejo nº 2: Posição - (38-39)
Desejo nº 2: Posição - (38-39)
as saudaçãoe formais no mercado
as saudaçãoe formais no mercado
serem chamados de rabi
Assentos principais nas sinagogas. Aqueles eram assentos em frente da plataforma elevada, sobre a qual ficavam o líder da oração e o leitor da Escritura. Nesse lugar, o homem tinha uma dupla vantagem: estar perto da pessoa que lia ou da que conduzia a oração e ficar de frente para a congregação, podendo ver todas as pessoas. Além do mais, ser levado a esse lugar era considerado um sinal de honra.
O assento era um símbolo de status social muito claro nesta cultura.
Lugar de honra nos banquetes. Jesus admoesta contra esse pecado de procurar o melhor lugar em um banquete (Lc 14.8).
Na sinagoga, as pessoas mais importantes sentavam-se mais altas do que todas as outras e na frente. Da mesma forma, nas festas havia lugares de honra. E os escribas (sendo tão importantes) desfrutavam desse assento proeminente.
Tiago condenou o pecado de conceder os melhores assentos para os ricos, enquanto o pobre se assentava no chão perto do estrado dos pés de alguém (2.2–3).
Jesus vê através dos escribas, no entanto. Ele sabe que eles não gostam de honrar a Deus e servir as pessoas em seus papéis – eles gostam de atenção e posição.
Desejo nº 3: Possessões (38-40)
Desejo nº 3: Possessões (38-40)
Em terceiro lugar, Jesus aponta que os escribas gostam de posses .
O versículo 40 é uma imagem realmente vívida descrevendo-os devorando os recursos das viúvas – as pessoas mais vulneráveis. Eles estavam usando sua posição para tirar vantagem dos outros.
Não apenas os escribas fizeram isso, mas também encobriram seu verdadeiro caráter com orações fingidas. Eles não gostavam de honrar a Deus e servir as pessoas – eles gostavam de posses. E assim eles usaram as pessoas para sua própria vantagem.
A conclusão de Jesus não poderia ser mais clara no final do versículo 40:
“… Eles receberão a maior condenação.
Como um raio, a maldição é pronunciada sobre esses hipócritas: receberão uma sentença mais pesada. Uma punição mais severa, uma condenação superabundante. Para essas pessoas, as próprias pessoas descritas aqui, com tantos detalhes – os estudantes, intérpretes e mestres da lei, que, portanto, tinham toda a razão de saber que Deus requeria humildade, sinceridade e amor – para elas, a retribuição será ainda mais severa.
Todos nós desejamos atenção, posição e posses
Todos nós desejamos atenção, posição e posses
Embora tenhamos sido perdoados e transformados por Jesus Cristo, nossa natureza pecaminosa remanescente ainda está agarrada. Portanto, todos nós temos desejos pecaminosos. Todos nós desejamos ter atenção, estar na melhor posição e ter mais posses. Os líderes religiosos não são os únicos.
O que isso tem a ver conosco
O que isso tem a ver conosco
Hendrick elenca algumas lições a serem ensinadas nesta passagem:
1. Jesus adverte contra o desejo pecaminoso de ser alguém, isto é, de ser preeminente, ser honrado acima de todos. Maior é aquele que está desejando ser o menor, isto é, servir (Mc 10.44–45
e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
2. Jesus reprova toda fraude em religião.
Os verdadeiros seguidores de Cristo não são pretensiosos. Eles se parecem com crianças - Mc. 10.15
Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
3. Ele condena o uso da religião para ganhos pessoais
também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.
altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.
4. Jesus prediz que aqueles que, embora conhecessem a lei de Deus, perseveram nesses pecados – isto é, na filosofia do “Grandioso”, na simonia, e na hipocrisia – receberão uma punição maior
De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos escolhi; portanto, eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades.
Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.
5. Jesus revela que seus olhos, que tudo veem, penetram através do véu, em que as fraudes disfarçadas de atos piedosos tentam se esconder, revelando suas reais intenções Sl 139.1–6 Jo 2.25; 21.17; Hb 4.13
Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.
E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.
Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.
E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
6. A verdadeira solução para todos é o Salmos139.23–24
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Precisamos tomar cuidado com o nosso coração - mostra sinais de um desejo desordenado de atenção, posição e posses.
Precisamos contemplar Jesus Cristo – o líder religioso supremo. Ele não era nada como os escribas.
Jesus não desejava atenção
Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse.
Em outras palavras, Jesus não veio com um manto de “olhe para mim; Eu sou importante.” Ele veio em aparência humilde, dando atenção às pessoas a quem servia.
Jesus não desejava posição.
Jesus não desejava posição.
Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
Vamos seguir a Jesus. Vamos seguir líderes religiosos que são como Jesus. E vamos nos tornar como Jesus.